Carnaval
Ilê Aiyê realiza última etapa do Festival de Música Negra

A final do Festival de Música Negra (FMN) do Ilê Aiyê acontece no dia 26 de janeiro (domingo), quando serão serão anunciadas as composições vencedoras das categorias “Tema” e “Poesia” na Senzala do Barro Preto (Curuzu). Após apresentação de cada concorrente, a comissão julgadora irá escolher as mais novas canções que passam a integrar o repertório da Band’Aiyê no Carnaval e em outros eventos.
A premiação será acompanhada de shows da anfitriã Band’Aiyê e da banda convidada Filhos de Jorge, que soma sucessos que ganharam o Brasil e o mundo, a exemplo de “Ziriguidum”. Formada por Arthur Ramos, Dan Vasco e Papito Gomes, a banda se caracteriza por sua sonoridade única, resultado da junção de instrumentos percussivos exclusivos.
Mais de 150 canções foram inscritas nesta edição cinquentenária.
“Além de dar oportunidade a compositores iniciantes e consagrados de todo o Brasil expressarem seu sentimento de autoestima, o Festival de Música Negra do Ilê Aiyê é importante atividade artístico-cultural no processo de contar e cantar a história de reinos, países, personalidades, fatos, cultura e religiosidade africana e afro-brasileira, quase sempre invisibilizadas nas nossas escolas e em nossa memória”, comenta Sandro Teles, produtor musical do bloco.
Filhos de Jorge
Premiação
O tema do Carnaval 2025 do Ilê Aiyê é “Kenya: Berço da Humanidade”. Dentre as 18 composições selecionadas para a final, 10 canções concorrem à categoria “Poesia” e 8 à categoria “Tema”. Os três primeiros lugares de cada categoria ganharão o Troféu Pássaro Preto, fantasias do bloco e premiação em dinheiro.
Na categoria “Tema”, o 1º lugar recebe R$7.700,00 (sete mil e setecentos mil reais), o Troféu Pássaro Preto e duas fantasias; o 2º lugar R$7.150,00 (sete mil cento e cinquenta reais), o Troféu Pássaro Preto e duas fantasias, e o 3º lugar ganha R$6.600,00 (seis mil e seiscentos reais) o Troféu Pássaro Preto e duas fantasias.
Já na categoria “Poesia”, o 1º lugar recebe R$7.150, 00 (sete mil cento e cinquenta reais), o Troféu Pássaro Preto e duas fantasias; o 2º lugar R$6.600,00 (seis mil e seiscentos reais), o Troféu Pássaro Preto e duas fantasias, e o 3º lugar é contemplado com R$ 6.000,00 (seis mil reais), o Troféu Pássaro Preto e duas fantasias.
SERVIÇO
50º Festival de Música Negra do Ilê Aiyê – Finalíssima
Atrações: Band’Aiyê, Filhos de Jorge e convidados
Data: 26 de janeiro (domingo)
Horário: 16h
Abertura dos portões: 15h
Local: Senzala do Barro Preto – Curuzu
Faixa etária: Livre
Ingressos: 1º Lote Promocional até 16/01 | Pista R$ 35,00 (meia) e R$70,00 (inteira) | Camarote R$100,00 (meia) e R$200,00 (inteira)
Link de vendas: https://vendas.ticketmaker.
Carnaval
Quarta edição do Palco do Reggae acontece na Praça Jubiabá

A Associação Cultural Aspiral do Reggae realizou a IV edição do Palco do Reggae, localizado na Praça Jubiabá (Casa Cultural Reggae), no Pelourinho. A nação regueira em Salvador tem no espaço um ponto de encontro dos amantes do gênero musical jamaicano, que curtiram uma vasta programação. Com mais de 30 shows gratuitos, o público conferiu a apresentação de 21 bandas, cinco DJ’s e quatro Sound System. Na sexta-feira (28), tocaram o DJ Ras Péu, Nollasko e as bandas Cativeiro, Kamaphew Tawá e B. Aspiral do Reggae, Ital Crew, Zimbabwe Roots, finalizando com DJ Ras Péu. No repertório, covers de ídolos como Bob Marley e também canções autorais.
Ao todo, foram cinco dias de festa, com muitas atrações já conhecidas da cena, como Tikão e Banda Santuaryo, Jô Kallado, entre outros. Para o cantor Kamaphew Tawá, “é extremamente fundamental a existência do Palco do Reggae porque existe o público que ama essa música. Às vezes, a gente encontrava pessoas procurando por shows de reggae, então é fundamental esse apoio, pois podemos fazer com que as coisas viabilizem realmente. É uma forma de suscitar com que as pessoas que não gostam de axé, de pagode, mas que querem curtir o carnaval e gostam de reggae possam encontrar aqui esse ponto do gênero. Essa música vem agregando pessoas que gostam de ritmos diferentes”, declarou.

