Connect with us

Políticas

Workshop SASA promove conexões nas Artes e Humanidades

Ana Paula Nobre

Published

on

Foto: Divulgação

O ‘SASA Workshop – Construindo Conexões e Confluências’ chega a Salvador no dia 18 de dezembro (quarta-feira), das 9h às 18h, no Teatro Rubi, no Wish Hotel da Bahia. O evento promete marcar a agenda das Artes e Humanidades e reunirá vozes influentes de três países – Brasil, Malásia e Reino Unido – para debater temas globais que afetam diretamente a sociedade, como direitos das mulheres e meninas, conflitos e pós-conflitos, escravidão moderna e humanidades ambientais.

O encontro, que reúne países de três continentes diferentes, busca fomentar parcerias equitativas, moldar estratégias inovadoras e gerar impactos duradouros. Durante o workshop, serão exploradas estratégias colaborativas a fim de contornar desafios, documentando realidades locais e criando bases para ações futuras. Desenhado como um espaço de troca e construção coletiva, vai agrupar aproximadamente 70 pessoas, incluindo pesquisadores, representantes governamentais e de organizações não governamentais, líderes comunitários e artistas, que vão compartilhar suas experiências e perspectivas.

A proposta central do SASA Workshop é mobilizar saberes locais e internacionais, fortalecendo uma rede global de colaboração que valorize a diversidade cultural e as demandas regionais, com o propósito de fomentar diálogos e influenciar agendas de pesquisa e oportunidades de financiamento. A ideia é criar iniciativas para se discutir novas perspectivas tanto para o âmbito da pesquisa, quanto para os territórios e pessoas ligadas aos tópicos debatidos.

Uma iniciativa de impacto global

O SASA Workshop, sigla em inglês para South America and SouthEast Asia (América do Sul e Sudeste da Ásia), é uma aliança estratégica liderada por instituições de renome internacional e nacional: Keele University (Reino Unido), instituição proponente do projeto, Arts and Humanities Research Council (AHRC)- Conselho de Pesquisa de Artes e Humanidades, financiador do encontro e Universidade de Brasília (UnB), instituição parceira brasileira

A Keele University é uma universidade pública do Reino Unido, que oferece diversos cursos de graduação e pós-graduação. A Keele se destaca por manter diversos programas e projetos de pesquisa internacionais, estabelecendo parcerias com universidades de diversos países, dentre eles, o Brasil. A Keele University é a instituição proponente do SASA, através dos professores Prof. Dra. Mariangela Palladino e Prof. Dr. Santiago Abel Amietta, co-líderes do projeto.

O Arts and Humanities Research Council (AHRC) é um conselho público de pesquisa do Reino Unido, o qual apoia e financia pesquisas e estudos nas áreas de Artes e Humanidades. O AHRC é a instituição financiadora do SASA, garantindo suporte e viabilidade para a execução do projeto e do SASA Workshop.

A Universidade de Brasília (UnB) é a universidade federal brasileira que atua como instituição parceira do SASA no Brasil. Essa parceria acontece através da participação e co-liderança do Prof. Dr. Douglas Pinheiro.

A coordenação do Projeto SASA em Salvador está a cargo da Gameleira Artes Integradas, reconhecida por unir arte, saúde e saberes locais em projetos inovadores. A administração geral é da Bicho do Mato, associação baiana com vasta experiência em iniciativas socioambientais e educativas.

O workshop

O evento, com duração de um dia, será um marco para conectar especialistas e organizações das áreas de pesquisa, sociedade civil e indústria criativa. Ele será estruturado a partir de debates temáticos – grupos de trabalho (GT’s)-  que pretendem fomentar novas perspectivas e delinear soluções concretas para os desafios identificados.

Os GTs terão dinâmica colaborativa, tendo a participação conjunta de todos os presentes, não possuindo um palestrante. Há um mediador por sala, garantindo  que todas as vozes tenham vez na construção do grupo.

Organizado em três eixos temáticos, o evento será conduzido por grupos de trabalho que promovem discussões profundas e enriquecedoras:

Proteção de Mulheres e Meninas: Esse eixo discute os desafios para garantir a proteção e os direitos de meninas e mulheres no contexto brasileiro, incluindo: prevenção e combate à violência de gênero, acesso à educação, desafios da maternidade e do trabalho de cuidado, sub-representação política, desigualdade econômica, bem como o empoderamento e a promoção da autonomia feminina, abordando políticas e práticas que possam fortalecer essas ações.

Conflitos/Pós-Conflitos e Proteção Humanitária: reflete a necessidade de compreender esses fenômenos a partir das realidades locais, trazendo à tona as vivências e estratégias de resistência de populações e comunidades impactadas. O GT analisa as complexidades dos contextos de conflito e pós-conflito, focando em questões de proteção humanitária, direitos humanos e o enfrentamento à escravidão moderna.

Humanidades Ambientais: Propor diálogos sobre práticas ecológicas que integrem múltiplos saberes acerca da valorização de recursos naturais. Destaca-se o papel da cultura e das humanidades na busca por soluções que respeitem a relação intrínseca entre comunidades e ambiente. A abordagem reforça a ideia de que o enfrentamento da crise climática precisa ser cultural, ambiental e humano, garantindo que a preservação esteja alinhada às realidades sociais e às identidades locais.

