Formação
Instituto de Arte e Cultura da Bahia abre inscrições para Teatroescola 2025
O Instituto de Arte e Cultura da Bahia (IAC) abriu inscrições para o Processo Seletivo do Teatroescola 2025, um projeto de formação artística que disponibiliza bolsas de estudo e vagas abertas para cursos em áreas técnicas e criativas no setor cultural. Com duração de seis meses, cada laboratório contará com módulos interdisciplinares nos estudos afro-brasileiros, em conformidade com a Lei nº 10.639, que torna obrigatório o ensino da história e cultura africana e afro-brasileira. A formação adota uma abordagem pedagógica que valoriza a cultura negra e fortalece a identidade dos participantes.
A grande novidade desta edição é o Laboratório de Dança e Cultura, que terá foco no Pagode Baiano, abordando sua história, musicalidade e impacto social. O curso será conduzido por Priscila Constantini, dançarina, coreógrafa e educadora social com 20 anos de experiência, que já colaborou com artistas como Daniela Mercury, Edcity, Psirico e A Bronkka. Além do curso de dança, o Teatroescola oferecerá os laboratórios de Técnico de Palco, ministrado por Robson Poeta, gerente técnico do Teatro Jorge Amado e profissional atuante em grandes espetáculos teatrais da cena local e nacional, com aulas às segundas-feiras; e de Produção e Gestão Cultural, às terças-feiras, sob a orientação de Nell Araújo, mestre em Gestão Social pela UFBA e especialista em gestão cultural.
Cada curso contará com 30 vagas, sendo 50% destinadas a bolsistas, com prioridade para negros, indígenas, LGBTQIAPN+ e moradores de periferias que atendam aos critérios do edital. Para os demais candidatos, há a opção de ingresso pelo sistema de ampla concorrência, mediante pagamento das mensalidades do curso escolhido. As aulas acontecerão no Teatro Jorge Amado, na Pituba, onde o Teatroescola é residente, consolidando um espaço dedicado à formação artística e cultural.
Além das aulas regulares, a formação incluirá visitas técnicas e aulas de campo, proporcionando uma imersão completa no universo cultural. Os alunos terão a oportunidade de vivenciar a prática profissional em espaços culturais, festivais e eventos, ampliando seu repertório e rede de contatos. As atividades contarão com a participação de professores renomados do setor cultural-artístico e especialistas em formação sociopolítica, garantindo uma experiência educacional abrangente e conectada à realidade do mercado.
Para efetuar a inscrição, os candidatos contemplados pelo programa de bolsas deverão pagar uma taxa única de matrícula no valor de R$120,00, sem mensalidade adicional.
O processo seletivo será composto por três etapas: inscrição online, acompanhada do envio de um texto sobre a motivação do candidato para ingressar no Teatroescola; entrevistas virtuais com a comissão avaliadora; e, por fim, a divulgação dos aprovados e a confirmação da matrícula. As inscrições seguem abertas até o dia 31 de março de 2025 e deverão ser realizadas exclusivamente online pelo site e redes sociais do Teatroescola. O início das aulas está previsto para 7 de abril de 2025
link de inscrição: Clique aqui
Redes sociais: clique
Formação
Escola Estadual Teodoro Sampaio realiza Festa Literária
A Escola Estadual Teodoro Sampaio, localizada no bairro de Pirajá em Salvador, realiza nos dias 30 e 31 de outubro, a 1ª edição da FLITEO – Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio, com o tema “Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam”.
O evento gratuito, das 8h às 21h, abre suas portas para estudantes, professores, artistas, pesquisadores e a comunidade em geral, com o propósito de transformar a escola em um grande território de memória, arte, espiritualidade e resistência.

Elen Fernanda
“A FLITEO é mais do que um evento. É o reflexo de uma escola que se reconhece como Kilombo contemporâneo, um espaço de produção de conhecimento vivo, feito com afeto, ancestralidade e compromisso com a transformação social”, afirma a curadora Elen Fernanda.
