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Teatro

‘Dandara na Terra dos Palmares’ aborda racismo na Fliquinha

Ana Paula Nobre

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Foto: Akin Akill

O espetáculo “Dandara na Terra dos Palmares” abriu, nesta sexta-feira (18), o segundo dia de atividades do Espaço Fliquinha, no auditório da UFRB, no Centro de Artes, Humanidades e Letras (Cahl), em Cachoeira, ao som dos aplausos e de um coro “Vem, Dandara!” de mais de 300 crianças, de 7 a 11 anos.

Sob olhares curiosos e atentos a cada diálogo e música cantada, as crianças acompanharam a história de uma garota de nome Dandara que sofre racismo na escola por conta do nome. O espetáculo infantojuvenil conta a jornada da menina, que ao beber um chá da avó, tem um encontro histórico com Dandara Guerreira.

Com uma abordagem criativa e divertida, e ao mesmo tempo profundo, passeando pela religiosidade, e exaltando a cultura negra de Salvador, o espetáculo envolveu crianças, adolescentes e professores que se divertiram muito com a performance do elenco formado por Denise Correia, Gilson Garcia, Leonardo Freitas, Diogo Lopes Filhos, Natalyne Santos e Iandra Góes.

De acordo com a atriz Denise Correia, que faz a Dandara histórica, a peça é uma obra antirracista que dialoga com crianças e adolescentes, e retrata o racismo estrutural, além de abordar o bullying sofrido nas escolas, de forma muito lúdica, com muita música e poesia.

“A partir daí, ela começa a ter uma retomada de consciência da sua história, da sua origem, do quanto o nome dela é bonito, do quanto a raiz ancestral, de toda a sua negritude é reconhecida através desse passeio que ela tem ao conhecer Dandara histórica”, explica a atriz.

Autor do texto que há dois está em cartaz e lota os teatros baianos, Antônio Marques revela que a montagem surgiu inicialmente como um texto adulto  e que a adaptação para o público infantojuvenil foi inspirada na sua sobrinha Júlia, criança preta e que atualmente mora em Belo Horizonte. “Infelizmente ela vai passar por esse processo de preconceito, de racismo. Quando fiz o texto, pensei em Júlia, e em outras crianças que continuam passando por isso”.

O autor explica que o espetáculo é um rio que segue o seu curso livremente. “Nada foi pensado. E o curioso desse espetáculo também é o quanto ele atrai público adulto. Talvez porque quando éramos crianças não tínhamos essa representatividade. Não tínhamos  atores negros fazendo personagens, contando a nossa história, e de uma forma bonita. A gente sempre está vendo o preto como empregado, como escravizado. Acho que esse é o grande barato do espetáculo, de a gente poder se ver em cena”, concluiu.

De criança pra criança – Ainda dentro da programação da Fliquinha, o público conheceu na manhã desta sexta-feira (18) o talento dos jovens autores Luiza Meireles, de 14 anos, e Rafael Andrade, 11 anos, que conversaram na roda literária “Cria Criança: autores desde a infância”, e que contou com mediação Juliana Medeiros.

Foto: Akin Akill

Num bate-papo descontraído, os dois autores mirins revelaram como começaram a escrever, as influências e inspirações, apresentaram suas obras mais recentes e falaram da importância de participarem dos espaços literários como uma forma de divulgação dos seus trabalhos.

Autor do livro “Viagem pelos prédios históricos de Feira de Santana com Rafael”, Rafael Andrade contou que tudo começou quando tinha por volta dos 8 anos e leu um livro paradidático da cidade que mora. Naquela época, ele lembra que passeava muito com os pais de bicicleta e que os prédios históricos chamavam sua atenção.

Rafael, que também é o ilustrador, pontua que a publicação é uma oportunidade das pessoas conhecerem a história dos prédios, visitarem e reconhecerem o patrimônio histórico de Feira de Santana, lembrando que a cidade já foi distrito de Cachoeira.

“Esse é o meu primeiro livro, mas já estou pensando em fazer mais um, porém ainda é segredo. O que eu posso dizer é que será sobre Feira de Santana. Adoro passear pelo centro da cidade com meus pais e isso é minha maior inspiração”, revela.

Na sua terceira edição, Luiza Meireles celebrou a presença de duas crianças ocupando um espaço na literatura e nas grandes festas literárias. “Decidi começar a escrever em 2018, quando o namorado de minha avó me perguntou o que eu queria ser quando crescer. Aí ele me falou que eu não precisava crescer para ser uma escritora, que eu poderia ser uma escritora mirim”.

Seguindo o conselho, Luiza pegou um caderno, um lápis e começou a escrever a própria história. “A partir daí, escrevi meu primeiro livro e não parei mais. Hoje tenho cinco livros publicados. Escrevo para crianças e eu falo muito das diferenças nos meus livros, porque todo mundo é diferente.

