Música
Cantora Gab Ferruz lança álbum inédito “Ferruz” na sexta (31)

Gab é cantora e compositora soteropolitana da Nova MPB, com mais de 10 anos de carreira. Reconhecida por sua pluralidade musical, sua trajetória inclui: Participação no The Voice Brasil e no programa Super Star , com a banda Alphazimu, integração na Orquestra Afrosinfônica, participação no especial Música Preta Brasileira do Fantástico, prêmio de “Melhor Intérprete” do Festival de Música da Rádio Educadora FM, com a canção autoral “A-Fé-To”. Sua discografia abrange EPs, singles e visualizers disponíveis em plataformas digitais. Gab destaca-se pela fusão de sua voz marcante com os ritmos afro-baianos, consolidando sua posição na cena da nova MPB baiana.

Foto: Nti Uirá
“FERRUZ é uma união particular dos meus dois sobrenomes, representando a minha ancestralidade, que é multifacetada e rica em referências. Esse nome carrega o peso da minha história pessoal e cultural, conectando-me a tudo que me molda como ser humano e artista”, explica Gab. “Escolhi esse nome como uma forma de fortalecer minha identidade artística, pois Ferruz é único, e é assim que me vejo: uma particularidade de várias influências, forças e riquezas que se manifestam na minha música. Ele é meu ponto de conexão com o passado e também o meu presente. Nesse trabalho, quero celebrar minha história, a riqueza da cultura afro-baiana e a força das minhas raízes, buscando uma riqueza entre a tradição e a modernidade, entre o ancestral e o contemporâneo. O álbum é, acima de tudo, uma afirmação de quem sou, da força das minhas composições”, conclui a cantora.
O álbum, predominantemente autoral, reúne 11 faixas que mesclam ritmos afrodiaspóricos e arranjos vibrantes. Destas, 8 faixas são de autoria de Gab Ferruz, enquanto 4 foram compostas por outros artistas. O trabalho inclui os singles já lançados “Cajueiro” (dezembro de 2024) e “Xô Olho Grosso” (janeiro de 2025) e “Lua Cheia” (Dezembro 2024) além de contar com a participação da cantora Jann Souza em uma das faixas.
Para completar o projeto, será lançado o clipe da música autoral “Meu Relicário”, no dia 2 de fevereiro. A direção coletiva do vídeo traz uma reflexão sobre o equilíbrio entre dar e receber, inspirada na experiência da cantora e nos ensinamentos que ela carrega em seu relicário pessoal. A canção foi composta por Gab e Tiago Nunes durante a pandemia.
O projeto conta com a produção musical de Tiago Nunes: “O álbum é uma fusão de Afropop contemporâneo, misturando batidas eletrônicas com os tambores de matriz africana, como os atabaques, e trazendo influências de ritmos afro-baianos e afro-brasileiros, como ijexá, samba de caboclo, entre outros. Há uma rica diversidade de sonoridades, incluindo o Pagode Afro, uma mistura que acredito profundamente. O projeto é uma representação de uma nova Bahia, unindo Afropop e MPB em um formato único. Tudo começa com a percussão, que serve de base para os arranjos, e, a partir dela, fui incorporando os outros elementos musicais, criando uma construção harmônica que reflete essa diversidade cultural”, compartilhou Tiago Nunes.
Música
Mário Soares e Lan Lanh apresentam um axé pra lua quinta (06)

