Música
Grupo Ofá lança ÌYÁ ÀGBÀ ṢIRÉ: O Poder do Sagrado Feminino
O novo trabalho do Grupo Ofá, formado por Luciana Baraúna, Yomar Asogba e Iuri Passos, integrantes do Terreiro do Gantois, chama-se ÌYÁ ÀGBÀ ṢIRÉ: O Poder do Sagrado Feminino. Ìyá Àgbà significa “Mãe Antiga” e é a representação das orixás que trazem a energia, a força e a representação das mães ancestrais e do feminino sagrado nas religiões de matriz africana. Com a participação de artistas consagrados da MPB em uma homenagem a essas divindades, 16 canções/Orikis são apresentadas em formato de CD, Vinil e digital para acesso nas plataformas streaming de música.
Com direção geral de Flora Gil, direção artística e musical de Yomar Asogbá e Iuri Passos, produção musical de Iuri Passos e Alê Siqueira e produção executiva de Eveline Alves e José Maurício Bittencourt, a concepção desse novo trabalho traz como referência principal a música de matriz africana com arranjos e elementos da música contemporânea. O lançamento será para convidados no dia 15 de setembro, às 16h, no Centro Cultural Barroquinha, em Salvador.
O ÌYÁ ÀGBÀ ṢIRÉ é um álbum que traz como principal característica os duetos como potencializador da força dessa mistura de vozes. Participam desse álbum: Margareth Menezes, Luedji Luna, Vanessa Moreno, Fabiana Cozza, Vovó Cici, Roberto Mendes, Irma Ferreira, Mãeana, Xênia França, Vanessa da Mata, Preta Gil, Milton Nascimento, Péricles e Baco Exu dos Blues, artistas que emprestam suas vozes para os Orikis, que em yorubá, significa: “louvar, saudar, evocar”. Para Irma Ferreira, essa participação foi “um processo de reconexão, de conseguir entregar com minha arte tudo o que o Axé representa na minha vida, como cuidado, como cura, como segurança, esse trabalho para as Ìyá Àgbà é uma forma de entregar tudo isso”.
A escolha do repertório, já que são cânticos sagrados, é uma decisão coletiva e passa pela liderança do Terreiro do Gantois. A partir daí, Iuri Passos, arranjador e diretor musical e artístico, faz as escolhas das canções já pensando nas vozes, nas energias que esses artistas vão trazer ao cantar. Ao contrário de Obatalá, que foi construído em cima da energia equilibrada de Oxalá, essa nova obra é de múltiplas energias: Exú, Nanã, Oxum, Obá, Yemanjá, Ewá, Yansã, Iyá Mase Malê e Logún Edé trazendo uma sonoridade completamente diferente.
Com isso, Iuri pensou um caminho com harmonias pentatônicas, harmonias que estão mais próximas da forma de cantar nos terreiros de candomblé, trazendo a textura e força dos atabaques misturada a música popular e erudita, tudo sempre com equilíbrio musical e sem perder a estrutura e forma rítmica dos terreiros de candomblé. Para Luciana Baraúna, cantora, pesquisadora e candomblecista, “é uma honra participar de um álbum com um repertório dedicado às orixás, representação das mães ancestrais e do feminino sagrado”.
Para Asogbá, fundador e produtor artístico e musical, “Esse projeto musical é de suma importância para nossa comunidade de matriz africana, pois homenageamos nossas ancestrais, as Yabás, um legado deixado para nós e que estamos deixando para a posteridade, Adupè Iyamim Oxum”.
O Grupo Ofá lançou dois álbuns com sucesso de crítica e público, o Odum Orim (2000), referência da produção fonográfica sacra de matriz africana no Brasil, e o OBATALÁ, Uma Homenagem a Mãe Carmen (2019), indicado ao Grammy Latino 2020. Com 24 anos de carreira, o grupo ressalta a importância do registro e disseminação dos cânticos sagrados do candomblé para a preservação da memória da música sacro afro-brasileira.
Em sua trajetória, o grupo já tocou em Paris, Suíça e Londres, no Black to Black. No Brasil, tocou nos festejos do 2 de Julho, em Salvador, e, em São Paulo, no SESC de Mariana e de Registro. Após o lançamento 15 de setembro, em Salvador, o Ofá vai fazer shows pelos CCBBs de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.
A importância desse projeto para o povo de Axé é inquestionável. Para Pedro Tourinho, Secretário de Cultura e Turismo de Salvador e seguidor do candomblé, “Salvador é a terra de todos os santos, de todos os orixás. Saudar as Ìyá Àgbàs é parte do ser soteropolitano. apoiar o registro de cantos de tanto axé é dever, honra e privilégio de nossa cidade.”