Foto: Ivone Bonfim
Criado na Jamaica do fim da década de 1960, a partir dos gêneros Ska e Rocksteady, o gênero musical tem muitos adeptos na capital baiana, a exemplo da dançarina e estudante de comunicação, Gisele Soares. “O Reggae é uma das culturas mais antigas e poderosas que a gente tem, que resgata vidas e traz paz. Dentro do Carnaval, que sabemos que é uma festa agitada, ter um momento onde vamos chegar e não vai ter confusão, que vai ter harmonia e que vai falar da resistência do povo preto é de muita importância. Temos o costume de falar que mesmo que a TV não mostre, mesmo que o rádio não toque, nós estaremos aqui fazendo reggae, então é mais um ato de resistência”, afirmou.
Por ser mundialmente conhecido, o reggae atrai baianos e turistas aos locais em que circulam os admiradores de artistas como o jamaicano Bob Marley, que deixou todo um legado musical e de estilo de vida. De acordo com Neto Nascimento, músico, guitarrista e vocalista em várias bandas do estilo, o Palco do Reggae durante o carnaval também “é um fomento à cultura e ao turismo, por que vêm muitas pessoas do mundo todo pra cá. O Reggae Music está aqui para todos nós e é uma cultura que traz muita renda para a gente, além de cultura, educação e fé no Todo Poderoso”, avaliou.

Foto: Ivone Bonfim
O espaço existe há quatro anos com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura do Estado, e Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur) e é uma conquista da produtora cultural Jussara Santana, ativista do movimento reggae e atuante da cultura da Bahia. “Eu estou extasiada com esse aporte financeiro e com essa estrutura que o Governo dá, então é um passo à frente para a comunidade regueira. Estou muito contente, porque o reggae é uma música de positividade e ele precisa disso. O público está aqui querendo mais, com muita energia. Vem muito estrangeiro, muito brasileiro, muita gente da periferia celebrando o reggae. Agradeço ao Governo do Estado e à Secult por acreditar em nós”, celebrou.
Texto de cobertura de Ana Paula Nobre, jornalista e repórter do Portal Soteropreta.
Carnaval
Camarote Vale do Dendê une inovação e tradição no Carnaval do Pelourinho

O Carnaval de 2025 do Centro Histórico de Salvador deixou saudade para aproximadamente mil baianos e turistas que, durante os dias 01 e 04 de março, marcaram presença no Camarote Vale do Dendê. Iniciativa pioneira, o camarote dedicado à inovação, com vista privilegiada para o Largo Terreiro de Jesus trouxe a experiência das Startups para o público, unindo diversão e tecnologia em um mesmo local.
O videocast transmitido ao vivo pelo Canal do YouTube da Vale do Dendê gravado pela Startup Estúdios Feirapod, foi uma das atrações de destaque e proporcionou bate-papos exclusivos sobre viagens, carnaval, ancestralidade, música e empreendedorismo feminino, com convidados do Camarote Vale do Dendê, como a empresária paulista Rebeca Aletheia, o ativista baiano Jerônimo Silva, a consultora Mel Campos e as professoras da Howard University Vaneesha Dutra, Mariko Carson, Tonija Hope acompanhantes de 39 estudantes do programa de intercâmbio da primeira universidade negra dos Estados Unidos, que pela primeira no Brasil, conheceram e participaram do carnaval da Bahia.

Foto: Júnior Assis
“Conexão é tudo. Temos um mundo cada vez mais globalizado, interdependente, onde não se faz mais nada sozinho. As grandes corporações mundiais e internacionais trabalham em cooperação no nível estratégico, por entenderem que a conexão de coisas aparentemente diferentes são importantes e fundamentais para a criação de sinergias. E nós, como pequenos empreendedores, com ecossistema em maturação, precisamos cada vez mais nos apropriar desses conceitos e usar de maneira estratégica. O Camarote Vale do Dendê é isso. Tínhamos o desejo de criar um camarote, aproveitar nossa casa, estar aqui no lugar mais central do Pelourinho e da história, onde tem o Carnaval mais importante de Salvador nesse momento, que é o Carnaval da família, da tradição, da raiz africana e soteropolitana”, comentou Paulo Rogério Nunes, cofundador da Vale do Dendê.
O camarote também promoveu interações com o público por meio de soluções inovadoras. Startups parceiras, como Design&Dendê, Points e Infleet, apresentaram experiências imersivas, incluindo desenho no quadro de design de experiência, simulações com realidade aumentada e o protótipo de um aplicativo para facilitar a busca por restaurantes com base nas preferências e necessidades do usuário. A Ecoloy contou com sua experiência de marca trazendo suas bolsas sustentáveis.