O violino de Mário Soares e a percussão de Lan Lanh vão desbravar os mares da música afro-brasileira numa criativa apresentação, dia 6 de fevereiro (quinta-feira), às 20h, no Teatro do Sesc – Casa do Comércio. A dupla tem como sintonia fina a multiplicidade de sons desse universo diaspórico e levará ao palco uma canção inédita de cordas, num improviso de violino e berimbau, formação pouco explorada profissionalmente, além de uma homenagem a Luiz Caldas, Gonzagão e Osmar Macêdo, criador do trio elétrico, ao lado de Dodô. Os ingressos estão à venda no site do Sympla e na bilheteria do teatro.
O cantor e compositor Luiz Caldas gravou Axé pra Lua para o disco do trio elétrico Tapajós em 1981, quando ninguém imaginava que ele seria considerado o pai da cena chamada, coincidentemente ou não, de axé music, que este ano completa 40 anos. A homenagem, então, se estende à música baiana e à diversidade do autor de Fricote. “Comungamos com ele essa admiração por vários ritmos”, diz Lan. “E Luiz é um exímio instrumentista. Já toquei com ele nuns três, quatro shows e num programa de TV”, conta Mário.
Para completar, a música é dedicada a Luiz Gonzaga, presente de muitas formas no encontro de Lan Lanh e Mário Soares. Ela toca um medley com músicas do Velho Lua e ritmos afins, como baião, frevo, ijexá, xote, coco. “Todo show eu faço isso”, diz. Mário também toca Gonzaga, mas expande o conceito: “Luiz Gonzaga é o rei da estrutura levada pro país inteiro, que fez com que o Brasil respeite, entenda e leia de forma mais ampla o Nordeste”, contextualiza.
Dentro do universo de Luiz Gonzaga, Lan Lanh e Mário recebem a cantora Mãeana, para uma participação especial com canções de João Gomes, que tem como uma das referências à obra do “Rei do Baião”. O trabalho da cantora como o repertório do jovem artista pernambucano conecta diretamente com a ponte que os músicos baianos fazem de Luiz Gonzaga com Luiz Caldas, que fundamenta o título Num Axé Pra Lua.

Foto: Nanda Costa
Lan Lanh define seu encontro com o violinista tomando emprestada a expressão “forroxé”, dessa música de Luiz Caldas, ou seja, Nordeste com axé. Mário descreve essa relação no show: “À medida que o violino se revela, também, como uma rabeca, esteticamente, no toque, nos acompanhamentos, na maneira de interpretar, Lan Lanh traz o pandeiro, uma percussão que vai para esse lugar do barro do chão, do sertão, e esse lugar celebra a região Nordeste”.
Com mais de 30 anos de carreira, Lan Lanh brilhou, nos últimos tempos, como percussionista da banda de Maria Bethânia, que a apresentava, todo santo show, como seu “auxílio luxuoso”. Mestre em performance pela Ufba, Mário Soares atua na Osba e na Sinfônica da Ufba e gosta da ideia de deslocar um instrumento da erudição europeia de seu contexto original para criar texturas sonoras com a rítmica de matriz africana.
“Nosso encontro e o repertório ratificam essa abertura para vários espectros da música, tirando o violino do lugar exclusivamente erudito e trazendo a percussão para um diálogo paradoxalmente harmônico. Ritmo no violino e harmonia no batuque”, descreve Lan. “O encontro do violino com o universo percussivo de Lan Lanh nos traz um mundo de possibilidades e cores. A sonoridade rica e diversa que orquestramos é desafiadora e surpreendente!”, anima-se Mário.
Em mais de 20 anos de carreira, Mário já dividiu palco com artistas como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Moraes Moreira e Armando Macedo. Por sua vez, Lan Lanh já trabalhou com Cássia Eller, Cyndi Lauper, Tim Maia, Nando Reis, Marisa Monte, Jussara Silveira e outros. Ambos os artistas são compositores e têm trabalhos solos lançados no mercado, mas uma das curiosidades deste encontro é que Mário morou na Espanha, onde se encantou pelo flamenco, e Lan Lanh é a percussionista brasileira pioneira em cajón, instrumento usado no flamenco.
“Abriremos o show pedindo licença a Iemanjá, trazendo um pouco de referência ao Dois de Fevereiro, com Batuque nas Águas (Naná Vasconcelos), Sereiar (Lan Lanh e Robson Nonato) e Sexy Yemanjá (Pepeu Gomes). A noite vai ter lua cheia”, explica Mário.
O Canto de Xangô fará a ponte, a transição, do nordeste, do baião, da lua do sertão, do barro do chão de Luiz Gonzaga para a alegria e o frenesi dos frevos e suas misturas que tanto alegram o nosso carnaval. “Nessa seção frevo homenageamos Dodô e Osmar, os grandes inventores do trio elétrico e Moraes Moreira, o primeiro cantor de trio elétrico”, explica Lan Lanh.
Serviço
O quê: Mário Soares e Lan Lanh Num Axé Pra Lua
Quando: 6 de fevereiro (quinta-feira)
Horário: Às 20h
Onde: Teatro Sesc – Casa do Comércio – Avenida Tancredo Neves, 1109 – Caminho das Árvores
Ingressos: R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia) – 1º lote
Onde comprar: site da Sympla
Música
Show “Eu Mulher” une vozes de Irma Ferreira e Ifátókí na Casa da Mãe

