Connect with us

Cultura

Caminhada do Pelô ao Bonfim homenageia Clarindo Silva

Jamile Menezes

Published

on

Clarindo Silva comemora 82 anos com show na Cantina da Lua

A Caminhada da Amizade, criada em 1986, reunirá lideranças do movimento negro baiano nesta sexta-feira (20), com saída às 7h do Pelourinho em direção à Colina Sagrada. A edição deste ano homenageia Clarindo Silva, fundador do Restaurante Cantina da Lua e leva o tema “Claro que é Clarindo”.

O evento propõe levar mais de 100 pessoas vestidas de branco até a Igreja do Senhor do Bonfim, reafirmando os laços de amizade e harmonia, agradecendo pela vida e pedindo saúde, paz e prosperidade para os próximos anos.

Os participantes usarão blazer e camisa branca, desenhados e confeccionados pelo designer Alberto Pita. A concentração está marcada para as 7h, no Restaurante Negros Bar, onde será servido um café da manhã. Entre os presentes estarão figuras como Vovô do Ilê, Zé Sérgio Gabrielli, Coió, Sílvia Rita, Ângela Guimarães, Alberto Pita, professor Sérgio Guerra, Albino Apolinário, Arizinho, Napoleão, Vadinho França, Jorge Washington, Dode Só, dentre outras personalidades.

Mestre Calá!

Clarindo Silva, jornalista, escritor, poeta, compositor e agitador cultural, é o verdadeiro guardião do Pelourinho, referência cultural do Centro Histórico de Salvador. Empreendedor, proprietário da Cantina da Lua, reduto boêmio de resistência da Cultura Negra na cidade, que já recebeu grandes artistas em sua história.

Serviço:
O que: Caminhada da Amizade
Quando: 20 de dezembro (sexta-feira)
Saída: Negros Bar Pelourinho (ao lado da Deltur)
Horário: 7h

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Cultura

“Menino Mandela” e oficina teatral são atrações na CAIXA Cultural

Kelly Bouéres

Published

on

“Menino Mandela” e oficina teatral são atrações na CAIXA Cultural
Renato Mangolin

O público baiano poderá conferir, neste fim de semana, o premiado musical “Menino Mandela”, em cartaz sábado (8) e domingo (9), às 15h e 17h, na CAIXA Cultural Salvador. A montagem conta de forma lúdica a infância de Nelson Mandela, com músicas originais, danças africanas e bonecos.

Ainda no sábado, às 9h30, o diretor e idealizador da peça, Arlindo Lopes, conduz a oficina gratuita “Artista na Criação e Produção”, voltada a artistas, estudantes e profissionais da cultura.

Com cinco prêmios do Centro Brasileiro de Teatro para a Infância e Juventude (CBTIJ), “Menino Mandela” mostra o menino Rolihlahla, nome de nascimento de Mandela, e as experiências que moldaram sua visão de mundo.

“Mandela sempre foi uma das pessoas mais inspiradoras que passaram por essa existência. O teatro infantil forma adultos mais conscientes da diversidade”, afirma Arlindo Lopes.

O musical tem texto de Ricardo Gomes e Mariana Jaspe, direção musical de Wladimir Pinheiro e elenco formado por Peter, Aline Valentim, Ella Fernandes, Vanessa Pascale e o próprio Wladimir.

A oficina de Arlindo Lopes propõe uma reflexão sobre o papel do artista na criação e na produção, apresentando ferramentas para desenvolver projetos culturais viáveis e conectados com o público.