Ao ser perguntada sobre influenciar outros a começar a escrever, ela foi taxativa: “Se você quer ser um escritor ou uma escritora, você tem que ler muito. porque ler ajuda a criar, a ter uma memória melhor, além de permitir que você vivencie situações diferentes.  Então, eu acho que você tem que ser um leitor, tipo, você tem que ler sempre”.

FLICA – Na edição 2024 da FLICA, os principais espaços são a Tenda Paraguaçu, Fliquinha e Geração Flica, além da programação artística, dividida entre o Palco Raízes e o Palco dos Ritmos. Todos os espaços têm indicação etária livre e contam com acessibilidade, tradução em libras e audiodescrição. A curadoria da FLICA é formada por Calila das Mercês, Emília Nuñez, Deko Lipe e Linnoy Nonato. A Coordenação Geral é assinada por Vanessa Dantas, CEO da Fundação Hansen Bahia.

A 12ª FLICA é uma realização da Fundação Hansen Bahia (FHB), em parceria com a Prefeitura de Cachoeira, LDM (livraria oficial do evento), CNA NET (internet oficial do evento) e conta com o apoio da Bracell, ACELEN, Bahiagás, Governo do Estado da Bahia, através da Bahia Literária, ação da Fundação Pedro Calmon/Secretaria de Cultura e da Secretaria de Educação, Caixa e Governo.

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Teatro

Espetáculo Ele & Ela acontece no Teatro Martim Gonçalves sábado (1)

Ana Paula Nobre

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Foto: Divulgação
Com direção de Kayk Souza e texto inspirado na obra “Malcolm e Marie” de Sam Levinson, o espetáculo ‘Ele & Ela’ acontece neste sábado (1), às 19h, no Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA, no Canela. A entrada é gratuita, com ingressos distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão. Resultado do componente “Laboratório de Direção Teatral: A CENA FECHADA”, tem orientação de Gil Vicente Tavares e Luis Alonso-Aude.
A história se passa no relacionamento de um casal de artistas tensionado durante a madrugada após uma noite marcante para os dois. Um amor real, onde nem tudo é apenas preto e branco. Ódio & Amor. Ação & Reação. Afeto & Cobranças. Estrelado por Emille Barbosa e RAIO no elenco, a iluminação é de Ella Dias, cenografia de Silvio Pereira e conta com o apoio do Teatro Martim Gonçalves, Aê | Agência de Comunicação e Poppy Bazaar.

Foto: Divulgação

Serviço

O quê: Espetáculo Ele & Ela
Quando: Dia 1 de fevereiro (sábado), às 19h
Onde: Teatro Martim Gonçalves – Escola de Teatro da UFBA, no Canela
Quanto: Entrada gratuita (ingressos distribuídos na bilheteria do teatro uma hora antes da sessão)
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Teatro

Espetáculo Tartufo está em cartaz na Sala do Coro do TCA

Ana Paula Nobre

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Foto: Caio Lírio

Considerada uma das comédias mais célebres escritas pelo dramaturgo francês Molière, ‘Tartufo – O Impostor’ ganha montagem baiana e está em cartaz até o dia 1 de fevereiro, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA). O espetáculo acontece de quinta a domingo, às 20h, sendo que aos sábados há sessões duplas, às 17h e às 20h. Os ingressos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Realizada pela Companhia Os Argonautas, a montagem celebra os 25 anos de atuação do próprio grupo, que foi fundado em 1999, em Salvador. O projeto foi contemplado pelos editais da Lei Paulo Gustavo e tem apoio do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura.

Fiel ao texto clássico, mas com algumas adaptações ao momento contemporâneo, a peça retrata a hipocrisia moral e religiosa na figura da personagem-título. Tartufo, um falso religioso, consegue, com sua aparente fé e devoção, enganar Orgon, passando a viver em sua casa e a controlar a vida de toda a sua família. A partir daí, a trama se desenrola entre situações cômicas e desencontros amorosos, uma vez que Orgon deseja casar sua filha com Tartufo, mas os demais familiares irão desmascarar o impostor para tentar impedir o matrimônio. Entre as novidades da versão baiana está a inserção de músicas e de cenas ágeis em direta comunicação com a plateia, o que reforça o caráter popular da Commedia Dell’Arte e da obra de Molière.

Foto: Caio Lírio

O espetáculo também comemora os 30 anos de carreira de Marcelo Flores que, além de dirigir a peça, interpreta o próprio Tartufo. “Uma das coisas que nós, Os Argonautas, mais gostamos de fazer é adaptar e revitalizar obras clássicas. Nós apresentamos a estética original da obra, mas aproximando ela da realidade brasileira e dos dias de hoje, ainda que a essência do texto clássico seja, justamente, o seu caráter de atualidade que se perpetua no tempo”, explica Marcelo, um dos fundadores d’Os Argonautas. Para ele, a expectativa da estreia está diretamente relacionada ao clima de celebração, já que humor, alegria e crítica social são elementos fortemente presentes tanto em Molière quanto em Os Argonautas.

