Moda
Afro Fashion Day 2024 seleciona modelos plus size e LGBTQIA+

O Afro Fashion Day (AFD), projeto pioneiro na moda negra no país, este ano celebra uma década de história. Para isso, a iniciativa vem tradicionalmente realizando seletivas em bairros de Salvador, buscando democratizar o acesso ao mundo da moda a talentos e modelos não profissionais. Nesta edição, duas seleções do tipo foram feitas durante o mês de setembro: uma na Barroquinha e outra em Cajazeiras, um dos maiores conjuntos habitacionais da América Latina.
Mais de 230 pessoas participaram das seletivas do AFD 2024, sendo que 30 foram pré-selecionados para a fase final, realizada nesta terça-feira (24), no Teatro Gregório de Mattos. Dez nomes foram escolhidos, são eles: Ana Paola Simas, 14 anos, da cidade de Lauro de Freitas; Dandara Neri, 17 anos, de Paripe; Genê Góes, 33 anos, de Simões filho; Luan Sales, 22 anos, do Nordeste de Amaralina; Rafael Menezes, 25 anos, da Boca do Rio; Kaline, 13 anos, do Engenho Velho de Brotas; Laura Guimarães, 19 anos, de Fazenda Grande 4; Luane Gonçalves, 23 anos, do município de Itaparica; Maurício Rosário, 31 anos, do IAPI; e Iasmin Lima, 19 anos, do Arraial do Retiro.
Todos os selecionados irão se juntar a outros modelos profissionais para o desfile (previsto para às 19h) que acontecerá em 1º de novembro, na Praça do Campo Grande. O evento gratuito irá abrir o mês em que se celebra a Consciência Negra, com o tema “Música – Resgatando raízes e elevando vozes”. A programação inicia às 11h com a Feira da Sé, oficinas e atrações musicais.
A diversidade dos selecionados
A diversidade deu o tom em mais uma final da seletiva de bairros do AFD. Para participar, a pessoa negra precisava ter idade a partir de 13 anos. Não tinha critério de idade máxima ou algum padrão de beleza durante a seleção. Desde sua primeira edição, o Afro Fashion Day tem sido um importante ponto de partida para grandes talentos baianos que desejam carreira de modelo, mas ainda esbarram nas dificuldades de acesso ao mercado.
O mais votado pelos jurados foi Luan Sales, de 22 anos. O modelo é do bairro de Nordeste de Amaralina e falou sobre a emoção de ser selecionado para desfilar na passarela mais negra do país: “Eu sou uma pessoa preta, LGBTQIA+, não-binária, de periferia. Então, esse resultado me faz acreditar. Eu fico muito feliz, e com isso tudo eu só tenho a agradecer”.
Genê Góes, de 33 anos, saiu de Simões Filho para participar pela terceira vez das seletivas de bairro. No ano passado, ela chegou a passar para a final, porém precisou interromper a busca do sonho de desfilar no AFD por conta do tratamento contra o câncer de mama. “A minha terapia acabou me fazendo um pouquinho mal e eu fiquei internada com dor no coração porque eu tinha ficado lá no hospital. Mas esse ano eu tentei de novo e agora estou aqui muito grata. E com a responsabilidade de representar a minha categoria no plus size e as mulheres que lutam por outro câncer de mama também”, disse.
Maurício Rosário, 31 anos, é do bairro do IAPI. Depois de dois anos tentando se inscrever, ele, que é uma pessoa surda, não conteve a emoção ao ser selecionado para a desfilar na passarela mais negra do país: “Estou muito emocionado. Eu sou um jovem negro, surdo e me sinto capaz de ir para qualquer lugar. Independentemente, qualquer pessoa é capaz de realizar seus objetivos. Me sinto representando a minha comunidade surda”.
O júri foi formado pela DJ, modelo e dançarina Lunna Montty, pelos maquiadores Dino Neto e Roma Aragão, pelos estilistas Fagner Bispo, Najara Black e Filipe Dias e pelo diretor de teatro Fernando Guerreiro, além do diretor artístico do projeto Gil Alves, da editora chefe do CORREIO, Linda Bezerra, e da gerente Comercial e Marketing do CORREIO, Luciana Gomes.
Mais informações no perfil do Instagram @afrofashionday (https://www.instagram.com/
Moda
“Periferia do Futuro” capacita jovens negros de Salvador para atuar no mercado da moda

