Cultura
Expo Axé promove roda de conversa na Caixa Cultural sexta (14)

O quê: Última Roda de Conversa da Expo Axé
Tema: “Agradecer o ontem, viver o hoje e plantar o amanhã!”
Quando: Dia 14 de março de 2025 (sexta-feira)
Horário: Às 17h
Onde: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, nº 57, Centro
Quanto: Entrada gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Ação solidária: Doação de 1kg de alimento não perecível
Cultura
3ª Caminhada Cultural de Zé Pilintra acontece no dia 27 de abril

As ruas do Centro de Salvador serão palco de uma grande celebração à fé, à cultura popular e à espiritualidade afro-brasileira no próximo domingo, 27 de abril, com a realização da 3ª Caminhada Cultural de Zé Pilintra. O evento terá concentração a partir das 10h, na Praça Castro Alves, e deve reunir centenas de devotos, terreiros, grupos culturais, artistas e simpatizantes da emblemática entidade.
Mais que um ato religioso, a Caminhada se consolida como uma manifestação pública de resistência, diversidade e valorização das tradições afro-brasileiras. Com músicas, danças, trajes e expressões de fé, o cortejo promete colorir o Centro Histórico com chapéus brancos adornados por faixas vermelhas — símbolo característico de Zé Pilintra — e muito axé.
Figura central no Catimbó e na Umbanda, Zé Pilintra é reverenciado como entidade de luz, defensor dos pobres, patrono dos bares e das ruas. Seu arquétipo, o malandro de bom coração, inspirou inclusive personagens da cultura pop, como o famoso Zé Carioca, da Disney.
A Caminhada é organizada pelo Santuário de Zé Pilintra, localizado na Rua do Corpo Santo (Comércio), sob liderança do Babá Xafalaké (Wellington Luís). A iniciativa busca promover o combate à intolerância religiosa e o reconhecimento cultural, ancestral e espiritual da entidade. Este ano, nomes de peso como o bloco afro Ilê Aiyê e o grupo Orisun integram a programação, reforçando o compromisso com a valorização das heranças africanas.
Além do cortejo, o projeto propõe a criação do “Dia de Zé Pilintra” em Salvador, a ser celebrado em 30 de abril, como forma de institucionalizar a importância da entidade no calendário cultural e religioso da capital baiana.
SERVIÇO
Evento: 3ª Caminhada Cultural de Zé Pilintra
Data: 27 de abril de 2025 (domingo)
Horário: 10h
Local: Praça Castro Alves, com percurso até a Rua do Corpo Santo – Comércio, Salvador/BA
Atrações: Ilê Aiyê, Orisun e grupos culturais
Acesso: Gratuito
Informações: (71) 98692-3414
Instagram: @ilebabaalapitoke | @santuariozepilintrasalvador
Cultura
3º Round BR chega a Salvador trazendo circuito freestyle

Considerado o maior circuito de freestyle do Brasil, 3º Round BR chega a Salvador nos dias 21 e 22 de março (sexta e sábado), tornando a capital baiana como o centro do Hip-Hop nacional, com batalhas entre os melhores MC’s do Brasil. Três campeões nacionais e nove campeões estaduais estão confirmados para esse encontro inédito, que fortalece a cena do freestyle no Norte-Nordeste.
A grande final acontece na Praça das Artes, no Pelourinho, com apresentações de Ravi Lobo, Suiky (999) e Afrocidade, além dos DJ’s Iano e Jarrão garantindo o som. Mais informações no insta @3roundoficial | Pyedra Barbosa – (71) 98526-3088 e Cosca – (71) 99196-4061.
Programação:
21/03 (sexta) – Califórnia Studios (DOCA1)
Coletiva de Imprensa + Vish Flow – Esquenta (Evento fechado)
22/03 (sábado) – Praça das Artes, Pelourinho
Grande Final | Entrada gratuita | 15h
Cultura
Agbelas entrega Oferenda Musical para Iemanjá no Rio Vermelho


Foto: Estúdio Casa de Mainha | André Frutuoso
O destaque especial ficou por conta da parceria com a Escola Aguidavi do Jêje, localizada no Terreiro do Bogum, no Engenho Velho da Federação, no qual crianças tiveram um momento de apresentação solo e depois se juntaram à Orquestra. O projeto, subsidiado pela Lei Paulo Gustavo, envolve aulas de percussão, confecção de xequerês e criação de figurinos. No repertório, ritmos de matriz africana (Opanijé, Ijexá e Ilú) e referências populares como ciranda, maracatu e samba.
“Reunimos um número recorde de mulheres e a diversidade está em cada detalhe. Da idade, com crianças de dois a senhoras de 70 anos, ao nível de experiência com o instrumento. Tem aluna que nunca havia tocado antes e veio a Salvador, sobretudo, para reverenciar mãe Iemanjá”, ressalta Gio Paglia, líder e fundadora da Orquestra e da iniciativa Agbelas.

Foto: Estúdio Casa de Mainha | André Frutuoso