Música
“Luzes” é lançada em parceria entre Helio Bentes e Emmano

O novo single “Luzes”, parceria entre o cantor Emmano e Helio Bentes, vocalista do Ponto de Equilíbrio, banda com uma longa carreira de sucessos e parcerias com grandes artistas nacionais e internacionais, já está disponível nas plataformas de streaming a partir desta sexta-feira (27). A música, produzida por Thiago “JahBass” Alves, tem coprodução de Jaime Hinckson, diretor musical e tecladista de Julian Marley e produtor musical premiado no Grammy, ao lado do filho de Bob Marley e de Kabaka Pyramid. A faixa conta com a gravação nos estúdios da Blessed Records, pioneiro na produção de Reggae com a tecnologia Dolby Atmos, e a distribuição da gigante Symphonic.
Com uma sonoridade envolvente, toques de hip hop em uma fusão com reggae e trap, junto de toda a brasilidade dos artistas, além de um conceito lírico que conecta o ouvinte ao ambiente urbano, a canção reflete sobre momentos simples e íntimos, enquanto celebra a vivência nas favelas do Rio de Janeiro. O cantor carioca descreve “Luzes” como um divisor de águas em sua carreira. A parceria com Helio já é de longa data, o que permitiu uma colaboração natural e fluida. Helio traz para o projeto, sua experiência e paixão pelo reggae no single, criando uma mistura única de estilos.
“Luzes é um marco na minha carreira musical, onde quebro barreiras rítmicas do meu trabalho, juntamente com Helio Bentes do Ponto de Equilíbrio, que contribuiu com sua letra, flow e energia”, pontua o artista.
A letra de Luzes se destaca por retratar a beleza das luzes da cidade e da favela, comparadas aos raios de sol. A música também aborda momentos íntimos, trazendo uma reflexão sobre os ensinamentos familiares que guiam a vida, como a humildade e o amor. Além disso, há uma mensagem de consciência e verdade, inspirada pela vivência de Emmano nas periferias cariocas. Com essa proposta, a faixa visa não apenas entreter, mas também provocar uma reflexão profunda sobre o tempo, a vida e a importância de valores herdados da família.
Próximos passos
Emmano já está planejando novos lançamentos para o ano de 2025. Em colaboração com a Blessed Records, o cantor prepara um EP que promete seguir a linha do novo single, mas com uma abordagem renovada e ainda mais influenciada por diferentes gêneros musicais. A expectativa é que esse novo projeto seja um marco de inovação na carreira do artista.
Sobre Emmano
Emmano é um cantor e compositor carioca de reggae e MPB, emergente da Vila Kosmos, Rio de Janeiro. Filho do baixista Vagner Beraldo, da banda Água de Coco, cresceu em um ambiente musical, o que moldou seu talento desde cedo. Com uma carreira marcada pela versatilidade, já colaborou com nomes importantes da música brasileira, como Helio Bentes (Ponto de Equilíbrio), Bruno Chelles (3030) e Marcelo Mimoso. Seu repertório inclui canções autorais como “Minha Flor” e “Te Esperar”, além de releituras de clássicos da MPB. Emmano é conhecido por suas apresentações energéticas e sua conexão com o público
Sobre Helio Bentes
Helio Bentes é o vocalista e fundador da banda de reggae Ponto de Equilíbrio, referência no cenário musical brasileiro desde 1999. Com uma voz poderosa e letras que promovem paz, justiça social e espiritualidade, ele se tornou um dos principais nomes do reggae nacional. Ao longo de sua carreira, Helio lançou álbuns aclamados como Reggae a Vida com Amor e Juntos Somos Fortes, além de colaborar com artistas como Natiruts, Gilberto Gil e Ivete Sangalo. Com a banda, ele já se apresentou em grandes festivais no Brasil e no exterior. Helio também é engajado em causas sociais e ambientais, refletindo seu ativismo em sua música.
Sobre Ponto de Equilíbrio
Com 24 anos de carreira, Ponto de Equilíbrio é uma das mais influentes bandas de reggae do Brasil, formada em 1999 no Rio de Janeiro. Com uma sonoridade que mistura reggae roots e influências brasileiras, a banda é conhecida por suas letras que promovem mensagens de paz, justiça social e espiritualidade. Entre seus trabalhos mais marcantes estão os álbuns Reggae a Vida com Amor (2004) e Juntos Somos Fortes (2010). Ponto de Equilíbrio já dividiu palcos com grandes nomes internacionais do reggae e é amplamente reconhecida pela energia de seus shows e seu impacto no cenário musical.
Música
Banda Mel apresenta em jantar beneficente do Martagão Gesteira