Formar e inserir jovens negros do subúrbio e periferias de Salvador no mercado da moda é o objetivo do Periferia do Futuro, projeto social e educacional idealizado pelo modelo e empresário Carlos Cruz. A iniciativa reúne hoje 247 participantes, com cerca de 120 modelos ativos em formação contínua, muitos deles já atuando profissionalmente em desfiles, campanhas publicitárias e editoriais.
Aos 16 anos, Letícia Kethelen, moradora do Cabula, é uma das jovens que já colhe frutos da experiência. Ela estreou como modelo fotográfica na campanha de divulgação do bloco de Carnaval Proibido Proibir. “Foi uma surpresa e uma alegria enorme conseguir esse trabalho tão rápido. Aqui a gente aprende de verdade como é o mercado”, conta.
Outro exemplo é Taimara dos Santos, 33, de Brotas, que encontrou no projeto a chance de realizar um sonho antigo. “O que me motivou foi perceber que aqui não se trata apenas de desfilar. É um espaço de acolhimento, respeito e oportunidade real.”
Criado há um ano e meio, o Periferia do Futuro oferece formação gratuita com oficinas de passarela, fotografia, produção de moda e imagem pessoal. Os encontros ocorrem semanalmente, com apoio da Fundação Gregório de Mattos, que cede os espaços do Café-Teatro Nilda Spencer e da Sala Multiuso Nelson Maleiro para ensaios e atividades formativas.
Mais que revelar novos rostos, o projeto movimenta uma cadeia produtiva que inclui maquiadores, cabeleireiros, produtores, fotógrafos e técnicos. Só em 2024, o coletivo esteve presente em eventos como o Movimento Boca de Brasa, o Parque Shopping Fashion Week e o Quintal dos Pretos, este último com mais de 70 modelos desfilando para um público de mil pessoas. Todos os profissionais envolvidos recebem cachê e ajuda de custo.
“Nosso objetivo é profissionalizar e gerar renda. A arte precisa ser caminho de sustento e dignidade para a juventude das periferias”, afirma Carlos Cruz, que também comanda a agência P&M Marketing e Assessoria.
Contratações e parcerias
Empresas, marcas, eventos e produtores interessados em contratar modelos, profissionais de beleza ou ações do Periferia do Futuro podem entrar em contato pelos perfis no Instagram:
📍 @marketingeassessoriaa
📍 @carloscruzmodel
Foto: Bruno Varoto
Moda
SESI inicia nova etapa de Workshops de Moda e Figurino na Cidade Baixa

O Serviço Social da Indústria (SESI) na Bahia lança, neste final de semana (24 das 13h às 19h e 25 das 13h às 18h), em parceria com o Departamento Nacional do SESI, a segunda etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino, no Centro Cultural SESI Casa Branca, na Cidade Baixa. A abertura da iniciativa será marcada pela realização da Feira de Moda CBX – Conexões Criativas do Vestuário, em homenagem ao Dia da Indústria e o Dia da Costureira, além de celebrar a criatividade, diversidade e o potencial produtivo do setor vestuário na capital baiana.
A programação da Feira contará com desfile da Periferia do Futuro, roda de conversa sobre moda e economia criativa, feira de expositores e atrações musicais, como DJ Ferah, trio de forró “Forró Violado” e roda de samba com Roberval Santos.

As Marias Atelier
O destaque do primeiro dia, 24/05, é a roda de conversa “Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis”, às 17h, com participação de representantes do Sindicato do Vestuário (Sindvest), Fábrica Cultural, SENAI Dendezeiros, Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Renda (Semdec) e especialistas em economia criativa. O objetivo é promover diálogo, troca de experiências e fortalecer conexões entre moda, sustentabilidade e inovação. Nestes dias, a Estação Ciências estará com entrada gratuita.
E o do segundo dia é a programação Infantojuvenil, com o espetáculo Espetáculo Vila ABCD e a roda de conversa “Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis”, dentre outras ações.
Carlos Cruz
Formação
O ciclo segue com uma programação formativa de junho a setembro, com oficinas, workshops e exposições realizadas em diversos espaços parceiros, como a Fábrica Cultural, SENAI Dendezeiros e SESI Casa Branca.
Já estão previstas atividades como: Exposição e Workshop “Detalhes do Feito à Mão, a Poesia do fazer”, com Luciana Galeão. A atividade é uma exposição de “upcycling” – reaproveitamento criativo de resíduos, em alusão ao Mês do Meio Ambiente (Centro Cultural SESI Casa Branca); Moda e Passarela, com Carlos Cruz (Fábrica Cultural); Inovação e Criatividade: Como construir uma marca forte e atrair clientes (SENAI Dendezeiros); Como criar a identidade visual para valorização do seu produto (SENAI Dendezeiros); Decodificando símbolos culturais em produtos de moda, com Phaedra Moraes Brasil (SENAI CIMATEC), além de atividade com a estilista Goya Lopes.