Para ela, o evento reafirma o papel do Teodoro Sampaio como referência na promoção de uma educação antirracista e plural. “Pirajá é um território onde as memórias africanas e indígenas estão pulsantes. Trazer essa história para o centro da festa é um gesto político e pedagógico de pertencimento.”

Jocevaldo Santiago
A programação inclui mesas de diálogo, oficinas, lançamento de livros, concurso literário, sarau poético, apresentações artísticas, performances, teatro e exposições.
De acordo com o produtor executivo da FLITEO, Jocevaldo Santiago, o evento representa um marco histórico para a comunidade escolar.
“A Festa é uma grande celebração de tudo que tem sido construído nos últimos anos pós-pandemia. Apesar dos desafios de estar em um bairro periférico, o Teodoro tem criado novas narrativas para a educação, revelando que o conhecimento é um ato de esperança e resistência. Fazer a FLITEO é reafirmar um propósito: acreditar que a educação é capaz de transformar vidas.”
SERVIÇO:
FLITEO – 1ª Festa Literária da Escola Estadual Teodoro Sampaio
Tema: Ciranda de Saberes, Cultura de Afetos: Narrativas que nos Representam
Data: 30 e 31 de outubro de 2025
Horário: 8h às 21h
Local: Escola Estadual Teodoro Sampaio – Bairro de Pirajá, Salvador – BA
Entrada gratuita e aberta ao público
Formação
Tia Má debate Letramento Racial na Unijorge
A jornalista, escritora, roteirista e atriz Maíra Azevedo, conhecida como Tia Má, será convidada da Unijorge para a palestra de abertura da 20ª edição do Interculte, no dia 28 de outubro, às 9h, no auditório Zélia Gattai, no Campus Paralela.
Na ocasião, Tia Má vai debater o tema central do maior evento acadêmico da instituição, que este ano será “Letramento Racial: Por uma prática dialógica antirracista”. A palestra é aberta ao público e, para participar, é necessário estar inscrito no Interculte.
O Interculte é espaço de debate plural e interdisciplinar, ao propor o letramento racial como ferramenta pedagógica e emancipatória para analisar criticamente as dinâmicas raciais e estimular práticas antirracistas em diferentes contextos sociais e profissionais.
A programação será realizada de 28 a 30 de outubro, com palestras, oficinas, minicursos e apresentações acadêmicas, no Campus Paralela e em formato virtual.
Tia Má
Tia Má tem uma trajetória de sucesso em diversos trabalhos em séries, filmes e no teatro, e lançou, em 2025, o livro infantil “A Menina que não sabia que era Bonita”, obra que narra a trajetória de uma menina negra em seu processo de autoaceitação e construção da autoestima. Neste marco do Interculte, a jornalista vai conduzir um importante encontro que reforça a proposta do evento, com reflexões sobre sua história, a importância da representatividade e o combate ao racismo.
As inscrições para o Interculte devem ser realizadas AQUI. As vagas são limitadas.
Formação
Sarau DiKebradinha ocupa o bairro de Paripe em novembro
O Instituto Eumelanina realiza o Sarau DiKebradinha no dia 1º de novembro (sábado), a partir das 14h, no final de linha de Tubarão, em Paripe.
O Sarau DiKebradinha é uma edição especial dedicada ao público infantojuvenil, envolvendo muita arte, música, dança, teatro e protagonismo periférico.
O evento é um espaço de afeto, escuta e valorização das identidades negras e periféricas, reafirmando o compromisso do Instituto EuMelanina em promover a cultura Hip-Hop como ferramenta educativa, terapêutica e de transformação social.
“O DiKebradinha é um momento de celebração da infância e de fortalecimento da autoestima das nossas crianças. A arte se torna ponte entre educação, cuidado e pertencimento”, destaca Udi Santos, coordenadora geral do Instituto EuMelanina.
O Sarau é também um ato político e pedagógico, que reforça a importância da arte e da cultura como instrumentos de cidadania e emancipação social.
Serviço
Quando: 1º de novembro de 2025 (sábado)
Horário: A partir das 14h
Local: Final de linha de Tubarão – Paripe
Realização: Instituto Eumelanina de Arte, Cultura e Educação
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