Por que cobrir este evento?

O SASA Workshop oferece uma oportunidade única de acompanhar discussões inovadoras, conectando Salvador a um circuito global de ideias transformadoras. O evento busca não apenas levantar questões cruciais, mas propor soluções práticas que possam influenciar políticas públicas e modelos de financiamento inclusivos. Um palco para histórias humanas, impacto cultural e novas perspectivas.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Políticas

Projeto do Nordeste de Amaralina é finalista do Periferia Viva

Kelly Bouéres

Published

on

Divulgação

A iniciativa “Ação de Prevenção às Violências no Complexo do Nordeste de Amaralina”, desenvolvida pelo Coletivo LGBTQIAPN+ Laleska d’Capri, foi selecionada como finalista do Prêmio Periferia Viva 2025, promovido pela Plataforma Nós Periféricos, do Governo Federal. O projeto está entre mais de 2.500 iniciativas inscritas em todo o país.

A partir desta terça-feira, 25 de novembro, às 18h (horário de Brasília), começa a etapa de votação popular, que definirá as 30 iniciativas mais votadas para a próxima fase do prêmio. A participação é aberta ao público e cada pessoa pode votar uma única vez, utilizando CPF.

Para votar, basta acessar o site da plataforma aqui, realizar login e selecionar a opção “Votar na minha favorita”. Em seguida, o público deve buscar pela iniciativa “Ação de Prevenção às Violências no Complexo do Nordeste de Amaralina”.

Continue Reading

Políticas

Setur-BA amplia ações de turismo em aldeias indígenas

Kelly Bouéres

Published

on

Setur-BA reforça ações para incremento do turismo comunitário em territórios indígenas
Laís Rocha

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) reforçou as ações para o fortalecimento do turismo comunitário em territórios indígenas durante a 7ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), realizado na área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. O evento, promovido pelo Movimento Unido dos Povos e Organizações Indígenas da Bahia (Mupoiba), aconteceu de 2 a 6 de novembro e reuniu mais de dois mil indígenas de 55 municípios, com o tema “Clima e Território: duas lutas, um direito”.

Equipes da Setur-BA se reuniram com lideranças de diversas etnias para ouvir demandas e identificar novas oportunidades de roteiros turísticos em aldeias com potencial de visitação, especialmente na Costa do Descobrimento.

“O turismo de base comunitária tem uma atenção especial da nossa secretaria, que acompanha de perto o trabalho desenvolvido nas aldeias. No acampamento, ouvimos novas demandas dos indígenas, para reforçar as ações de incremento desse segmento turístico tão rico no estado, com a previsão de criação de novos roteiros”, afirmou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar.

A superintendente de Políticas para os Povos Indígenas da Bahia, Patrícia Pataxó, destacou o avanço das discussões no evento. “Este ano, tivemos o maior ATL da história, que discutiu avanços para os povos originários, incluindo o fortalecimento do turismo em comunidades indígenas, promovido pela Setur-BA, como na Reserva da Jaqueira, em Porto Seguro, que é um exemplo para o Brasil, recebendo turistas do mundo inteiro. Um trabalho que é feito respeitando a cultura e a diversidade das aldeias.”

O Governo do Estado apoiou o evento e anunciou R$ 500 milhões em investimentos voltados a serviços essenciais para os povos originários.

SERVIÇO:

 7ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL) – ações de turismo comunitário da Setur-BA
2 a 6 de novembro de 2025
Área verde da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Salvador – BA
Realização: Mupoiba, com apoio do Governo do Estado da Bahia
Contato: www.setur.ba.gov.br

Continue Reading

Cultura

Festival Nosso Futuro celebra trocas entre Brasil, França e África

Kelly Bouéres

Published

on

Festival Nosso Futuro reúne artistas e gestores do Brasil, França e África em Salvador
Victor Fernandez

Salvador recebe até 8 de novembro o Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, que reúne mais de 300 jovens, artistas e gestores dos três continentes. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra Margareth Menezes.

“A nova casa do mundo africano está sendo criada peça por peça, degrau por degrau, para mudar as coisas nesse triângulo para melhor”, afirmou Macron.

A noite contou com shows de Carlinhos Brown e Orkestra Rumpilezz, além das participações de Lazzo Matumbi, Senny Câmara e Larissa Luz.

Pela manhã, o Encontro Técnico de Prefeitos e Autoridades reuniu gestores da França, África e Brasil no Arquivo Público Municipal.

“Nossa meta é ir além do intercâmbio de ideias, com planos claros e ações concretas de cooperação”, disse Nathália Peixoto, da Prefeitura de Salvador.

A programação segue com debates, palestras e atividades que destacam conexões culturais entre Salvador, Paris e cidades africanas.

SERVIÇO
Festival Nosso Futuro – Brasil-França: Diálogos com a África
5 a 8 de novembro de 2025
Salvador, Bahia
Mais informações: www.francabrasil2025.com

Continue Reading

EM ALTA