Vila ABCD – Foto Tetê Marques
Os workshops ocorrerão sempre nas primeiras segundas-feiras dos meses de junho a setembro, no SESI Casa Branca, conduzidos por renomados estilistas baianos, como Luciana Galeão e Jonas Bueno. Além das formações, cada artista apresentará uma exposição com suas criações.
O projeto tem como propósito valorizar o potencial criativo dos territórios, estimular o empreendedorismo no setor do vestuário e impulsionar a economia criativa local. As inscrições serão abertas em maio, de forma gratuita, online e com vagas limitadas.
A 2ª Etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino é uma realização do Centro Cultural SESI Casa Branca e SESI, e tem produção da Mil Produções Artísticas e parceria com a Fábrica Cultural, Bahia Têxtil, SENAI CIMATEC e SENAI.

Jonas Bueno
PROGRAMAÇÃO
24 DE MAIO SÁBADO
13h – Feira de Moda CBX e DJ Ferah
14h – Desfile de Moda com a Periferia do Futuro
16h – Espetáculo Infantil Vila ABCD (Sala Letieres Leite) ingressos no Sympla
17h – Roda de Conversa | Moda e Economia Criativa: Caminhos Sustentáveis
18h – Show “Forró Violado” com Os Andrades
25 DE MAIO DOMINGO
13h – Feira de Moda CBX e DJ Ferah
14h – Roda de Samba com Roberval Santos
16h – Espetáculo Infantil Vila ABCD (Sala Letieres Leite) ingressos no Sympla
17h – DJ Ferah
SERVIÇO
Evento: Feira de Moda CBX – Conexões Criativas do Vestuário
O quê: Abertura da 2ª etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino
Quando: 24 e 25 de maio de 2025, a partir das 13h
Onde: Centro Cultural SESI Casa Branca – Av. Caminho de Areia, 1454, Cidade Baixa
Atrações: Feira de expositores, desfile com a Periferia do Futuro, roda de conversa com especialistas em moda e economia criativa, atrações musicais (DJ, trio de forró e samba)
Participação gratuita | Inscrições para workshops a partir de junho serão realizadas online, com vagas limitadas
Formação
Último dia para inscrições no programa que conecta moda baiana ao mercado francês

Hoje (17/04) é o último dia para se inscrever no Programa Création Brasil de Aceleração de Negócios da Moda, iniciativa que busca impulsionar a internacionalização de empreendedores baianos do setor. A ação é realizada pelo hub de inovação Vale do Dendê, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, e tem como embaixadora a estilista baiana Isa Silva, fundadora da marca Isaac Silva.
Com foco em negócios dos segmentos de vestuário, acessórios, têxtil, criação e confecção, o programa oferece mentorias especializadas e premiará a empresa finalista com um curso de francês na Aliança Francesa e uma viagem à França, com passagens, hospedagem e alimentação custeadas.

Isa Silva | Foto: Divulgação
“Ser Embaixadora da Aceleração é uma honra que recebo com muito carinho e alegria. Poder compartilhar meus conhecimentos com empreendedores do meu Estado é uma forma linda de retribuir o amor que tenho por Salvador”, afirmou Isa Silva.
Conhecida pelo lema “Acredite no seu axé”, ela também irá ministrar a masterclass “Da Bahia para o mundo: criatividade e diversidade como negócio”.
Segundo Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê, a 18ª edição do programa se diferencia pela proposta de internacionalização.
“Vamos selecionar empresas com potencial de expansão global. Esta parceria com a Embaixada da França vai nos ajudar a abrir portas importantes para o mercado de moda da Bahia alcançar o cenário internacional”, destacou.
Para participar, é necessário ter CNPJ ativo como Pessoa Jurídica ou MEI, com CNAE principal relacionado à moda. A seleção contará com uma curadoria que irá pré-selecionar 20 perfis com base nos documentos e portfólio apresentados. Os escolhidos passarão por uma rodada de pitch de negócios, e 10 empreendedores serão selecionados para as capacitações.
O ciclo formativo inclui treinamentos jurídicos voltados à internacionalização, planejamento financeiro, acesso a linhas de financiamento e programas de apoio, além de mentorias sobre moda sustentável, economia circular, marketing e branding global.
O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site www.valedodende.org.
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho