Connect with us

AfroEmpreendedorismo

Lucas Almeida apresenta marca ‘Pretu Massa’ em Salvador

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Agência Ayouba

O jornalista e designer autoral, Lucas Almeida, lançou sua marca ‘Pretu Massa’ em evento no Espaço Colaboraê, no Rio Vermelho, em Salvador, onde recebeu personalidades da moda, artistas e comunicadores. Desenvolvida sob o olhar para o dia a dia que permeia a afetividade dos baianos, o nome foi escolhido para a marca de t-shirts com estampas exclusivas e uma linha de acessórios desenhadas pelo próprio Lucas, refletindo a diversidade e a criatividade das ruas.

“A Pretu Massa foi criada em 2017, no Recôncavo Baiano. Pausamos em 2020, por conta da pandemia, e esse retorno, em Salvador, agora já como lançamento, marca também minha descoberta como design autoral. Foram meses de criações e experimentações artísticas que, agora, apresento ao mundo através da moda streetwear e dos acessórios”, conta o criador da marca.

Foto: Rebeca Moreno

São criações elevadas a um novo patamar de exclusividade ao incorporar pedras naturais, cuidadosamente selecionadas por sua beleza única e energia vibrante. A combinação de técnicas tradicionais e o uso diversificado de materiais resulta em acessórios que transcendem o uso estético, tornando as peças verdadeiros amuletos pessoais, carregados de significado e autenticidade.

“Está no povo e em sua espontaneidade a beleza do que somos. A Pretu Massa traz essas histórias com viés de exclusividade e, acima de tudo, da arte feita com o coração, que é a base de nosso querer”, acrescenta Lucas.

A marca Pretu Massa traz, principalmente, uma proposta de moda com consciência da identidade que está no dia a dia, nas ruas, no ir e vir das pessoas. Já há, entre suas atividades, a realização de desfiles e o compromisso com pautas sociais através de rodas de conversas em escolas e praças públicas, tornando a marca pioneira nessa relação com o cotidiano das cidades.

No Jornalismo Cultural, cobre cultura e entretenimento na Bahia através da TV Bahia/ TV Globo. No Empreendedorismo Negro, atua com foco em Economia Criativa, Moda e Comportamento através da Marca Pretu Massa. É Especialista em Comunicação Institucional e Branding. Mais informações através do perfil @pretumassa.

 

AfroEmpreendedorismo

Cine Mulher de Negócios acontece em Salvador em edição inédita

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Cine Mulher de Negócios
Foto: Divulgação

A 2ª edição do Cine Mulher de Negócios chega à capital baiana, após o sucesso da primeira edição em Camaçari. Com a proposta de transformar o cinema em um espaço de colaboração, inspiração e networking para empresárias e empreendedoras negras de Salvador e região metropolitana, o evento gratuito acontece no dia 11 de novembro (segunda-feira), às 15h, no UCI Orient Shopping da Bahia.

Celebrando o Novembro Negro e o Dia do Empreendedorismo Feminino, dia 19, a programação inclui sessão com exibição temática e debate com a participação especial de Tamires Santos, psicoterapeuta e coordenadora de empreendedorismo negro na Bahia; Giô Soares, estrategista de marcas e gestão e Denise Melo, CEO da Baiana Braids.

“Promover essa edição do Cine com foco no afroempreendedorismo na cidade mais negra fora da África tem muito significado, especialmente durante o Novembro Negro. Estamos quebrando barreiras e mostrando que esse espaço também pode ser palco para fomentar negócios e criar novas oportunidades para empreendedoras negras”, afirma Karla Calazans, idealizadora e produtora.

O evento conta com o apoio do Governo do Estado, através da SEPROMI, SEBRAE Delas, SEBRAE Bahia, Shopping da Bahia, Estúdio Giô Brand, Bruna Calazans – Relações Públicas, Blosson Ville, Romero, Farol Negro, Sublimarts, Faby Santana Confeitaria, Fio Restore, TS Pessoas & Negócios, Trivial Gourmet e Produtos Raiz. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do Sympla no link.

