Connect with us

AfroEmpreendedorismo

3ª edição do Empreender Ayala acontece na Sede do Ilê Aiyê

Ana Paula Nobre

Published

on

Letícia Sotero | Foto: Everton Carvalho

A 3ª edição do Empreender Ayala, evento realizado pelo Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, acontece na Sede do Ilê Aiyê, na Senzala do Barro Preto, Curuzu, entre os dias 13 e 15 de dezembro (sexta-feira a domingo), para fomentar o empreendedorismo negro através de oficinas e atividades com profissionais de diversas áreas. Entre eles está Letícia Sotero, sócia-diretora da agência Asminas Conteúdo Digital, que vai conduzir uma oficina no dia 13 (sexta-feira), às 15h, com o tema “Impacto e Desafios na Era Digital: O Papel dos Criadores de Conteúdo nas Estratégias das Marcas”. A imersão é gratuita e para participar é preciso fazer a inscrição através do formulário aqui.

Letícia, que é comunicadora e estrategista, discutirá com os participantes de que forma o trabalho dos criadores de conteúdo impactam nas estratégias das marcas, assim como apresentar os principais desafios presentes atualmente no ambiente digital e os impactos gerados. “Conhecimento bom é aquele que se compartilha. Para mim, é extremamente gratificante dividir o que venho realizando com Asminas, sobretudo com pessoas negras e nesse projeto que atuamos como parceiros ajudando a fazer acontecer junto. Levar informação para os nossos é algo que a agência tem como prioridade”, destaca Letícia.

Valéria Lima | Foto: Maiara Cerqueira

Nomes como Dete Lima, estilista do Ilê Aiyê, a economista Karina Dórea e a administradora Luciana Buck compõem a programação do projeto que conta com o apoio da BrazilFoundation, através do Fundo de Empreendedorismo Negro, que fundamenta OSCs aceleradoras de empreendimentos de pessoas negras; da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi), do Governo do Estado da Bahia; da Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), da Prefeitura de Salvador e da agência Asminas Conteúdo Digital.

Programação completa 

13/12/2024 – 14h30

Abertura Empreender Ayala – Valéria Lima

Valéria Lima é Jornalista e Mestre em Estudos Étnicos e Africanos. Nasceu no bairro do Curuzu, um dos bairros mais negros da capital baiana. É idealizadora e Diretora-executiva do Instituto da Mulher Negra Mãe Hilda Jitolu, editora-chefe do Portal Correio Nagô e Diretora de Comunicação do Instituto Mídia Étnica.

15h

Oficina Impacto e Desafios na Era Digital: O Papel dos Criadores de Conteúdo nas Estratégias das Marcas, com Letícia Sotero

Letícia Sotero

16h30

Oficina de Turbante, Dete Lima

Dete Lima, nascida no Curuzu, no Terreiro Kwê Acé Jitolu, filha biológica de Mãe Hilda Jitolu, começou sua arte no terreiro da sua mãe, e ganhou destaque no Ilê Aiyê, onde atua até os dias atuais, e é responsável por toda estética do Bloco. Além disso, Dete trabalha com painéis e bonecas de orixás, com amarrações, turbantes e tranças. Tem seu ateliê situado no Curuzu, onde desenvolve sua arte.

14/12/2024 – 9h

A importância do Planejamento Financeiro para o Empreendedorismo Feminino, com Karina Dórea

Economista, Planejadora Financeira e Especialista em Investimentos. Membro do Coletivo Caixa Preta – Caixa Econômica.

10h40

Quero empreender, e agora?, com Luciana Buck

Luciana Buck é administradora (UFBA), mestre em estratégia empresarial (Unifacs), mérito acadêmico no Business Strategy and Marketing Management na CUOA Business School (Itália), Master Player formação Prospecta e multiplicadora do Instituto Libertas. Professora universitária a 16 anos, empreendedora desde os 21 anos, acumula também experiência como executiva de grupos nacionais.

14h

Oficina de Realezas, Alice Rodrigues

“Multiartista”, formada em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda (UCSAL), Licenciatura em Dança – (UFBA) e Técnica em Dança  (Funceb). Fotógrafa e artista da dança, hoje abraça a Direção de Fotografia como motivação para se aprofundar no cinema. Atuou como Diretora de Fotografia da série “”OWÈ- Um papo entre gerações de Suellen Massena (2022); Diretora de Fotografia, Roteirista e Montadora do filme de dança “Coração” da Reforma Cia de Dança (2022); Diretora de Fotografia do filme “TUMARACÁ” do diretor Icaro Ramos (2021); Selecionada para compor o Laboratório Afrofuturista de Narrativas Cinematográficas do Gato Mídia;

15h30

Oficina de Dança Afro, com Daiana Ribeiro

Mulher negra, soteropolitana, empreendedora, persistente e sempre corre atrás  dos seus sonhos.

Começou a dançar profissionalmente aos 18 anos, passando por alguns  Escolas de Dança como: Ballet Cultural de Origens Africanas (2000 a 2010);

Fundação Balé Folclórico  da Bahia- Curso de formação em dança  do Balé Folclórico  da Bahia (2009-2010).