Foto: Júnior Assis
Cores e alegria
Por todo o camarote, pessoas com tranças e fitinhas coloridas no cabelo, corpos pintados, mulheres e homens com turbantes, glitter, muitas cores na maquiagem e uma boa massagem foram serviços aprovados por quem passou pelo Camarote Vale do Dendê, registrando uma média de 200 atendimentos diários pelos empreendedores.
O Camarote Vale do Dendê segue as diretrizes do Hub de Inovação que visa a valorização do Centro Histórico, bem como o fortalecimento do ecossistema de inovação e da economia local. A primeira edição do Camarote da Inovação contou com apresentações de artistas do Pelourinho, como o Grupo Cultural Chegou a Hora, Samba da Vizinha, Meninos da Rocinha do Pelô e a playlist atualizada de Dj Branco, proporcionando visibilidade para talentos da região responsável pela manutenção do carnaval tradicional baiano.

Foto: Júnior Assis
Com apoio institucional da Solvum Tecnologia, Associação Baiana de Startups – ABAS, Howard University, o Camarote Vale do Dendê inovou também na cobertura do Carnaval do Pelourinho, a partir das parcerias de veículos de mídia negra como Afro.TV, Correio Nagô, TV Kirimurê e Nunu Films produzindo conteúdos integrados sobre o Carnaval do Centro Histórico.
Carnaval
Muzenza celebra 43 anos de resistência e inovação no Carnaval 2025

Um dos mais tradicionais blocos afro da Bahia, o Bloco Afro Muzenza do Reggae promete um Carnaval inesquecível em 2025. Completando 43 anos de história, o bloco levará para as ruas de Salvador o tema “Muzenza, Uma História de Resistência”, reafirmando sua trajetória de luta, cultura e inovação. Em um ano marcante para o Carnaval baiano, que celebra 40 anos de axé, o Muzenza chega com tudo para contagiar os foliões e exaltar a riqueza da cultura afrodescendente.
“Há 43 anos estamos escrevendo nossa história, sendo o único bloco a levar a cultura afro-jamaicana para o Carnaval da Bahia, inspirados na música e no legado de Bob Marley. Este ano, temos a honra de apresentar a primeira rainha trans do Muzenza, um marco de representatividade e empoderamento no nosso Carnaval”, afirma Jorge Santos, Diretor-Presidente do bloco.
Assim como em 2019, quando coroou uma rainha PCD, o Muzenza segue ampliando espaços de protagonismo e valorização da diversidade dentro do Carnaval. Em 2025, a realeza do bloco será representada por Paloma Basttos, que brilhará à frente dos guerrilheiros do reggae nos três dias de desfile.

Foto: Maria Auxiliadora Santos
Muzenza: resistência e transformação social
Mais do que um bloco, o Muzenza é um símbolo de resistência e transformação social, fortalecendo a identidade e a ancestralidade do povo negro. Este ano, o bloco conta com patrocínio CAIXA e Governo Federal e apoio do Governo de Estado e Prefeitura de Salvador, garantindo um desfile ainda mais grandioso.
Dias e circuitos de desfile
Segunda-feira (03/03) – Circuito Dodô
Concentração: 21h30 | Saída: 22h30
Terça-feira (04/03) – Circuito Osmar
Concentração: 17h30 | Saída: 18h30

Foto: Maria Auxiliadora Santos
Sobre o Bloco Afro Muzenza do Reggae
Fundado em 5 de maio de 1981, no bairro da Liberdade, o Muzenza nasceu como um tributo a Bob Marley e ao reggae jamaicano, incorporando a batida inconfundível do samba-reggae. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência cultural e musical, conquistando 12 títulos em 13 carnavais disputados e colaborando com artistas como Daniela Mercury, Margareth Menezes e Carlinhos Brown.
Endereço da sede: Rua Alaíde do Feijão, nº 22 – Pelourinho