Música
Juliana Ribeiro faz show no Barracão Cultural Odoyá domingo (2)

A artista Juliana Ribeiro faz show na quarta edição do Barracão Cultural Odoyá, no próximo domingo, 2 de fevereiro, em celebração à Rainha do Mar. Em seu repertório, Juliana promete um canto de agradecimento a Iemanjá. O evento será realizado na Rua Fonte do Boi e os ingressos já estão sendo vendidos na plataforma Sympla.
Ícones como Dorival Caymmi, Matheus Aleluia, Elza Soares, Gerônimo Santana, Carlinhos Brown, Clementina de Jesus, Ivone Lara, dentre outras fontes da música popular, estarão no show, em um misto de coro, tambor e cordas com arranjos para celebrar a entidade sagrada.
Em uma reverência a todos os Orixás, Juliana também trará ao palco composições do Tincoãs, com canções que evocam a festa a partir da musicalidade. Como os Ijexás, frevos e afro-sambas, além do samba de umbigada que é marca de suas apresentações, a artista vai trazer seu samba feminino, das matriarcas, a partir de Iemanjá e das águas, que tem um lugar especial no repertório.
Em seu show, com figurino especial feito pela marca Nega Negona, Juliana convida a Rainha e dançarina Vania Oliveira e a cantora Ana Paula Albuquerque, que lança, este mês, álbum em tributo aos Tincoãs. Atração principal do evento, Juliana Ribeiro prepara músicas que estão nesse universo de Iemanjá, da festividade, da rua, que trazem o mar em suas letras, como suas composições “Eu Vim das Águas”, “Lição de Vida”, “Eu vim das águas”. Também estarão no repertório clássicos como “É d’Oxum”, “Abracei o Mar” e “Muito obrigado, Axé”, dentre outros.
Neste ano, o Barracão promete levar ao público momentos festivos, de celebração da capoeira baiana e valorização da cultura afro-brasileira com samba de roda, capoeira e feijoada que, mais uma vez, é o carro-chefe da gastronomia do evento. Terá ainda, o grupo Menos Um no Quartetto e Banda Cajá.
O show conta com patrocínio da Bahiagás, Companhia de Gás da Bahia.
Música
Rolezinho Imune celebra música negra no Colaboraê

O festival itinerante Rolezinho Imune chega a Salvador neste sábado (26) para encerrar sua turnê pelo Nordeste com uma noite de celebração à música negra, indígena, periférica e LGBTQIAPN+. O evento acontece a partir das 20h, no Colaboraê, no Rio Vermelho, e contará com apresentações do Coletivo IMuNe — formado por Bia Nogueira, Cleópatra e Raphael Sales — ao lado de convidados especiais da cena baiana.
A última parada do Rolezinho será marcada por um intercâmbio cultural potente entre Minas Gerais e Bahia, reunindo no palco nomes como Pedro Pondé, João Merín, Fashion Piva e o DJ e produtor musical RDD, que encerra a programação com um set exclusivo.
Para Bia Nogueira, idealizadora do Festival IMuNe e referência na música negra contemporânea, Salvador foi escolhida por sua força simbólica como a capital mais negra do Brasil. “O Imune é a estante da música negra. Começamos assim e hoje ampliamos o foco para outras identidades. Terminar essa turnê em Salvador é muito significativo”, afirma.
Além de hits lançados durante a pandemia que ainda não foram apresentados ao vivo, o público poderá conferir faixas inéditas dos novos álbuns dos artistas mineiros. “Será um show animado, crítico e cênico, um encontro delicioso entre a novíssima cena de Minas e da Bahia. Sempre dá coisa boa juntar Minas e Bahia”, garante Bia.
Entre os destaques locais, o cantor Pedro Pondé promete levar sua sonoridade pop autoral ao palco, enquanto o rapper João Merín apresenta sua fusão de ritmos urbanos. Já Fashion Piva, considerado precursor do trap baiano, traz uma mistura de trap com o swing do pagode. Encerrando a noite, RDD, idealizador do projeto ÀTTØØXXÁ e produtor de sucessos como “Me Gusta”, de Anitta, promete uma apresentação vibrante e dançante.
Antes de Salvador, o Rolezinho passou por Recife, Natal, João Pessoa, Fortaleza e Maceió. O projeto tem apoio da Funarte e do Ministério da Cultura, por meio da Bolsa Funarte de Música Pixinguinha 2023, e busca fortalecer a música independente e o intercâmbio cultural entre territórios.
Além dos shows, o Rolezinho promove oficinas e imersões com artistas locais. Uma das atividades de destaque é o workshop “Do ancestral ao contemporâneo”, que conecta a pesquisa sonora do Coletivo IMuNe às expressões artísticas locais.
SERVIÇO
Rolezinho IMuNe – Salvador
Data: 26 de abril (sábado)
Local: Colaboraê – Rua Borges dos Reis, 81, Rio Vermelho, Salvador (BA)
Horários:
20h – Abertura da casa
22h às 23h20 – Show Coletivo IMuNe convida Pedro Pondé, João Merín e Fashion Piva
23h30 às 01h30 – Show RDD
Ingressos: Primeiro lote a R$ 20,00 no Sympla
Instagram: @coletivoimune
Música
Banjo Novo realiza edição especial no MUNCAB