Tornando-se Deusa do Ébano do Ilê Aiyê em 2013 (passando a fazer parte do quadro de educadores da instituição no ano de 2017 e vem atuando com arte educadora  em vários  projetos sociais como Blocos Afros na Comunidade, Ilê Aiyê  In Maricá, Band’Erê e Convivendo & Aprendendo (atuando no período de 2022 a 2023).

16h30

Apresentação cultural – Band’Erê

A Band’Erê é uma tecnologia social do Ilê Aiyê que, desde 1992, forma crianças e jovens de 8 a 17 anos para a vida, com educação antirracista e valorização da cultura negra. O programa vai além da arte e música, promovendo cidadania e inclusão política, econômica e social.

15/12/2024 – 13h

Vivência: Aromaterapia para o Empoderamento de Mulheres Negras, Tamires Kamini

Mãe de 2 e baiana, Kamini é especialista em aromaterapia e herbalismo natural, com 14 anos de experiência. Seu propósito é proporcionar conexão profunda entre mulheres e plantas através de óleos essenciais, resgatando práticas ancestrais de cura. Como alquimista natural, cria produtos aromaterapêuticos e incensos naturais para promover equilíbrio, saúde e bem estar.

15h

Apresentação Cultural – Samba de Pretas

Samba de Pretas é um grupo musical que leva no seu nome a ancestralidade e força das mulheres pretas. Formada em julho de 2022 através de um samba de mesa convocado pelo antigo Bar das Pretas, reúne jovens mulheres pretas com a música como caminho. Desde sua primeira formação a banda conta com um repertório que mescla o samba de roda, o pagode, o samba raiz e releituras de músicas da MPB trazendo uma roupagem original que passa pelo samba e outros gêneros musicais ancestrais, como o ijexá.

Em seu um ano de formação, a banda conta com participações em programas de televisão e rádio, como o Mosaico baiano e a Band Mulher, em eventos artísticos, como o Casa mulher com a palavras, além de apresentações semanais em bares, praças e eventos da cidade de Salvador.

Na sua atual formação conta com as percussionistas Dara Aragão, Juli Oliveira, Theo Morena,  e Jaque Cruz, com a violonista Mel Sacramento, a cavaquinista e bandolinista Zhaylla Gois e com a cantora Maria Fernanda Cardoso.

Serviço

O quê:“3ª edição do Empreender Ayala

Quando: De 13 a 15 de dezembro (sexta-feira a domingo)

Onde: Senzala do Barro Preto – Rua Curuzu, 228, Curuzu (Sede do Ilê Aiyê)

Inscrições no link

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

AfroEmpreendedorismo

Expo Afro reúne afroempreendedoras no Centro de Salvador

Kelly Bouéres

Published

on

EXPO AFRO 2024.4
Bahia Outlet Center

De 05 a 07 de dezembro, ações voltadas aos afroempreendedores ganham destaque no Memorial das Baianas, na Praça da Cruz Caída, durante a 2ª Expo Afro. A iniciativa, realizada pela Rede Mundial de Empreendedorismo Étnico Afro (Rede EMUNDE) em parceria com o Sebrae Bahia e a Associação Nacional das Baianas de Acarajé (ABAM), fortalece o empreendedorismo negro e evidencia o potencial criativo, econômico e cultural de afroempreendedoras baianas.

Aberto ao público, o evento reúne expositoras dos segmentos de moda, saúde, beleza, bem-estar, artes, música, gastronomia e negócios de matriz africana.

A programação inclui palestras, oficinas, rodas de conversa e desfiles de moda afro, em um ambiente pensado para circulação de saberes, conexões e oportunidades.

A feira marca também a proposta de criação do Hub Afro, um espaço permanente de fortalecimento do afroempreendedorismo, voltado à capacitação, inovação, acesso a crédito e ampliação de mercados — uma articulação estruturante da Rede EMUNDE para apoiar empreendedores e empreendedoras negras no estado.

A primeira edição da Expo Afro aconteceu em novembro de 2024, na Cidade Baixa, e reuniu público em atividades formativas, espaço de vendas e passarela de moda afro. Para 2025, a expectativa é fortalecer a cadeia produtiva, ampliar parcerias e aumentar a circulação de recursos entre as participantes.

Além do Sebrae Bahia, apoiam a segunda edição da Expo Afro o Governo do Estado, Instituto Inovação e Sustentabilidade, Agô Empreende, Cative Públicos Estratégicos, Laize Mercês – Empreendedorismo Digital e Africanidade Afromeji.

SERVIÇO:

2ª Edição da Expo Afro
05 a 07 de dezembro de 2025
10h às 19h
Memorial das Baianas de Acarajé – Praça da Cruz Caída, Salvador/BA
Entrada gratuita

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Negros 50+ já são 31,5% dos afroempreendedores no Brasil

Kelly Bouéres

Published

on

Kátia Fabiana da Silva
Isabelle Freire

Aos 50 anos, Andreia Fernandes decidiu transformar uma experiência de discriminação em impulso para mudar de vida. Após ser ignorada durante uma reunião de trabalho no setor elétrico, buscou capacitação no Senai e mergulhou em uma nova carreira. Hoje, é empresária da área de energia solar, instrutora e idealizadora do projeto Mulheres Trabalhando no Telhado, que incentiva mulheres em situação de vulnerabilidade a ocuparem espaços na área elétrica.

