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Teatro

“Compadre de Ogum” faz segunda semana na Barroquinha

Ana Paula Nobre

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Foto: Fernando Barbosa

O espetáculo “Compadre de Ogum”, após sucesso absoluto em sua semana de estreia, realiza mais quatro apresentações no Espaço Cultural Barroquinha, nos dias 11,12 e 13 de outubro, sempre às 19h e uma sessão extra no dia 13, às 16h. Com dramaturgia e direção de Edvard Passos, “Compadre de Ogum” é uma adaptação da obra de Jorge Amado, indicada a seis Prêmios Braskem e vencedora na categoria Melhor Direção. A peça celebra os 10 anos da Aláfia Cia de Teatro de Salvador. Os ingressos custam R$30,00 e R$15,00.

“O sucesso também está em cima do tom do espetáculo, da maneira como ele se apresenta, como a gente consegue evitar aquela cilada de cair numa chave folclórica demais e também da qualidade de um elenco que é extraordinário e reúne estrelas do teatro baiano”, ressalta Edvard Passos, diretor do espetáculo.

“É uma felicidade perceber a força, a vivacidade, a capacidade de renovação de Compadre de Ogum”, afirma Edvard Passos, que conta que está impressionado com a velocidade com que os ingressos têm sido vendidos. “É uma felicidade também perceber a satisfação das pessoas saindo do espetáculo  e dizendo que vão voltar. Então a gente está realmente celebrando 10 anos com muito sucesso” diz ele, que ressalta que a peça trata de temas como o respeito a credos e a etnias e que esta discussão é permanente na cidade de Salvador.

Foto: Fernando Barbosa

A história

“Compadre de Ogum” coloca em cena 14 atores e atrizes para narrar a história do biscateiro Massu das Sete Portas, um homem negro que, com a ajuda de amigos, organiza o batizado na igreja de seu filhinho “galego”. Mas o padrinho da criança é ninguém menos que o Orixá Ogum, que anuncia o batizado dentro de uma igreja católica.

Convivência de credos, diversidade cultural e étnica e o valor da amizade verdadeira são elementos que permeiam a trama, uma homenagem de Edvard Passos à cidade do Salvador. “Dez anos depois de ter entrado em cartaz pela primeira vez, “Compadre de Ogum” é um espetáculo vivo. Ele rendeu à Aláfia Cia de Teatro oito temporadas, rendeu mais de 70 apresentações. Pelo “Compadre de Ogum” já passaram 50 artistas”, revela. A peça é um marco na sua vida profissional.

Na montagem de 2024, entram em cena Heraldo de Deus (Massu das Sete Portas), Alan Miranda (Guiminha), Everton Machado (Ogum), Vitório Emanuel (Padre Gomes), Amós Heber (sacristão Inocêncio e Isídro do Batualê), Daniel Farias (Cabo Martim), Danilo Cairo (Pé de Vento), Gil Teixeira (Jesuíno Galo Doido), Iana Nascimento (Benedita), José Carlos Jr. (Pai Guima), Leomaria Novaes (filha de santo), Mariana Freire e Márcia Limma (Tibéria), Talis Castro (Curió) e Thaís Laila (Otália).

Luciano Salvador Bahia faz a trilha sonora, Allyson de Sá a iluminação e Zuarte Júnior os figurinos. A produção é da Oliver Produz, de Reni Barbosa, produtora especializada em realizar ações culturais e artísticas de base afro-brasileira.

Serviço

O quê: Compadre de Ogum

Quando: Dias 11.12 e 13 de outubro, às 19h / dia 13 de outubro, às 16h (sessão extra)

Onde: Espaço Cultural Barroquinha – Centro

Quanto: Ingressos a R$30,00 e R$15,00

Teatro

Espetáculo ṢE entra em cartaz no Teatro Molière dia 15 de março

Ana Paula Nobre

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Foto: Laís da Conceição

ṢE – Uma Performance Jogo de Improviso é um espetáculo de improvisação cênica que mistura teatro, dança, música e performance para explorar as múltiplas dimensões da presença. Criado e interpretado por Diego Alcantara, com trilha original ao vivo de Tiago Farias, a obra é uma leitura do processo criativo e uma crítica incisiva à cultura do entretenimento instantâneo, o consumo de narrativas rápidas e a representatividade nas mídias tradicionais. A peça fica em cartaz nos dias 15, 16, 22 e 23 de março, às 19h, no Teatro Molière – Av. Sete de Setembro, 401, Salvador.

Transitando entre afrografias, mandinga, malícia e deboche, ṢE convida o público a uma experiência sensorial e intelectual, questionando convenções, racismo estrutural e apropriação cultural. Entre a comicidade dos folguedos brasileiros e o futurismo digital, o espetáculo provoca com uma estética vibrante e subversiva – uma eletricidade, “coisa de negro”. Como um streaming vivo, traduz desejos e pulsões do público, tornando cada apresentação única e irrepetível. Uma experiência efêmera que instiga cada um a acessar sua Inteligência Ancestral (IA) e refletir sobre seu próprio lugar no mundo.

Foto: Laís da Conceição

O espetáculo ṢE estreou em uma temporada curta no Espaço Cultural da Barroquinha, em abril de 2024, e é uma expansão do exercício artístico-científico que dialoga com a pesquisa de mestrado em Artes Cênicas (PPGAC) de Diego Alcantara, estruturando metodologias da negrura.