Sobre a produtora

Karla Calazans é empresária, produtora, mentora de negócios, palestrante, maquiadora e especialista em embelezamento feminino. Atuou como coordenadora de Comunicação no setor de eventos da Associação de Jovens Empreendedores da Bahia– AJE e produtora artística do TEDx Womem Salvador 2024. Atualmente está coordenadora de eventos do Núcleo de Mulheres Empreendedoras de Camaçari e coordenadora da Câmara da Mulher Empresária de Camaçari – CME. A 1ª edição do Cine Mulher de Negócios foi realizada em agosto, na cidade de Camaçari, reunindo mais de 200 empreendedoras e empresárias no Dia Nacional da Mulher Empresária.

Serviço:

O quê: Cine Mulheres de Negócios – 2ª edição
Quando: 11 de novembro (segunda-feira)
Horário: 15h às 18h
Local: UCI Orient | Shopping da Bahia
Ingressos: Gratuitos via plataforma Sympla no link.

 

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Feira de Agroecologia e Artesanato acontece neste sábado (9)

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Divulgação

A terceira edição da Feira de Agroecologia e Artesanato será realizada no dia 9 de novembro (sábado), das 9h às 17h, na Praça da Sé, ao lado do Memorial das Baianas de Acarajé, no Centro Histórico de Salvador (CHS). Serão expostas riquezas das comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas produzidas por artesãs, agentes culturais e artistas da Bahia e Sergipe.

A feira tem como objetivo criar um espaço de trocas, saberes, e resgate da identidade alimentar tradicional, baseada em práticas produtivas agroecológicas e geracionais, com foco na sustentabilidade econômica, social, cultural e ambiental. Além de hortaliças, legumes, azeite de dendê, mel, farinha, raízes e outros alimentos saudáveis derivados das hortas agroecológicas e do beneficiamento de pescados, estarão à venda artesanatos em madeira e barro, biojoias, cestas de palhas, entre outros produtos desenvolvidos pelas mulheres quilombolas e pescadoras.

As comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas irão realizar apresentações artísticas e culturais – como Capoeira, Samba de São Gonçalo, entre outros. A Feira surgiu em 2021, durante a pandemia, com o objetivo de valorizar e dar visibilidade à economia criativa e solidária das comunidades tradicionais pesqueiras e quilombolas, que nos últimos anos têm sido pressionadas e invadidas por grandes empresários, sob o argumento de serem “improdutivas”.

Ao todo, participam da Feira cerca de 20 comunidades tradicionais. Da Bahia: Cachoeira (Santiago do Iguape e São Francisco do Paraguaçu), Camamu (Pratigi Matapera), Maragogipe (Pijuru, Porto da Pedra, Zumbi, Giral Grande e Sinunga), Maraú (Ilha do Tanque), Pilão Arcado (Pedreira), Salvador (Ilha de Maré), Santo Amaro (Acupe, Cambuta e São Braz), São Francisco do Conde (Cascavel), Sento Sé (Andorinhas), Simões Filho (Aratu). De Sergipe: Estância (Porto do Mato), Indiaroba (Pontal), Poço Redondo (Bonsucesso) e Santana do São Francisco.

A Feira é uma realização do Conselho Pastoral de Pescadores e Pescadoras e conta com o apoio institucional e financeiro da Misereor, Die Sternsinger – Kindermissionswerk, ActionAid, do Programa de Retomada do Setor Cultural da Prefeitura de Salvador (PROCULTURA, através da Secretaria da Fazenda), conta também com apoio na infraestrutura, da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes do Estado da Bahia (Setre). Outra instituição apoiadora é o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS/CNBB), responsável pelo financiamento dos Quintais Produtivos, que incluem as hortas agroecológicas participantes do evento.

Serviço:

O quê: 3ª Feira de Agroecologia e Artesanato
Quando: 9 de novembro (sábado), das 9h às 17h
Onde: Praça da Sé – Centro Histórico de Salvador (ao lado do Memorial das Baianas de Acarajé)
Mais informações: CPP Bahia/Sergipe

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Evandro Fióti participa do “Vozes Negras apresenta: Future Insiders” 

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Foto: Lana Pinho

O YouTube Vozes Negras promove o “Future Insiders”, uma série de painéis e workshops que acontecerão nos dias 6 e 7 de novembro, visando incentivar e promover o desenvolvimento de talentos negros na Bahia. Com co curadoria de Evandro Fióti, músico, produtor, empresário e afroempreendedor, esse projeto tem como intuito impulsionar novos artistas e criadores de conteúdo da cena cultural baiana. Durante os encontros, artistas e especialistas renomados dividirão seus conhecimentos sobre produção musical, monetização, inteligência artificial e empreendedorismo criativo.