Andreia faz parte dos 31,5% dos negros 50+ que são donos de negócios entre os 16 milhões de afroempreendedores brasileiros, segundo dados do Sebrae. Sua trajetória reflete um movimento crescente de pessoas maduras que reinventam suas carreiras por meio da educação e do empreendedorismo.

Ao lado do marido, Andreia comanda a RF Energi Solar, em São Paulo, empresa especializada na instalação de placas solares. Para ampliar seus conhecimentos e impulsionar o negócio, ela participou do programa Salto Aceleradora, iniciativa do Salto Inclusão Produtiva, que oferece capacitação gratuita a micro e pequenas empreendedoras com aulas, mentorias e redes de apoio.

“O programa foi um marco na minha história. Expulsei a impostora da minha mente e comecei a acelerar minha carreira. Hoje me sinto confiante pessoal e profissionalmente. Elaborei metas para alcançar meus objetivos e estou conquistando cada uma delas”, celebra.

Desde que concluiu o curso, Andreia expandiu seus horizontes: além de empresária, tornou-se instrutora do Senai Cambuci, conselheira de Meio Ambiente da Subprefeitura da Casa Verde e Embaixadora pelo Clima na Secretaria de Mudanças Climáticas de São Paulo.

O Salto Aceleradora é reconhecido como a maior formação empreendedora gratuita do Brasil, com mais de 10.600 empreendedores impactados em oito anos. O projeto atua em estados como São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Amazonas e Mato Grosso, e deu origem à empresa Salto Inclusão Produtiva, referência em formação e aceleração de negócios com foco em mulheres negras, refugiados e territórios periféricos.

“Muito se fala sobre jovens empreendendo, mas existe uma geração que está reescrevendo sua história. Fomentar o desenvolvimento de empreendedoras negras é uma questão de justiça econômica e inteligência social. Quando elas têm acesso a redes e formação, o retorno é exponencial, não apenas para seus negócios, mas para suas comunidades”, afirma Camila Oliveira, gestora do Salto Inclusão Produtiva.

Ao longo de quase uma década, o Salto estabeleceu parcerias com mais de 30 grandes empresas e instituições, consolidando-se como uma das principais plataformas de impacto produtivo do país.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

AJE Bahia realiza VI Vozes do Afroempreendedorismo

Jamile Menezes

Published

on

AJE Bahia Vidal

O Vozes do Afroempreendedorismo, realizado pela AJE Bahia, chega a sua 6ª edição no dia 12 de novembro, propondo diálogo, formação e conexão entre empreendedores negros, lideranças sociais, criadores e agentes de inovação da Bahia e do Brasil. Com o tema “Afroempreender para Transformar: Potências Negras, Futuros Possíveis”, o evento acontece no auditório do Sebrae Bahia, localizado no bairro Costa Azul, em Salvador.

O Vozes 2025 propõe uma reflexão sobre o afroempreendedorismo como força criadora de novas realidades. A proposta é destacar o papel de empreendedores e empreendedoras negras na transformação de mercados, na geração de impacto social e no fortalecimento de uma economia mais inclusiva e representativa.

“O Vozes nasceu como um espaço de visibilidade e fortalecimento do protagonismo negro nos negócios. Em 2025, queremos reafirmar que afroempreender é criar caminhos próprios e coletivos, transformando ideias em impacto real”, destaca Jaqueline Oliveira, presidente da AJE Bahia e fundadora do Vozes.

Entre os palestrantes confirmados está Douglas Vidal, fundador da conferência nacional Future in Black, referência no debate sobre inovação, tecnologia e diversidade.

A programação acontece das 17h às 21h30 e contará com palestra magna, painéis, talks, estandes da Feira Preta e o tradicional Prêmio Mário Nelson de Carvalho, que homenageia quatro personalidades negras — duas mulheres e dois homens — por suas contribuições pela transformação social, cultural e econômica do país.

Também haverá sorteios de brindes, oferecidos por marcas parceiras.

Eixos

Entre os eixos que nortearão os debates estão: inovação e tecnologia afrocentrada, finanças e sustentabilidade econômica, economia criativa e narrativas negras, liderança e impacto social, e políticas públicas e ecossistema de apoio ao afroempreendedorismo.

O evento é gratuito, e as inscrições podem ser realizadas pela plataforma Sympla.

Serviço:

Vozes do Afroempreendedorismo 2025
Data: 12 de novembro de 2025
Horário: 17h às 21h30
Local: Auditório do Sebrae Bahia – Costa Azul, Salvador
Ingressos: Gratuitos (disponíveis pelo Sympla)
Redes oficiais: @ajebahia

Continue Reading

EM ALTA