Música
Bruna Rocha celebra o Choro e o Samba em seu novo single

A cantora, compositora e jornalista, Bruna Rocha, lançou seu segundo single ‘Meu amor por você’ em todas as plataformas musicais. O novo trabalho traz a musicalidade tradicional do Choro e do Samba, ao contar a história de uma travessia de luto e renascimento. ‘Meu amor por você’ é um choro escrito com lágrimas de verdade.
“O single é uma aposta radical no ato criativo como forma de sobreviver aos reveses da vida, a transformação da dor em beleza, a transmutação do sofrimento em arte, ato que faz surgir a alegria pelo caminho de dar dignidade à tristeza. É uma música da qual ninguém sai ileso, afinal, não há nessa terra esse alguém que já não teve ao menos uma vez o coração partido. ‘Meu amor por você’ é uma música sobre toda uma vida que é possível de ser construída a partir daí”, afirma a cantora.
A canção materializa o saber-fazer novos inícios a partir de um amor que findou. Com produção de Israel Lima (Barão) e Bruna Rocha (composição e voz), arranjos e violões de Marília Sodré, bandolim de Gabriel Rosário, flauta de Berta Pitanga, percussão de Everton Dingo e Israel Lima, que também assina a mixagem e masterização.

Foto: Meneson Conceição
Sobre a artista
Bruna Rocha é uma cantora, compositora e comunicadora soteropolitana, cria do Centro Histórico de Salvador, que sempre usou a voz para subverter as regras dos sistemas de opressão e silenciamento. Iniciada na música pela escuta de rádio dentro de casa, com forte influência do Samba, do Jazz, do Rap e da MPB, Bruna iniciou sua carreira musical com o show ‘Intimidade’, realizado na Casa Preta, em julho de 2022. Em 2023, lançou seu primeiro single — ‘Match’, uma canção de R&B, com influência da Nova MPB e sotaques de World Music.
Também em 2023, idealizou o projeto Djavanear, um show através do qual a artista explorou sua pesquisa na obra de Djavan, como um modo de apresentar ao público músicas do “lado B” do artista que a cantora gostaria de escutar em um show. A construção do repertório passou por um trabalho de curadoria e seleção de canções de mais de dez discos do cantor. O projeto fez apresentações em 2023 e 2024, passando por espaços como o Terroir Bar de Vinhos e a Casa Preta.
Mais informações no link ou pelo telefone (71) 99266-2975 (Bruna Rocha)
Música
Varanda Quabales traz block parties para o Nordeste de Amaralina

Nesta sexta-feira (13 de junho), o Nordeste de Amaralina será palco de mais uma edição do Varanda Quabales, evento gratuito que transforma a rua em frente ao Centro Cultural Quabales (Rua Aurelino Silva, 385) em um verdadeiro palco a céu aberto. A programação começa a partir das 17h e segue até as 22h, reunindo shows, discotecagem e uma jam session com artistas da cena instrumental baiana.
A noite começa com apresentação de Ragin Morais, conhecido como um dos vocalistas da Quabales Banda, que se apresenta em versão intimista de voz e violão. Em seguida, o público confere o show solo de OKINGBASS, com destaque para o groove do contrabaixo. Na sequência, os DJs Bennett, Sista Kátia e Una assumem a entrada da Quabales Banda, às 19h30.
Encerrando a programação, uma jam session reúne músicos da banda Quabales com instrumentistas da cena de jazz de Salvador, promovendo um intercâmbio criativo e espontâneo. O público também poderá participar do open mic, com microfone aberto para cantores, MCs e outros artistas interessados em se expressar.
Idealizado pelo músico Marivaldo dos Santos — multi-instrumentista baiano radicado entre Salvador e Nova York — em parceria com a produtora Fernanda Mello, o evento propõe uma experiência multissensorial inspirada no conceito de block party, festas de rua populares em bairros nova-iorquinos.
“A Quabales Banda traz para a rua energia contagiante e músicas autorais, citações e releituras de grandes sucessos”, destaca Marivaldo. “É um movimento cultural que leva o público a diferentes emoções e promove conexões entre artistas e comunidade”, complementa Fernanda.
SERVIÇO
Evento: Varanda Quabales
Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: Das 17h às 22h
Local: Rua Aurelino Silva, 385 – Nordeste de Amaralina, Salvador (BA)
Entrada: Gratuita
Foto: Rafael Paixao
Música
Elinas lança samba-manifesto contra a violência de Estado

No dia 21 de junho, o músico Elinas lança o videoclipe da canção “Luiz Gama (Pra que a gente reaja)”, um samba-manifesto composto em 2015 que aborda a violência do Estado contra a população negra na Bahia. A música, que ecoa denúncias e resistências históricas, homenageia o advogado, jornalista, poeta e abolicionista Luiz Gonzaga Pinto da Gama.
Com direção de Marcelo Eme e edição do Estúdio Orin, o videoclipe conta com participações de Rogério Guarapiran no bandolim e Marcos Alma na captação sonora. O trabalho é uma produção independente e carrega o espírito de engajamento social e valorização da memória ancestral.
A escolha da data de lançamento — 21 de junho — não é por acaso. Nesse mesmo dia, em 1830, nasceu Luiz Gama, em Salvador. Filho de Luíza Mahin, mulher negra muçulmana liberta e figura revolucionária do Brasil colonial, Gama foi escravizado ilegalmente aos 10 anos. Alfabetizou-se aos 17, conquistou sua liberdade e, mais tarde, atuou como advogado, libertando mais de 500 pessoas escravizadas em São Paulo. Sua trajetória se tornou símbolo de resistência no movimento abolicionista e na luta do povo negro brasileiro.
“É uma canção que conclama o passado pra inspirar o presente. Pra que a gente reaja”, afirma Elinas, destacando o caráter político e poético da obra.
SERVIÇO
Lançamento do videoclipe: Luiz Gama (Pra que a gente reaja)
Data: 21 de junho de 2025
Artista: Elinas
Participações: Rogério Guarapiran (bandolim), Marcos Alma (captação sonora), Marcelo Eme (filmagem)
Música
Jaguar Andrade faz homenagem a Letieres Leite com a canção “Um Bilhete pro Maestro”
-
Opinião9 anos atrás
“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrás
Davi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrás
A lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Audiovisual2 anos atrás
Filme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Formação6 anos atrás
Conheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Carnaval3 anos atrás
Bloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional
-
Cultura1 ano atrás
Orquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrás
Olodum realiza Femadum 2023 no Pelourinho