“No nosso país, somos mais de 56% da população e representamos menos de 5% de lideranças negras na indústria fonográfica. Iniciativas como o ‘Future Insiders’ contribuem para gerar oportunidades de crescimento, fortalecer diversidade e inclusão, e fortalecer o ecossistema da economia criativa do Brasil, propondo um caminho que seja mais plural e com justiça social a partir da lente da cultura e tecnologia”, comenta Evandro Fióti.

Em paralelo ao encontro de Ministros da Cultura do G20, o YouTube realiza uma série de iniciativas que celebram a cultura negra e promovem a inclusão e o empoderamento de artistas e criadores em Salvador/BA, durante o “Festival  Salvador Capital Afro”. As ações reforçam o compromisso global do YouTube com a diversidade e a democratização do acesso às ferramentas e recursos para o sucesso na indústria criativa, em parceria com a Prefeitura de Salvador e o Ministério da Cultura.

“O YouTube tem um compromisso com a diversidade e entende a importância de apoiar novos artistas e criadores. Ficamos muito felizes em proporcionar a esses talentos um espaço que promova o desenvolvimento de suas habilidades e ofereça recursos que os auxiliem a alavancar o sucesso no YouTube e em suas carreiras”, comemora Sandra Jimenez, Diretora de Parcerias de Música no YouTube para América Latina.

O Diretor de Música e Cultura Negra do YouTube, Tuma Basa, também participa do evento, compartilhando sua experiência e insights sobre a importância da representatividade e da inclusão na indústria da música. “Acreditamos no poder da música para conectar pessoas e promover mudanças positivas”, afirma Basa. “É fundamental que a comunidade negra tenha acesso às ferramentas e oportunidades para que suas vozes sejam ouvidas e amplificadas”, complementa.

Acampamento de compositores do YouTube reúne nomes como Daniela Mercury, Tierry e mais talentos musicais

Na ocasião, o YouTube realiza o seu primeiro acampamento de compositores da América Latina. Chamado de “Well Versed presented by YouTube Songwriters Camp”, acontece nos dias 5 e 6 de novembro, nos estúdios de Carlinhos Brown, no Candeal, bairro de Salvador que se tornou conhecido pelas intervenções artísticas do músico. O evento visa fomentar a criatividade e a colaboração entre artistas, compositores e produtores brasileiros, que trabalharão juntos na criação de músicas inéditas. Nomes como Tierry, Daniela Mercury, Melly, Elana Dara, Yan Cloud, e Kaique e Felipe estão entre os participantes confirmados.

Para Brown, “A visão do YouTube é perfeita. Nós, que somos compositores, sempre buscamos um caminho para estarmos nessa mídia. O fato da mídia nos buscar, demonstra que os canais de comunicação de arte em geral, especialmente de música, estão amadurecendo. A fonte precisa de atenção, e essa percepção vira uma responsabilidade para o artista. Música não é aventura, pode-se ter talento, mas sem estudo não vira conteúdo. Nós temos todos os estúdios da Ilha dos Sapos à disposição, preparados para conversar com o mundo. Sejam bem-vindos ao nosso estúdio de inspiração”.

Substantivo Feminino: o papel das mulheres na cultura brasileira

O Substantivo Feminino, iniciativa do YouTube para proteger e empoderar vozes femininas na plataforma, além de fomentar discussões para conscientizar e combater violência e desigualdade de gênero, chega a Salvador depois de lançar uma série de videocasts em parceria com a Rede Mulher Empreendedora, Gênero e Número e InternetLab, e encontros  para debater equidade de gênero em diferentes áreas como política, jornalismo e inteligência artificial. No dia 8 de novembro, representantes da cultura local abrem discussões sobre como dar voz às mulheres, mostrando seu valor, sua arte e sua música.

Compromisso do YouTube com a Comunidade Criativa

“O YouTube tem o orgulho de estar na Bahia para apoiar e investir na comunidade criativa local, em parceria com a Prefeitura de Salvador e com o Ministério da Cultura ao longo desta semana tão importante para a cultura nacional e global”, afirma Jimenez. “Salvador é um celeiro de talentos e um símbolo da cultura brasileira, e acreditamos que iniciativas como essas impulsionam a criatividade, celebram nossa riqueza cultural e criam caminhos para levar toda essa potência Brasil afora”.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA