Artes
Artista plástica Maria Carolina lança expo “Zara Tempo e o Camugerê, Agolonã”

A artista plástica Maria Carolina vai ocupar o Foyer do espaço Xisto Bahia de 17 de janeiro à 13 de fevereiro, com a exposição inédita “Zara Tempo e o Camugerê, Agolonã”. Um trabalho que expressa a relação dos elementos da natureza e a sua cosmovisão através da troca de energias do Orí (Cabeça) com o Àiyé (Terra).
Com entrada gratuita, a mostra reúne nove telas nas quais a liberdade e a ancestralidade coexistem no mesmo princípio. Elementos do imaginário, dos gestos onde a honra e os atos ancestrais acertam a essência da artista.
“Minha composição tem como viés de inspiração a transposição da sensação, captação e interações dos espectros de memória e das suas respectivas representações elementares. Sinto e vejo a memória sensorial como marcadores de impressões das expressões naturais. E observo como essas expressões se apresentam e são atenuantes nos ritos essenciais da sabedoria oracular animista, nas camadas e dinâmicas da compilação cosmoancestral. Essa conexão com as memórias vivas é algo pulsante nas minhas prospecções criativas. Considero a transcrição dos orixás em natureza viva a experiência mais admirável e integradora de se contemplar e compartilhar”, explica a artista plástica Maria Carolina.
“Zara Tempo e o Camugerê, Agolonã” reverência a conexão entre Iròkò e Èṣù, desvendando pergaminhos de conexões ancestrais, trazendo, nessa perspectiva, Agolonã como símbolo que representa a junção de Agô (licença) e Lonã ou Lonan (caminho ou qualidade de Èṣù).
“Ou seja, pedimos licença para dar início à primeira dessa série de três exposições. Entremeando essa tríade teremos o momento de celebrar, justamente, o “Zara Tempo e o Camugerê, Agolonã”, seguindo com a exposição “Zara Tempo, Òrisùn Òmi Òrisùn Ẹmí (a fonte de água e a fonte da alma)” e fechando o movimento com a exposição “Zara Tempo e o Camugerê, Ajíjà, o epílogo”, explica a artista plástica Maria Carolina
Sobre Maria Carolina
Maria Carolina é uma artista plástica baiana, negra, autodidata, de 28 anos, nascida em Salvador. Ela é neta do grande sambista Oscar do Penha, conhecido popularmente como Batatinha, uma de suas maiores referências. Maria tem sua composição artística baseada na transposição sensorial, na captação e nas interações dos espectros de memória e de suas respectivas representações elementares.
Sentir e perceber o fluxo do tempo sensorial como marcadores de impressões das expressões naturais são a sua essência e marca artística, atenuando os ritos essenciais da sabedoria oracular animista nas camadas e dinâmicas da compilação cosmoancestral. Essa conexão com as memórias vivas é algo pulsante em suas prospecções criativas.
Serviço:
Exposição “Zara Tempo e o Camugerê Agolonã” – artista plástica Maria Carolina
Onde: Foyer do Espaço Xisto Bahia
Abertura: 17/01/2025 às 18h (lançamento)
Exibição: 14/01/2025 a 13/02/2025
Horário: 8h às 12h e das 14h às 18h
Artes
Curta-metragem baiano de Midi Alves é selecionado para o Festival de Cannes

A artista baiana Midi Alves conquistou um importante reconhecimento internacional: seu curta-metragem ‘Nó’ foi selecionado para integrar a Coleção Cine Malagasy, dentro do catálogo de marketing do SFC | Short Film Corner | Rendez-vous Industry, espaço oficial dedicado ao mercado de curtas-metragens no Festival de Cannes, na França. A edição de 2025 do festival acontece entre os dias 13 e 24 de maio, na Riviera Francesa.
Para viabilizar sua ida ao festival e participar da programação oficial do Short Film Corner, Midi Alves lançou uma vaquinha online na plataforma Vakinha. Interessados em apoiar a presença da artista em Cannes podem acessar o link disponível em seu perfil nas redes sociais ou diretamente pela plataforma clicando AQUI.
Lançado em 2022 com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFBA (PROEX), Nó é um curta experimental que propõe uma reflexão sobre a historicidade das tranças e suas relações com identidade, corpo e tecnologias. A obra é fruto do percurso acadêmico de Midi Alves, que atualmente cursa o Bacharelado Interdisciplinar em Artes na Universidade Federal da Bahia.
A seleção marca não apenas uma conquista pessoal da artista, mas também um avanço simbólico para o cinema negro baiano, em um ano especialmente significativo: em 2025, o Brasil será o país homenageado no Festival de Cannes.
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Filme sobre Riachão tem exibição gratuita na Sala Walter da Silveira

Nesta sexta-feira (10), a Sala Walter da Silveira, no bairro dos Barris, recebe mais uma edição do Cineclube GeraSol com programação gratuita dedicada ao samba, à infância e ao cinema baiano. O destaque é a exibição do documentário Samba Riachão em cópia restaurada em 4K, marcada para as 17h30.
Dirigido por Jorge Alfredo e lançado originalmente em 2001, o filme homenageia o sambista Riachão, ícone da música popular baiana. A nova versão restaurada devolve brilho e nitidez ao longa, após a perda do negativo original e a deterioração de cópias durante a pandemia. O documentário foi premiado no Festival de Brasília e exibido em diversos países, como Alemanha, França, Cuba e Portugal.
“Chorei que nem um bobo quando vi o filme restaurado em casa. Tudo é muito bonito. Que sorte a minha ter conseguido rodar esse filme!”, comentou o diretor sobre a nova versão.
A programação começa às 15h com a Sessão Infantil, que traz contação de histórias com Danielle Andrade e a exibição de três curtas-metragens voltados ao público infantil. As produções abordam temas como memória, identidade e amizade.
O Cineclube GeraSol segue com sessões gratuitas até agosto de 2025, promovendo encontros voltados à formação de público e à valorização da produção audiovisual brasileira.
SERVIÇO
O quê: Cineclube GeraSol – Sessão Infantil + Exibição do documentário Samba Riachão (restaurado em 4K)
Quando: Sexta-feira, 10 de maio de 2025
Horários: 15h – Sessão Infantil | 17h30 – Samba Riachão
Onde: Sala Walter da Silveira – Rua General Labatut, 27, Barris, Salvador
Quanto: Gratuito
Classificação indicativa: Livre
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Filme baiano é selecionado para AfroCannes e festival latino nos EUA

O curta-metragem “Meu Pai e a Praia”, da produtora baiana Gran Maître Filmes, foi selecionado para dois importantes festivais internacionais de cinema: o AfroCannes, na França, e o Philadelphia Latino Arts & Film Festival (PHLAFF), nos Estados Unidos. Com direção e roteiro de Marcos Alexandre, o filme traz uma narrativa afrofuturista centrada na ausência paterna e nas relações de afeto em famílias negras.
O filme baiano será exibido na abertura do AfroCannes 2025, evento que acontece paralelamente ao Festival de Cannes, de 15 a 19 de maio, com a temática “Afro-Futurismo: Um Diamante Bruto”. A proposta do festival é promover diversidade no setor audiovisual global e ampliar a visibilidade de talentos negros da diáspora africana.

Cena do Filme ‘Meu Pai e a Praia’
“Embora seja uma história pessoal, o filme é fruto de um trabalho coletivo que pensou uma Salvador futurista e não convencional para tratar de um tema sensível e recorrente em famílias negras periféricas”, afirma o diretor Marcos Alexandre.
Além da França, o filme também integra a programação do PHLAFF 2025, nos Estados Unidos, entre 25 de maio e 6 de julho. O festival celebra o cinema latino e selecionou o curta entre mais de 180 inscritos.
Produzido pela Gran Maître Filmes em parceria com a Sujeito Filmes, o filme baiano reafirma o compromisso com a valorização de narrativas negras e a construção de espaços mais diversos e inclusivos dentro e fora das telas. A Gran Maître é formada por Marcos Alexandre, Gabriela Correia, Wesley Rosa e Susan Rodrigues, e atua no desenvolvimento de projetos para cinema, TV e plataformas digitais.
Nesta edição do Festival de Cannes, o Brasil também recebe destaque ao ser nomeado “País de Honra” pelo Marché du Film, principal mercado da indústria cinematográfica mundial.