Connect with us

Música

Movimento PSICO Funk: Como Anda a Saúde da Música?

Ana Paula Nobre

Publicado

on

Banda Irmão Carlos e o Catado | Foto: Divulgação

A mostra “Movimento PSICO Funk: Como Está a Saúde Mental da Música?”, idealizada pelo artista, produtor musical e agitador cultural, Irmão Carlos Psicofunk, aborda questões fundamentais sobre a saúde mental de músicos e artistas. Especialmente no contexto da pandemia e pós-pandemia, serão promovidas reflexões sobre a intersecção entre arte e saúde mental através de uma experiência imersiva sonoro-visual que une diversas linguagens artísticas e tecnológicas.

A idéia do evento parte de canções inéditas de Irmão Carlos Psicofunk, que oferecem um olhar introspectivo sobre sua própria jornada, explorando temas como a relação com a vida, os afetos e o trabalho. Essa perspectiva também reflete a realidade de muitos profissionais da música, que enfrentam rápidas transformações no mercado, o surgimento de novas ferramentas e a mudança de comportamento do público. A dificuldade em acompanhar essas mudanças tem gerado sentimentos de angústia e desconforto, amplificados durante e após a pandemia de COVID-19.

Nos encontros, que ocorrem em outubro, novembro e dezembro, além de música e bate-papo, o público será imerso em outras formas de expressão, como artes visuais, poesia e moda sustentável, criando uma experiência multidimensional que vai além do palco. O evento acontece no Espaço Cultural Dona Neuza, no próximo Sábado, 02 de Novembro, a partir das 18h com pocket show de Heder Novaes e o tão esperado show de Irmão Carlos e o Catado em comemoração aos 20 anos da banda.

Além do momento musical, haverá uma roda de conversa, mediada por Irmão Carlos, com profissionais que compartilharão suas experiências e vivências em que utilizam a comunicação como principal ferramenta para abordar e orientar nas questões da saúde mental. A tradicional Feirinha, com produtos afrocentrados, merchan de bandas da cena alternativa, literatura e moda sustentável destaca artistas locais, fomentando a economia criativa.

Irmão Carlos | Foto: Divulgação

Sobre Irmão Carlos 

Irmão Carlos Psicofunk apresenta uma mistura única de black music, rock’n’roll e reflexões sobre vivências pessoais, questões existenciais e sociais. Com sua voz potente e estilo autêntico, o artista baiano aborda temas do cotidiano com doses de ironia, sempre buscando provocar reflexão e movimento no público.

SERVIÇO

Evento: Movimento PSICO Funk – “Como anda a saúde da música?”

Data: 2 de novembro (sábado)

Horário: A partir das 18h

Local: Espaço Cultural Dona Neuza

Endereço: Rua Jayme Sapolnik, no Marback (Setor 2), Salvador-BA

Atividades:

– Abertura: Pocket Show de Heder Novaes

– Show de Irmão Carlos e o Catado

– Roda de conversa sobre saúde mental com mediação de Irmão Carlos e profissionais de psicologia e comunicação.

– Feirinha de artesanato e merchandising de bandas

– Stand de Alimentação

Entrada: Mediante contribuição voluntária

Música

III Arraiá Reggae acontece de graça no Pelourinho com bandas e Djs

Jamile Menezes

Publicado

on

Arraiá Reggae

Nos dias 22, 23 e 24 de junho, das 18h às 23h, a Casa Cultural Reggae realiza a III Edição do Arraiá Reggae na Praça Jubiabá, Pelourinho. Com uma grade extensa, os amantes do gênero já terão uma alternativa para curtir o período junino na cidade. A festa é gratuita e terá vendas de comidas típicas.

Anfitriões tradicionais do Arraiá reggae, Kamaphew Tawa e a Banda Aspiral do Reggae vão guiar o evento, que contará ainda com: Jô Kallado e Banda, Banda Defensores da Natureza, Vivi Akwaba, Jahcaman e Banda Os Conscientes, Zion Sounds, Ronaldo Formigão e Banda Misturakaya e convidados.

O III Arraiá Reggae terá ainda Dj Akani, Dj Ras Peu e Dj Tau, que vão alimentar a line com sequências para animar o público regueiro fiel. A Praça Jubiabá será coberta, terá Espaço Kids com pula-pula e vendas típicas juninas.