ÌYÁ ÀGBÀ ṢIRÉ: O Poder do Sagrado Feminino é uma produção da GEGE Produções Artísticas, com apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Cultura e Turismo e da EMBASA. “Ficamos muito felizes em apoiar uma iniciativa cultural tão relevante quanto essa. Esperemos que muitas pessoas tenham acesso a essa obra maravilhosa”, afirma Leonardo Góes, presidente da Embasa.
Lançamento do álbum ÌYÁ ÀGBÀ SIRÉ: O Poder do Sagrado Feminino
Show do Grupo OFÁ
Local: Centro Cultural Barroquinha, às 16h
Para convidados
Música
Festival UBAQUE impacta a cena musical de Salvador
Quem esteve na Arena Jardim dos Namorados neste domingo (01), em Salvador, percebeu que a cena musical dita como alternativa, não é preferência de pequenos guetos criados em bairros da capital baiana. Nomes da cena pagotrap como Gibbi, do reggae Migga, da MPB, Cabuloso – O Trio e da “batedeira baiana” do Attooxxá, aumentam o som cada vez mais amplificado na playlist de jovens das comunidades periféricas de Salvador. Tudo isso diante dessa diversidade de gêneros musicais que atendem as suas expectativas quando o assunto é narrativa urbana e sonora da sua realidade local. A Devassa foi a cerveja oficial do Festival UBAQUE
Idealizado pela produtora cultural Camila Rebouças, o Festival UBAQUE, em seu segundo dia de programação musical, contou com a presença de personalidades baianas como a empresária e jornalista Monique Evelle. “Ainda bem que existe o Festival UBAQUE, para que possamos fortalecer os novos talentos da Bahia que por acaso são pretos e pretas. A gente precisa entender que essa nova geração da música baiana é preta, tem nome e sobrenome e eu estou aqui para prestigiar cada um deles e cada uma delas”, disse a empresária que iniciou a sua carreira empreendedora ainda aos 16 anos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador.
Para o vocalista Ricardo Correa, da banda “Cabuloso – O Trio”, festivais como o UBAQUE só fortalecem a cena musical baiana. “Acabamos de fazer um showzaço aqui na Arena UBAQUE e foi maravilhoso mostrar nosso trabalho para toda a cidade através de uma rede bem bacana. E já avisando pra galera que em janeiro de 2025 já começamos a ‘fervura’ de Salvador e que o Cabuloso – O Trio está preparado pra tocar em todos os espaços culturais possíveis da grande Salvador. Vamos fazer nossa música, trazendo nossa raiz que tem origem no bairro do Cabula, tocando nossa história, nossas canções em formato ‘power trio’, com meus irmãos Jacson Almeida e Paulo Beis”, enfatizou Correia.
Com a força do pagode e a energia do trap, o jovem Gibi trouxe ao palco do UBAQUE Musical toda sua narrativa dos becos e vielas da capital baiana aliada às expressões corporais do seu corpo de balé – um capítulo à parte em suas apresentações. Amor, desafios profissionais, dores da adolescência e a violência que existe nas comunidades periféricas de Salvador são alguns dos temas abordados em suas letras autorais ou em parceria com outros cantores da cena musical pagotrap.
“Tô muito feliz em cantar nessa primeira edição do Festival UBAQUE. Preparei um show muito lindo, fervendo e ‘daquele jeito’. Um pagotrap que vocês gostam de escutar e gostam de dançar”, agradeceu. A sonoridade desse gênero combina o rap com sintetizadores, a percussão presente no pagode baiano e a presença do cantar do trap.
Migga Freitas, filho do cantor Carlinhos Brown, também fez sua estreia nos palcos baianos. Cantor e compositor revelado em 2022 como integrante do quarteto baiano Filhos da Bahia, Miguel Freitas faz da base do reggae seu código, mistério e competência musical, que aplaudida pelo público da Arena Jardim dos Namorados.
“Estava ansioso, feliz e animado pra estrear no palco da UBAQUE. Preparamos um repertório bonito, com canções autorais e homenagens. Foi massa”, disse Miga após seu show.
Artista dos palcos e das telas, Elísio Lopes Jr. também estava lá. Roteirista, dramaturgo, escritor, diretor artístico, autor e novelista, ele chegou na Arena Jardim dos Namorados acompanhado de sua família e contou para o Portal Soteropreta o que achou do Festival UBAQUE.
“Eu acho que a música de Salvador está se renovando a cada dia e tem um monte de artista precisando de palco e o Festival UBAQUE está trazendo isso pra gente, está divulgando esse material novo; é a coroação disso tudo. Eu acho que é um trabalho importantíssimo que precisa continuar e ter várias vezes durante o ano pra que a gente possa curtir, ouvir a obra e a criação dos novos baianos de verdade”, enfatizou.