SERVIÇO:

Musical infantojuvenil “Menino Mandela”
CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57, Centro (estacionamento gratuito)
8 e 9 de novembro (sábado e domingo)
15h e 17h
R$ 30 (inteira) / R$ 15 (meia)Sympla
Sessão acessível (sábado, 15h): Libras e audiodescrição
Classificação livre
Informações: (71) 3421-4200 | @caixaculturalsalvador

Oficina “Artista na Criação e Produção” – Arlindo Lopes
Teatro da CAIXA Cultural Salvador
8 de novembro (sábado)
9h30 às 12h30
Inscrições gratuitas: caixacultural.gov.br
Classificação: a partir de 16 anos

Continue Reading

Cultura

Festival Nosso Futuro celebra trocas entre Brasil, França e África

Kelly Bouéres

Published

on

Festival Nosso Futuro reúne artistas e gestores do Brasil, França e África em Salvador
Victor Fernandez

Salvador recebe até 8 de novembro o Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, que reúne mais de 300 jovens, artistas e gestores dos três continentes. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra Margareth Menezes.

“A nova casa do mundo africano está sendo criada peça por peça, degrau por degrau, para mudar as coisas nesse triângulo para melhor”, afirmou Macron.

A noite contou com shows de Carlinhos Brown e Orkestra Rumpilezz, além das participações de Lazzo Matumbi, Senny Câmara e Larissa Luz.

Pela manhã, o Encontro Técnico de Prefeitos e Autoridades reuniu gestores da França, África e Brasil no Arquivo Público Municipal.

“Nossa meta é ir além do intercâmbio de ideias, com planos claros e ações concretas de cooperação”, disse Nathália Peixoto, da Prefeitura de Salvador.

A programação segue com debates, palestras e atividades que destacam conexões culturais entre Salvador, Paris e cidades africanas.

SERVIÇO
Festival Nosso Futuro – Brasil-França: Diálogos com a África
5 a 8 de novembro de 2025
Salvador, Bahia
Mais informações: www.francabrasil2025.com

Continue Reading

Cultura

Aidil Moreira, a Negra Ginga, será homenageada no Pelô

Jamile Menezes

Published

on

Negra Ginga

No dia 15 de novembro, a trajetória e o legado de Aidil Moreira de Jesus, a eterna Negra Ginga ocupará o Largo Tereza Batista, no Pelourinho. Símbolo da culinária, da dança e da resistência das mulheres negras baianas em Salvador, Aidil terá uma celebração denominada “Homenagem a Negra Ginga”, com samba, ancestralidade e gastronomia afro-brasileira.

Nascida no bairro da Liberdade, Ginga  percorreu as ruas do bairro e do Pelourinho, se destacando como quituteira/culinarista e dançarina. Uma das grandes referências da cultura afro-baiana em Salvador, foi Deusa do Ébano do Ilê Aiyê em 1984, integrou o Balé Folclórico da Bahia e o grupo de dança do SESC. Desde 2009, a Negra Ginga realiza sua tradicional feijoada pelas ruas do Centro Histórico, reunido familiares, amigos, artistas e admiradores em torno da fé, da comida e da cultura que ela tem semeado.

Na Homenagem a Negra Ginga estão confirmadas as seguintes atrações: Grupo Bambeia, Romilson Pretão | Partido Popular e Orisun Agbárà, com participações especiais de Fabrícia Amaral, Josiane Climaco e Tiagão. A entrada é gratuita e Negra Ginga, guardiã da culinária ancestral, irá vender Feijoada Tradicional Baiana, Feijoada Carioca e Dobradinha.

Toda renda será revertida para a manutenção artística e subsistência de Ginga e família.

Esta homenagem a Negra Ginga é mais que um evento — é um ato de amor, memória e continuidade. Ela, que aprendeu a cozinhar com a mãe, fez da culinária um ato político e espiritual. Para sustentar a família, tem ocupado ruas e largos em festividades de Salvador, servindo suas iguarias — com destaque para a famosa feijoada.

O projeto Homenagem a Negra Ginga é uma realização da Ginga Buffet e Eventos, Produção da Água de Levante Produções, com Apoio do Amô Pelo Pelô, CCPI e Patrocínio do Governo do Estado da Bahia.

Serviço
O quê – Homenagem a Negra Ginga – com Grupo Bambeia, Romilson Pretão | Partido Popular, Orisun Agbárà e convidados
Quando – 15 de novembro de 2025, a partir das 13h
Local – Largo Tereza Batista – Pelourinho, Salvador (BA)

Continue Reading

EM ALTA