Teatro
Espetáculo “Nasceu” estreia no Teatro Martim Gonçalves

Com texto lírico, assinado por Clara Romariz, a peça “Nasceu” parte da imagem de uma serpente sendo assassinada a duras pauladas por uma mulher prenha. Com a proposta de um teatro visual, físico e extremamente poético, o espetáculo marca sua formatura no bacharelado em direção teatral da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e fica em cartaz gratuitamente nos dias 14, 15, 16 e 21, 22, 23 de março, sempre às 19h, no Teatro Martim Gonçalves – Av. Araújo Pinho, 292, em Salvador.
“Nasceu” aborda o princípio da vida: gênese de uma ideia, de uma obra de arte, de uma diretora, de um ser-humano, de uma leoa. E aqui não se trata de “gênese” em oposição a “morte”, já que fim e início estão conectados de forma espiralar. Fim de um ciclo, início de outro. Fim de uma fruta, início de uma semente. Fim de um bicho, alimento para a terra que dará início a mais vida. Descascar da pele da cobra, uma nova configuração de serpente.

Foto: Roama
“Nasceu” trata do feminino, tema da pesquisa de Clara Romariz há alguns anos, saindo de um lugar único de compreensão deste ser-mulher, estereotipado, sempre em oposição. Santa ou puta, Eva ou Maria, a do instinto materno puro e imaculado ou a mãe que é sempre culpabilizada por tudo. Com um elenco formado pelas atrizes Amanda Cervilho, Daiane Martins e Nina Andrade e equipe majoritariamente feminina, “Nasceu” busca outras formas de mulheridade, muito mais vinculada à ancestralidade, ao lado animalesco desse dito instinto materno, um lado menos controlado por milênios de culpa cristã. Através de um texto poético e de uma encenação contemporânea, “Nasceu” questiona a representação do feminino propondo um novo olhar sobre as mulheres.
Sobre a diretora
Clara Romariz é diretora, atriz e dramaturga, formada pela universidade livre do teatro vila velha, trabalhou no Vila por cinco anos tendo participado de diversos espetáculos, ora como atriz, ora como assistente de direção. Depois de sair do Vila, Clara entra em direção teatral na UFBA, tendo se aprofundado mais na dramaturgia e na direção. Escreveu diversos espetáculos como Gatunas, Do fundo ao fôlego – ecos de mulheres, Abismo, Rominho e Marieta, passeando por gêneros diversos, sem perder sua linguagem lírica e seu tema de pesquisa, o universo do feminino. Dirigiu Ifigênia Agamemnon Electra, Sonata, Varal (seu solo) e Do fundo ao fôlego – ecos de mulheres (sua pré-formatura em direção).
Serviço
O quê: Espetáculo “Nasceu”
Estreia: Dia 14 de março (sexta)
Temporada: Dias 15, 16, 21, 22 e 23 de março de 2025 (sexta a domingo)
Horário: Às 19h
Onde: Teatro Martim Gonçalves – Av. Araújo Pinho, 292, Salvador-BA
Entrada gratuita (retirada 1h antes de cada sessão na bilheteria do Teatro)
Teatro
“A Revolução dos Bichos” ganha adaptação teatral da Escola de Teatro da UFBA

O clássico “A Revolução dos Bichos”, de George Orwell, ganha os palcos de Salvador em uma nova montagem cênica produzida pelo Coletivo Deságua em parceria com a Escola de Teatro da UFBA. O espetáculo será apresentado nos dias 19 e 20 de julho, às 15h, no Teatro Molière, na Aliança Francesa, com entrada gratuita.
Dirigida por Kayk Souza, estudante do curso de Direção Teatral da UFBA, a peça é resultado de um componente curricular e propõe uma leitura atualizada da famosa fábula política. No enredo, os animais de uma fazenda se rebelam contra a exploração imposta pelo dono humano e assumem o controle do local, sonhando com uma sociedade mais justa. No entanto, a experiência logo revela suas contradições, expondo temas como manipulação da informação, corrupção do poder e fake news — questões cada vez mais urgentes no cenário contemporâneo.
“Todos os animais são iguais, mas alguns são mais iguais do que os outros”, escreve Orwell, em frase que ecoa no espetáculo como crítica atemporal às desigualdades estruturais e aos abusos de autoridade.
A montagem conta com elenco formado por Brenda Matos, Briane Capinan, Heberti Hipollito, Jayana, Maria Bellazzi, Melquiades Cordeiro, Muca Ferreira, Murilo Queiroz, RAIO, Santana, Thales Moreira e Vitor Santana. A direção musical é de Ian Trigo, com execução de músicas ao vivo durante a apresentação.
SERVIÇO
Espetáculo “A Revolução dos Bichos”
Quando: 19 e 20 de julho de 2025 (sexta e sábado), às 15h
Teatro Molière – Aliança Francesa de Salvador (Ladeira da Barra)
Entrada gratuita
Retirada de ingressos uma hora antes do início da sessão, na bilheteria do teatro
Mais informações: @coletivodesagua / @espetaculo.arevolucao
Fotos: Aê | Agência de Comunicação
Teatro
“Mesmo Sem Te Tocar” retorna aos palcos no SESC Pelourinho
Teatro
Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia recebe inscrições até 27 de julho

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do Festival Estudantil de Artes Cênicas da Bahia (FESTAC), que acontece entre os dias 8 e 14 de setembro, em Salvador. Realizado pelos coletivos COATO e COOXIA, o evento convida estudantes, professores e artistas de todo o Brasil e do exterior a inscreverem seus trabalhos até o dia 27 de julho. A edição deste ano traz como provocação o tema “Nada é definitivo”, propondo um olhar atento às transformações e incertezas que marcam o tempo presente.
Os interessados podem inscrever obras nas categorias Cenas Curtas e Espetáculos de Artes Cênicas (Mostra Oficial), em linguagens como teatro, dança, performance, circo e artes integradas. As criações devem ter sido desenvolvidas em ambiente estudantil — escolas do ensino básico, cursos livres, técnicos ou universidades. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas via formulário disponível no perfil do festival no Instagram (@festacbahia), onde também está publicado o edital de convocação.
Para participar, é necessário ser maior de 18 anos e estar formalmente vinculado a alguma instituição de ensino como estudante, professor ou técnico. Os proponentes devem ter representação por pessoa jurídica (como MEI), podendo inscrever quantas obras quiserem — mas apenas uma proposta por CNPJ será selecionada.
Reflexão e acolhimento às incertezas
Mais do que uma mostra de criações artísticas, o FESTAC se posiciona como espaço de formação, escuta e mobilização de jovens artistas. Nesta edição, o festival propõe uma reflexão crítica sobre a profissionalização precoce e os caminhos de vida muitas vezes impostos a jovens ainda no ensino médio. A ideia é acolher a incerteza como potência criadora, valorizando o direito à transformação, à escuta e à experimentação.
A curadoria vai selecionar dez espetáculos com duração mínima de 40 minutos e cinco cenas curtas, com duração entre 10 e 15 minutos. Estas últimas terão acompanhamento artístico de um diretor convidado. Serão priorizadas obras que dialoguem com o tema da transitoriedade, além de criações que abordem temas contemporâneos urgentes, como questões de gênero, raça, diversidade, intolerância e justiça social.
Os grupos selecionados — que serão anunciados até o dia 3 de agosto — receberão ajuda de custo para viabilizar sua participação, variando entre R$ 1.200 e R$ 2.500 no caso das cenas curtas e R$ 3.000 a R$ 5.000 para espetáculos, a depender do número de integrantes e da distância entre a cidade de origem e Salvador.
Formação, circulação e intercâmbio
Além da Mostra Oficial e das Cenas Curtas, o FESTAC 2025 inclui uma série de ações formativas e descentralizadas. Quatro residências artísticas serão realizadas em escolas públicas de Salvador, envolvendo crianças e adolescentes a partir de 7 anos. Já a Caravana FESTAC vai levar oficinas de produção, mediação e elementos técnicos da cena para jovens de quatro cidades do interior da Bahia: Lençóis, Jacobina, Feira de Santana e Euclides da Cunha. A partir dessas oficinas, serão selecionados 15 jovens para um estágio remunerado durante o festival.
Durante a semana do evento em Salvador, acontece ainda o III Encontro Nacional de Grupos de Teatro Estudantil, reunindo coletivos e educadores de diversas regiões do país para trocar experiências e debater temas ligados à arte e à educação.
Criado em 2015, o FESTAC se consolidou como um dos principais espaços dedicados às artes cênicas estudantis no Brasil. A iniciativa surgiu como resposta à ausência de um festival contínuo voltado à cena estudantil baiana, mesmo sendo o estado berço de cursos superiores de teatro e dança entre os mais antigos do país.
Comprometido com a diversidade de corpos, vozes e territórios, o festival mantém uma equipe majoritariamente composta por mulheres, pessoas negras, LGBTQIAPN+, profissionais do interior e estudantes em formação. Mais do que um festival, o FESTAC se define como uma plataforma de criação, formação e mobilização, fortalecendo a cultura estudantil como força transformadora da sociedade.
Para dúvidas e informações, o contato deve ser feito pelo e-mail falecomfestac@gmail.com.
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