No dia 3 de fevereiro de 2025 (segunda-feira), às 21h, a Casa da Mãe, no Rio Vermelho, será palco da apresentação “Eu Mulher”, um encontro emocionante entre as cantoras com carreira internacional Ifátókí e Irma Ferreira. Duas potentes vozes da música brasileira que se reencontram para um show inédito em Salvador.
Irma Ferreira, cantora baiana, transita entre a musicalidade ancestral dos orixás e a erudição do canto lírico orquestral. Com uma trajetória marcada pela vivência no repertório afro-religioso e experiência em óperas, orquestras e big bands, sua voz carrega a força e a ancestralidade da cultura afro-brasileira.

Ifátókí | Foto: Divulgação
Já Ifátókí, anteriormente conhecida como Maíra Freitas, é cantora, pianista, compositora e produtora musical. Com uma sólida carreira, sua música transita entre o piano clássico, o jazz e as influências do samba, sempre conectada à ancestralidade.
“Eu Mulher” é uma celebração dessas trajetórias e influências, um espetáculo que exalta a energia feminina e a espiritualidade afro-brasileira. Inspirado na grande mãe Iemanjá e em outras Iabás e entidades femininas, o show propõe uma experiência sensorial de força, beleza e conexão com a ancestralidade.
O público poderá apreciar um repertório cuidadosamente selecionado para expressar essa fusão de estilos e vivências, criando um ambiente de profunda imersão musical e espiritual.
Serviço
O quê: Show “Eu Mulher” – Irma Ferreira e Ifátókí
Onde: Casa da Mãe – Rua Guedes Cabral, 81, Rio Vermelho
Quando: 3 de fevereiro (segunda-feira)
Horário: 21h
Ingressos: Antecipado: R$ 50 / na porta: R$ 60
Reservas e informações: (71) 99168-3879
Produção: Beira da Praia Produções
Música
Juliana Ribeiro faz show no Barracão Cultural Odoyá domingo (2)

A artista Juliana Ribeiro faz show na quarta edição do Barracão Cultural Odoyá, no próximo domingo, 2 de fevereiro, em celebração à Rainha do Mar. Em seu repertório, Juliana promete um canto de agradecimento a Iemanjá. O evento será realizado na Rua Fonte do Boi e os ingressos já estão sendo vendidos na plataforma Sympla.
Ícones como Dorival Caymmi, Matheus Aleluia, Elza Soares, Gerônimo Santana, Carlinhos Brown, Clementina de Jesus, Ivone Lara, dentre outras fontes da música popular, estarão no show, em um misto de coro, tambor e cordas com arranjos para celebrar a entidade sagrada.
Em uma reverência a todos os Orixás, Juliana também trará ao palco composições do Tincoãs, com canções que evocam a festa a partir da musicalidade. Como os Ijexás, frevos e afro-sambas, além do samba de umbigada que é marca de suas apresentações, a artista vai trazer seu samba feminino, das matriarcas, a partir de Iemanjá e das águas, que tem um lugar especial no repertório.
Em seu show, com figurino especial feito pela marca Nega Negona, Juliana convida a Rainha e dançarina Vania Oliveira e a cantora Ana Paula Albuquerque, que lança, este mês, álbum em tributo aos Tincoãs. Atração principal do evento, Juliana Ribeiro prepara músicas que estão nesse universo de Iemanjá, da festividade, da rua, que trazem o mar em suas letras, como suas composições “Eu Vim das Águas”, “Lição de Vida”, “Eu vim das águas”. Também estarão no repertório clássicos como “É d’Oxum”, “Abracei o Mar” e “Muito obrigado, Axé”, dentre outros.
Neste ano, o Barracão promete levar ao público momentos festivos, de celebração da capoeira baiana e valorização da cultura afro-brasileira com samba de roda, capoeira e feijoada que, mais uma vez, é o carro-chefe da gastronomia do evento. Terá ainda, o grupo Menos Um no Quartetto e Banda Cajá.
O show conta com patrocínio da Bahiagás, Companhia de Gás da Bahia.