 

SERVIÇO

O que: III Arraiá Reggae

Quando: 22, 23 e 24 de junho 2025

Onde: Casa Cultural Reggae (Praça Jubiabá, Pelourinho)

Quanto: Gratuito

 

PROGRAMAÇÃO

DIA 22/06

19h Dj Tau

20h Jo Kallado

21h Dj Akani

22h Kamaphew Tawa e banda Aspiral do Reggae

23h Encerramento

Dia 23/6

19h DJ Ras Peu

20h Defensores da Natureza

21h20 Jahcaman e banda Os Concientes

22h20 Dj Ras Peu

23:30 Encerramento

 

Dia 24/6

18h Zion Sounds

19h Vivi Akwaba

20h Kamaphew Tawa e banda Aspiral do Reggae

21h40 Ronaldo Formigão e banda Misturakaya

22h30 Encerramento

 

Continuar lendo

Música

Mamah Soares lança “Banho de Abô”

Iasmim Moreira

Publicado

on

Mamah

O cantor, compositor e multiartista baiano Mamah Soares lança nesta quinta-feira (13) o single “Banho de Abô”, que chega a todas as plataformas digitais como um convite sonoro à ancestralidade, à cura e à dança. A faixa, marcada pela fusão entre os toques sagrados do candomblé e as linguagens da música eletrônica, conta com participação especial do pernambucano Otto e produção de Caio Leite, com coprodução do próprio Mamah.

Com mais de 25 anos de carreira, Mamah é reconhecido por sua atuação junto a nomes como Carlinhos Brown, BaianaSystem, Xênia França, Gloria Groove e até o canadense Shawn Mendes. Em “Banho de Abô”, o artista reafirma seu compromisso com a musicalidade afro-brasileira, reverenciando os orixás e a sabedoria das folhas sagradas, em especial Ossãe e Xangô — forças evocadas nos banhos de abô, rituais de purificação e proteção no candomblé.

O single mistura o ritmo do ijexá, popularizado na música brasileira por Gilberto Gil e João Donato, com cantos em iorubá e português, percussões tradicionais — como agogô, surdo virado e xequerê — e beats eletrônicos sutis. A sonoridade ainda é atravessada por elementos afro-cubanos, como os timbales, criando um som que reverencia o passado enquanto se abre ao presente.

“Essa música é uma oferenda sonora. Um chamado à memória ancestral e à cura do corpo e da alma”, define Mamah, que assina a composição ao lado de Ney Cardoso, músico do grupo Aguidavi do Jêje, referência na cena percussiva afro-baiana. Ney também contribuiu com a pesquisa e o aprofundamento nos significados das folhas e no uso do iorubá, idioma da África Ocidental que reforça o elo entre música, espiritualidade e identidade negra.

Lançado pelo selo Kaxambu Records, “Banho de Abô” reafirma o tambor como tecnologia ancestral, que segue pulsando mesmo nas pistas contemporâneas. “Com esse som, eu quero que as pessoas sintam o poder do tambor e da palavra como instrumentos de cura. É tradição e futuro caminhando juntos”, conclui Mamah.

Ouça “Banho de Abô”  nas plataformas digitais.
Mais informações: @mamahsoares

Foto: José de Holanda

Continuar lendo

Música

Varanda Quabales traz block parties para o Nordeste de Amaralina

Iasmim Moreira

Publicado

on

Quabales

Nesta sexta-feira (13 de junho), o Nordeste de Amaralina será palco de mais uma edição do Varanda Quabales, evento gratuito que transforma a rua em frente ao Centro Cultural Quabales (Rua Aurelino Silva, 385) em um verdadeiro palco a céu aberto. A programação começa a partir das 17h e segue até as 22h, reunindo shows, discotecagem e uma  jam session com artistas da cena instrumental baiana.

A noite começa com apresentação de Ragin Morais, conhecido como um dos vocalistas da Quabales Banda, que se apresenta em versão intimista de voz e violão. Em seguida, o público confere o show solo de OKINGBASS, com destaque para o groove do contrabaixo. Na sequência, os DJs Bennett, Sista Kátia e Una assumem a entrada da Quabales Banda, às 19h30.

Encerrando a programação, uma jam session reúne músicos da banda Quabales com instrumentistas da cena de jazz de Salvador, promovendo um intercâmbio criativo e espontâneo. O público também poderá participar do open mic, com microfone aberto para cantores, MCs e outros artistas interessados em se expressar.

Idealizado pelo músico Marivaldo dos Santos — multi-instrumentista baiano radicado entre Salvador e Nova York — em parceria com a produtora Fernanda Mello, o evento propõe uma experiência multissensorial inspirada no conceito de block party, festas de rua populares em bairros nova-iorquinos.

“A Quabales Banda traz para a rua energia contagiante e músicas autorais, citações e releituras de grandes sucessos”, destaca Marivaldo. “É um movimento cultural que leva o público a diferentes emoções e promove conexões entre artistas e comunidade”, complementa Fernanda.

SERVIÇO

Evento: Varanda Quabales
Data: 13 de junho de 2025 (sexta-feira)
Horário: Das 17h às 22h
Local: Rua Aurelino Silva, 385 – Nordeste de Amaralina, Salvador (BA)
Entrada: Gratuita

Foto: Rafael Paixao

Continuar lendo

EM ALTA