Provoque, desafie, deseje, compre, negocie, traga uma história, cante, dance, toque, faça! Esses são os dispositivos que rompem a barreira entre palco e plateia, transformando espectadores em agentes de um jogo cênico pulsante e instantâneo. Inspirado na estética dos jogos eletrônicos de simulação e na magia dos rituais, ṢE é uma máquina do tempo vestida de teatro, impulsionando o público a uma jornada de autoconhecimento e reflexão.

 

 

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Teatro

Espetáculo “Nasceu” estreia no Teatro Martim Gonçalves

Ana Paula Nobre

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Foto: Roama

Com texto lírico, assinado por Clara Romariz, a peça “Nasceu” parte da imagem de uma serpente sendo assassinada a duras pauladas por uma mulher prenha. Com a proposta de um teatro visual, físico e extremamente poético, o espetáculo marca sua formatura no bacharelado em direção teatral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e fica em cartaz gratuitamente nos dias 14, 15, 16 e 21, 22, 23 de março, sempre às 19h, no Teatro Martim Gonçalves – Av. Araújo Pinho, 292, em Salvador.

“Nasceu” aborda o princípio da vida: gênese de uma ideia, de uma obra de arte, de uma diretora, de um ser-humano, de uma leoa. E aqui não se trata de “gênese” em oposição a “morte”, já que fim e início estão conectados de forma espiralar. Fim de um ciclo, início de outro. Fim de uma fruta, início de uma semente. Fim de um bicho, alimento para a terra que dará início a mais vida. Descascar da pele da cobra, uma nova configuração de serpente.

Foto: Roama

“Nasceu” trata do feminino, tema da pesquisa de Clara Romariz há alguns anos, saindo de um lugar único de compreensão deste ser-mulher, estereotipado, sempre em oposição. Santa ou puta, Eva ou Maria, a do instinto materno puro e imaculado ou a mãe que é sempre culpabilizada por tudo. Com um elenco formado pelas atrizes Amanda Cervilho, Daiane Martins e Nina Andrade e equipe majoritariamente feminina, “Nasceu” busca outras formas de mulheridade, muito mais vinculada à ancestralidade, ao lado animalesco desse dito instinto materno, um lado menos controlado por milênios de culpa cristã. Através de um texto poético e de uma encenação contemporânea, “Nasceu” questiona a representação do feminino propondo um novo olhar sobre as mulheres.

Sobre a diretora

Clara Romariz é diretora, atriz e dramaturga, formada pela universidade livre do teatro vila velha, trabalhou no Vila por cinco anos tendo participado de diversos espetáculos, ora como atriz, ora como assistente de direção. Depois de sair do Vila, Clara entra em direção teatral na UFBA, tendo se aprofundado mais na dramaturgia e na direção. Escreveu diversos espetáculos como Gatunas, Do fundo ao fôlego – ecos de mulheres, Abismo, Rominho e Marieta, passeando por gêneros diversos, sem perder sua linguagem lírica e seu tema de pesquisa, o universo do feminino. Dirigiu Ifigênia Agamemnon Electra, Sonata, Varal (seu solo) e Do fundo ao fôlego – ecos de mulheres (sua pré-formatura em direção).

Serviço

O quê: Espetáculo “Nasceu”

Estreia: Dia 14 de março (sexta)

Temporada: Dias 15, 16, 21, 22 e 23 de março de 2025 (sexta a domingo)

Horário: Às 19h

Onde: Teatro Martim Gonçalves – Av. Araújo Pinho, 292, Salvador-BA

Entrada gratuita (retirada 1h antes de cada sessão na bilheteria do Teatro)

 

 

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Teatro

CTO da Bahia será lançado nesta sexta-feira (14) em Salvador

Ana Paula Nobre

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Foto: Diney Araújo

O Centro de Formação e Produção em/de Teatro do Oprimido da Bahia (CTO da Bahia) será lançado nesta sexta-feira (14), às 18h, no Espaço da Resistência Marielle Marighella – Rua João Gomes, 43 – Rio Vermelho, em Salvador. Na ocasião, será apresentada a sessão da peça ‘O Pregador – Teatro Fórum Antirracista’ da Cia de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), GESTO e PELE NEGRA – Escola de Teatros Pretos.

O mote deste lançamento são os 50 anos de publicação da obra “Teatro do Oprimido e Outras Poéticas Políticas”, em 1975, no Brasil, um dos livros mais importantes do dramaturgo brasileiro Augusto Boal e um marco na história do teatro mundial. A obra apresenta uma reflexão profunda sobre o papel político do teatro na sociedade ocidental, propondo uma nova poética – fortemente influenciada pela Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire -, em que o público deixa de ser apenas espectador e passa a ser espect-ator, participando como produtor na re-construção da cena.

Foto: Diney Araújo

Ao longo dos dias 14,15 e 16; 21 e 22, ocorrerão oficinas de Teatro do Oprimido e sessões do ‘O Pregador’. Dia 16 de março é o Dia Municipal e Nacional do Teatro do Oprimido, data em que Augusto Boal nasceu. Em todo o Brasil e em vários países do mundo ocorrem eventos que celebram este fato. A coordenação do CTO da Bahia é formada por Taiana Lemos (coordenação de formação); Carlos Matias (articulador institucional); Fabíola Simmel (coordenação de produção); Luana Csermak (coordenação pedagógica) e Licko Turle (coordenação artística). Mais informações no e-mail: ctodabahia@gmail.com | (71) 98695-3003 | @ctodabahia.

 

 

 

 

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