Outra fundadora da companhia de teatro e que também completa três décadas de ofício, Alethea Novaes lembra que Tartufo é o décimo espetáculo inédito realizado pelo grupo e tem um significado especial e oportuno. “A escolha de Tartufo tem bastante a ver com a temática, que traz reflexões bem-humoradas e dialoga muito com o tempo em que vivemos, além de ser uma dramaturgia deveras desenvolvida e perspicaz”, pontua Alethea. De fato, a versão baiana de Tartufo coloca em xeque a perigosa associação da religião com o poder, pauta que vem ganhando repercussão no debate público. Os chamados valores tradicionais da sociedade – família, moral, dinheiro e religião – são as cartas que Molière embaralha com astúcia em seu jogo engenhoso de crenças, paixões, golpes, mentiras e fé cega.

O projeto foi contemplado nos Editais da Paulo Gustavo Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura, via Lei Paulo Gustavo, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.

Serviço

O quê: Espetáculo Tartufo – O Impostor

Dias: 17 de janeiro a 01 de fevereiro [de quinta a domingo]
Horários: quintas, sextas e domingos às 20h e sábados às 17h e às 20h
Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Entrada: R$ 40,00 (inteira) e R$ 20,00 (meia)
Classificação indicativa: livre

 

 

 

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Teatro

Espetáculo “Candomblé da Barroquinha” estreia em Salvador

Ana Paula Nobre

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Foto: Letícia França - Labfoto

O espetáculo “Candomblé da Barroquinha” estreia no Espaço Cultural da Barroquinha no dia 24 de janeiro, pedindo licença para pisar em solo sagrado. Inédita, a montagem faz uma ode ao Candomblé Ketu, remontando suas origens, e celebra a história espiritual e cultural do povo negro diaspórico. Com direção de Thiago Romero, texto de Daniel Arcades e elenco potente, a temporada fica em cartaz de 25 de janeiro a 9 de fevereiro, em dias alternados. Os ingressos estão à venda no Sympla e custam R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia).

“Nosso povo merece conhecer a história das mãos que fizeram este país. A arte tem como um de seus compromissos reinventar universos, heróis e heroínas para seus apreciadores e assim estamos fazendo. Por mais que nos faltem dados, não nos falta a memória do corpo, a memória das vozes esquecidas e os documentos não-oficiais. Estamos aqui para contar uma história pouco conhecida e muito necessária para nossa população”, destaca o diretor Thiago Romero.

Uma homenagem respeitosa ao Candomblé Ketu, maior e mais popular nação do Candomblé no Brasil, o espetáculo traz à cena as vivências cotidianas de Marcelina, uma jovem abian, e da comunidade à sua volta. Apesar de ficcional, a obra é fundamentada a partir da pesquisa do diretor e do dramaturgo, e o enredo revisita o que se tem como umas das histórias sobre a origem do candomblé.

Foto: Letícia França – Labfoto

KETU

Em “Candomblé da Barroquinha”, o público conhece a história de três princesas africanas chegadas à Bahia na condição de escravizadas – Iyá Adetá, Iyá Kalá e Iyá Nassô -, personagens celebradas pela oralidade, que teriam fundado, na Bahia, no bairro da Barroquinha, o mais antigo templo de culto africano do país, tornando-se assim o símbolo de resistência, fora da África, dos reinos de Ketu e Oyó. Com sua sabedoria ancestral, elas criam uma das comunidades Jeje-Nagô mais importantes fora do território africano, reconstituindo na Bahia os locais sagrados destruídos pelo violento processo de colonização.

Realizado pela DAN Território de Criação, plataforma de criação artística multi-linguagem que completa cinco anos em 2025, o “Candomblé da Barroquinha” foi fomentado pelo programa FUNARTE Retomada 2023 – Teatro, Ministério da Cultural, Governo Federal. As apresentações acontecem, em janeiro, nos dias 25 (sessão acessível – intérprete de libras), 26, 30 e 31, às 19h; e em fevereiro, nos dias 1º e 8, com duas sessões acessíveis, às 16h e 19h, além dos dias 7 e 9, às 19h.

Serviço

O quê: Candomblé da Barroquinha
Temporada: 25 de janeiro a 9 de fevereiro
Sessões: 25/01 – 19h (sessão acessível – libras), 26/01, 30/01 e 31/01 – 19h | 01 e 08/02 – 16h e 19h (sessões acessíveis – libras), 06/02, 07/02 e 09/02 – 19h
Local: Espaço Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/ n – Barroquinha)
Ingressos: R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia)
Vendas: Sympla
Classificação indicativa: 14 anos

 

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