Nesta quinta-feira (22), a solidariedade e a música baiana se encontram na VI edição do Jantar do Bem, evento beneficente em prol do Hospital Martagão Gesteira. A noite, que marca os 60 anos da instituição, acontece na Pupileira e terá como atração principal um show acústico da Banda Mel, em comemoração aos 40 anos da Axé Music.
Comandada por Márcia Short e Robson Morais, a Banda Mel é uma das precursoras do samba-reggae e referência na música da Bahia. No repertório, clássicos como “Baianidade Nagô” e “Prefixo de Verão”, eleitos entre os maiores sucessos do gênero por premiações como Band Folia, Bahia Folia e Correio Folia.
“Será uma noite simbólica para a música e para a solidariedade. Estamos honrados em participar desse momento”, afirma Robson. “Preparamos um repertório especial com clássicos da nossa história”, completa Márcia.
Produzido por Licia Fabio, o jantar reunirá gastronomia de excelência, com um menu assinado por chefs renomados: Fabrício Lemos e Lisiane Arouca (Origem), Dante e Katrin Bassi (Manga), e Edinho Engel (Amado). Os três restaurantes figuram entre os melhores do Brasil e da América Latina, segundo publicações como a revista Exame e o ranking 50 Best.
Outro destaque da noite será a participação do artista plástico Vik Muniz, que assina a arte dos pratos que serão entregues como lembrança aos convidados. Reconhecido internacionalmente, Vik tem obras em acervos de museus como o MoMA (Nova York), o MASP (São Paulo) e o Victoria and Albert Museum (Londres).
Toda a renda arrecadada será revertida para o Martagão Gesteira, referência no atendimento 100% SUS a crianças e adolescentes de toda a Bahia. O hospital atua em 27 especialidades médicas, com destaque para oncologia, neurologia e cardiologia. É também o único da Bahia a realizar transplante de medula óssea pediátrico pelo Sistema Único de Saúde.
SERVIÇO
VI Jantar do Bem – Hospital Martagão Gesteira
Quando: Quinta-feira, 22 de maio, 19h
Local: Pupileira, Av. Joana Angélica, 79 – Tororó
Igressos: https://bileto.sympla.com.br/event/105034
Música
Kaila Barreto, Bruno Kroz e Alfão vencem o Acelera RAP

Kaila Barreto, Bruno Kroz e Alfão são os vencedores da primeira edição do Programa Acelera RAP na Bahia. Cada um dos três artistas receberá R$ 5 mil em investimento direto para acelerar sua carreira ou lançar um novo produto musical, marcando um importante passo para a cena independente da capital.
Com trajetórias ligadas ao movimento de base, os artistas se destacaram durante todo o processo formativo do programa, que reuniu 30 participantes de diferentes municípios baianos entre março e maio. A seleção final considerou critérios como criatividade, originalidade, engajamento com a cena e desenvolvimento técnico.
Idealizado para fortalecer o RAP baiano e oferecer estrutura profissional a MCs, DJs e produtores, o Acelera RAP foi responsável por conectar artistas emergentes com ferramentas fundamentais de atuação no mercado musical. A formação incluiu temas como cultura Hip-Hop, direitos autorais, distribuição digital, comunicação, marketing e gestão de carreira.
“Kaila, Bruno e Alfão representam o que há de mais pulsante na cena underground da cidade. São vozes que nascem da rua, que carregam verdade e potência”, afirma Well Santiago, coordenador do projeto. “Essa é só a primeira de muitas edições. A cultura Hip-Hop da Bahia merece e precisa de cada vez mais espaços como esse.”
A primeira edição do programa recebeu 240 inscrições de cerca de 40 municípios baianos, mostrando o quanto a cultura urbana está viva e ativa em diversas regiões do estado. O Acelera RAP é uma aposta concreta na profissionalização da arte periférica e no fomento de novas narrativas dentro do Hip-Hop nacional.
Confira os vencedores no Instagram oficial do projeto: @acelerarap.
Música
Oficina de mbira acontece na Casa do Benin em celebração ao Dia da África

Em homenagem ao Dia Mundial da África, celebrado em 25 de maio. a Casa do Benin, no Pelourinho, será palco do projeto Vivências em Músicas de Mbira, com uma oficina gratuita que acontece de 23 a 25 de maio, propondo uma imersão na tradição da África Austral por meio da mbira — instrumento melódico ancestral típico de países como Zimbabwe e Moçambique.
Idealizado pelo músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascimêmtos, o projeto oferece três dias de aulas voltadas a pessoas a partir de 16 anos, mesmo sem experiência musical. Os encontros acontecerão na sexta (13h às 17h), sábado (9h às 12h) e domingo (15h às 17h), sendo que o último dia será marcado por uma apresentação pública de encerramento, em celebração à data que reverencia o legado do continente africano.
Durante o encerramento, duas mbiras do tipo nyunganyunga, fabricadas artesanalmente em Maputo (Moçambique) especialmente para o projeto, serão sorteadas entre os participantes. As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do perfil oficial do projeto no Instagram: @mbira.brasil.
A oficina em Salvador marca a continuidade do Vivências em Músicas de Mbira, que teve sua primeira edição há um ano na capital baiana. Agora com fomento da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB-BA), o projeto ganha estrutura ampliada e circula por diferentes cidades da Bahia. A oficina já passou por Santo Amaro, dentro da programação do Bembé do Mercado, e segue para Porto Seguro (27 a 29 de maio), na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Outras etapas incluem ações na Escola de Música da Ufba (3, 5 e 6 de junho) e na Casa da Música, em Itapuã (22 a 24 de agosto).
Com uma trajetória acadêmica profundamente ligada à ancestralidade africana, Thon Nascimêmtos é doutorando em Música, Cultura e Sociedade pela Unicamp e mestre em Etnomusicologia pela Ufba, além de possuir mestrado em Ensino em Relações Étnico-Raciais pela Uesb. Atualmente, integra o corpo docente da Universidade Federal do Tocantins (UFT), atuando no curso de Educação do Campo.
A oficina representa uma oportunidade rara de vivenciar a força da música tradicional africana em território baiano, estreitando laços entre culturas irmãs por meio da arte e do conhecimento ancestral.
SERVIÇO
O quê: Oficina “Vivências em Músicas de Mbira”
Quando: 23 a 25 de maio
Sexta-feira, das 13h às 17h
Sábado, das 9h às 12h
Domingo, das 15h às 17h (com apresentação pública)
Onde: Casa do Benin – Pelourinho
Quanto: Gratuito
Inscrições: @mbira.brasil
Foto: Pamela Siqueira