Pedro Fonseca, músico e instrumentista citado várias vezes pelos artistas no palco da UBAQUE, falou sobre a importância de ter festivais na capital baiana onde se possa prestigiar o som de artistas como Migga, Cabuloso – O Trio, Felipe Barros, o grupo Attooxxá. “Meu desejo é de vida longa ao Festival UBAQUE”, disse.
Encerrando as apresentações da primeira edição do Festival UBAQUE, o grupo Atooxáa subiu ao palco da Arena Jardim dos Namorados às 22h e se apresentou por 1h30 para turistas, baianos e fãs que vieram de todos os bairros de Salvador.
“Pra gente é um prazer demais abrir esse verãozão aqui no Festival UBAQUE. Evento gratuito pra qualquer pessoa que quiser colar aqui com uma galera muito da hora daqui da Bahia. Gente de várias gerações como Migga, Gibbi, Atooxxa, Nêssa, Vandal, Cabuloso – O Trio. Mostrar essa pluralidade da Bahia que vai do arrocha, passando pelo pagodão ao reggae. Espalhe a palavra que o Atooxxa esteve na casa”, celebraram os vocalistas baianos.
Texto de Patrícia Bernardes Sousa, jornalista colaboradora do Portal Soteropreta, redatora e integrante de projetos de impacto social, letramento, educação e cultura.
Fotos: Patrícia Bernardes Sousa
Música
Núcleo de Ópera da Bahia apresenta “Cantigas de Candomblé em Ópera”
O Núcleo de Ópera da Bahia (NOP) finaliza sua temporada artística de 2024 com um concerto que une o canto ancestral do candomblé à técnica refinada do canto lírico.
Intitulado “Cantigas de Candomblé em Ópera”, o espetáculo será apresentado nos dias 29 de novembro e 6 de dezembro, às 19h, na Casa do Benin, no Pelourinho, em Salvador. O evento é gratuito.
O projeto, idealizado pelo NOP e apresentado originalmente na França em 2019, faz agora sua aguardada estreia no Brasil.
O repertório traz cantigas de candomblé e músicas sincréticas, como, por exemplo: Ogum/Santo Antônio. As cantigas puras de tradição africana são apresentadas numa mistura de duas e três vozes que produzem um novo encantamento sem renunciar à energia de sua origem.
No palco, as vozes de Josehr Santos (também babalorixá), Irma Ferreira, Graça Reis e Milla Franco mergulham no universo sagrado do candomblé, reinterpretando suas cantigas com a técnica do canto lírico.
Essa fusão proporciona uma experiência intensa e profunda, conectando o público às raízes da ancestralidade africana.
Acompanhadas pela percussão de Brenda Silva, Luan Badaró e Alin Gonçalves, as vozes líricas dialogam com a energia vibrante dos ritmos tradicionais, em uma celebração de fé e arte que transcende fronteiras culturais.
Sob a concepção e supervisão artística de Aldo Brizzi, o espetáculo reflete o compromisso do Núcleo de Ópera da Bahia em promover a ópera de raiz afro, consolidando sua trajetória como uma companhia única no cenário artístico brasileiro. Fundado em 2016, o NOP se dedica a explorar as conexões entre a música clássica e as tradições afro-brasileiras.
Sobre o apoio institucional
O projeto “Temporada 2024 do Núcleo de Ópera da Bahia” foi contemplado pelo edital Gregórios – Ano III, com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador, e da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura e Governo Federal.
Música
Nayri lança novo single AIYÊ que fala de ancestralidade
A artista Nayri apresenta sua nova música, Aiyê, em uma celebração à ancestralidade negra, no dia 29 de novembro. Gravada no Black Monster Studio, em Brasília, sob direção do produtor musical BM Ally Akin, a canção reflete a conexão com a fé.
Aiyê surgiu em uma tarde de primavera na casa de sua mãe, quando Nayri, começou a solfejar os versos iniciais: “E eu agora vou cantar no pé do orixá pra ver você chegar, e eu agora vou dançar no pé de Oxalá pra trazer fé”.
A melodia, formada inicialmente no ukulele, foi registrada inicialmente em um gravador de celular. A letra de Aiyê surge naturalmente a partir da lembrança do seu caminhar pelas ruas de Salvador e da sensação de que independente do tempo, o que for pra ser seu, será.
Sobre Nayri
Premiada no Prêmio Luiz Melodia de Canções Afro-Brasileiras pela Fundação Cultural Palmares, Nayri é uma multiartista baiana: cantora, compositora, escritora, poeta, multi-instrumentista, modelo, atriz, pesquisadora e produtora cultural.
Ela combina a poesia e musicalidade baiana com influências de jazz, R&B, neo soul e MPB. Atualmente Nayri é embaixadora no Women’s Music Event e vinculada a Academia de Letras da Bahia. Acompanhe nas redes sociais @nayribam.