O projeto Banjo Novo realiza uma edição especial no dia 9 de maio, a partir das 19h, no Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB), no Centro Histórico. A proposta une música, memória e resistência negra em um formato intimista, marcado por um samba de raiz que valoriza o banjo e a percussão como protagonistas.
A escolha do MUNCAB como cenário da edição reforça o diálogo com a ancestralidade e a importância da ocupação de espaços de memória por expressões culturais negras. “Realizar o Banjo Novo dentro do MUNCAB, em maio, mês que marca a abolição da escravidão, é tornar visível o protagonismo negro e celebrar uma cultura historicamente silenciada”, afirma Samora Lopes, um dos fundadores do projeto.
O Banjo Novo é conhecido por seu formato específico, onde o samba acontece à luz de uma vela acesa, que só se apaga ao final da roda — um ritual simbólico de resistência e celebração. Os frequentadores, chamados de Banjeiros, são convidados a vestir branco, em reverência às tradições de matrizes africanas.
Os ingressos para o evento são limitados e estarão à venda a partir do dia 25 de abril, às 12h, pelo perfil oficial no Instagram: @banjo_novo. O evento busca manter uma atmosfera íntima, respeitando a capacidade do espaço e o propósito do encontro.
O MUNCAB, recentemente reinaugurado, é hoje uma referência na preservação e promoção da cultura afro-brasileira e diaspórica, funcionando como espaço de reconexão com saberes ancestrais e expressões artísticas afrodescendentes.
Serviço
O quê: Banjo Novo – Edição Especial no MUNCAB
Quando: 9 de maio de 2025 (sexta-feira), às 19h
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Centro Histórico de Salvador
Ingressos: À venda a partir de 25/04, às 12h, no Instagram @banjo_novo. Vagas limitadas.
Mais informações à imprensa: Tainara Carvalho – (71) 99325-3317
Música
Princess La Tremenda apresenta”Acoustic Jazz” na Varanda do SESI

A cantora americana Princess La Tremenda sobe ao palco da Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho no próximo dia 8 de maio, às 20h, com o show “Acoustic Jazz”. Conhecida por sua voz potente e versatilidade, Princess promete uma noite marcada por clássicos do jazz e releituras da música popular brasileira.
Natural de Nova York, a artista imprime em suas interpretações a força do soul, do blues e da diversidade das expressões musicais negras dos Estados Unidos, de Cuba, do Brasil e de outras regiões. Em seu repertório, o público poderá apreciar versões cheias de personalidade para músicas como Summertime, All of Me, Fly Me to the Moon e Feeling Good, além de canções da MPB, sempre com um toque elegante e contemporâneo.
Acompanhada pelo músico Márcio Pereira, a cantora apresenta arranjos que ressaltam sua identidade artística e seu domínio vocal. A produção do evento é assinada por Robinson Fernandes.
Serviço
O quê: Show Acoustic Jazz, com Princess La Tremenda
Quando: 8 de maio (quinta-feira), às 20h
Onde: Varanda do Teatro SESI Rio Vermelho
Couvert artístico: R$ 40
Ingressos: Disponíveis no Sympla e na bilheteria da Varanda a partir das 18h no dia da apresentação
Classificação indicativa: 14 anos
Informações (produção): (71) 99934-2594