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Cultura

Elegbapho reúne Nando Zâmbia, Zebrinha e Mabel Freitas no Espaço Cultural da Barroquinha

Iasmim Moreira

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Elegbapho

A celebração da presença preta nos espaços de criação, saber e arte será o foco do encontro promovido pelo multiartista Nando Zâmbia, nesta quarta-feira (07 de maio), às 18h, no Espaço Cultural da Barroquinha. O evento, gratuito e aberto ao público, integra a programação do projeto Elegbapho – Território Afrocênico de Celebração Negra, que marca os 25 anos de carreira do artista.

Na atividade, Zâmbia recebe o renomado bailarino e coreógrafo Zebrinha e a pesquisadora Mabel Freitas, referência em educação antirracista, para uma entrevista pública sobre os avanços da comunidade negra na Década Internacional dos Afrodescendentes, instituída pela ONU. O encontro terá início com um pocket show do cantor e compositor Maurício Maumau, natural de Alagoinhas, que mescla músicas autorais com clássicos da música negra brasileira.

Zebrinha, conhecido do grande público por sua participação como jurado em “A Dança dos Famosos”, traz uma trajetória internacional nas artes cênicas. Atuou com nomes como Tina Turner e Liza Minelli, lecionou na Europa e assinou coreografias premiadas no teatro e na TV brasileira. Já Mabel Freitas é pós-doutora em Educação pela USP e tem uma carreira acadêmica marcada pela defesa de uma educação antirracista em espaços institucionais.

“Zebrinha é um corpo em trânsito, um homem negro das artes que pertence ao mundo, enquanto Mabel é uma pesquisadora negra que acompanhou as transformações nas universidades brasileiras na última década”, afirma Zâmbia. “Vamos falar sobre o desafio de naturalizarmos a presença de pessoas negras nesse lugar de referência e, sobretudo, o que queremos fazer quando chegamos a esse lugar.”

A entrevista pública também compõe o processo de pesquisa e criação do novo espetáculo de Nando Zâmbia, previsto para estrear em 2026.

SERVIÇO

O que: Elegbapho – Território Afrocênico de Celebração Negra
Nando Zâmbia convida Zebrinha e Mabel Freitas
Pocket show de Maurício Maumau
Quando: 07 de maio (quarta-feira), 18h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha – Salvador (BA)
Gratuito
Classificação livre

Cultura

Região Metropolitana celebra Mês da África

Iasmim Moreira

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África

Entre os dias 22 e 31 de maio de 2025, a Região Metropolitana de Salvador será palco da Agenda África-Bahia 2025, uma série de atividades culturais, educativas e políticas que celebram o Mês da África. Com ações em Camaçari e Salvador, a programação tem como objetivo central fortalecer a identidade civilizatória da herança africana na Bahia, estado cuja capital é considerada a cidade mais negra fora do continente africano.

A iniciativa é uma articulação da Comunidade dos Africanos Residentes na Bahia (CARBA) e da Rede Mundial de Empreendedorismo Étnico (Rede EMUNDE), com apoio da Casa de Angola, UNILAB, UNEB e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

A abertura da programação acontece em Camaçari, com o VI Fórum Mês da África, nos dias 22 e 23 de maio, no Campus XIX da UNEB. O fórum promoverá debates sobre ancestralidade, protagonismo africano e afrodescendente, empreendedorismo étnico e estratégias de fortalecimento da diáspora.

No dia 25 de maio, data em que se comemora o Dia da África — marco da criação da Organização da Unidade Africana (OUA), atual União Africana — será realizada a segunda edição do Festival África Bahia (AFRI-BA), no Largo Tereza Batista, no Pelourinho, das 10h às 20h. Com o tema “África Viva na Bahia: Tradição, Resistência e Futuro em Movimento”, o festival reunirá música, dança, gastronomia, moda, exposições e apresentações de artistas africanos e afro-baianos.

Encerrando a programação, no dia 31 de maio, a Chácara São Jorge, em Salvador, recebe o Festival de Música Africana, também promovido pela CARBA. Este será o único evento da agenda com entrada paga, no valor de R$ 100 (open bar), e promete uma noite de celebração ao som da musicalidade do continente africano.

A Agenda África-Bahia reafirma o papel da Bahia como ponte viva entre o Brasil e a África, promovendo o intercâmbio cultural, a valorização da ancestralidade e o reconhecimento da diversidade como força de transformação social.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – MÊS DA ÁFRICA 2025

📍 Camaçari
22/05 (14h às 17h)VI Fórum Mês da África – 1º dia
Local: Campus XIX – UNEB Camaçari
Acesso: Gratuito

23/05 (14h às 21h)VI Fórum Mês da África – 2º dia
Local: Campus XIX – UNEB Camaçari e transmissão online (YouTube)
Acesso: Gratuito

📍 Salvador
25/05 (10h às 20h)2ª edição do Festival AFRI-BA: África Viva na Bahia
Local: Largo Tereza Batista – Pelourinho
Acesso: Gratuito

31/05 (a partir das 9h)Festival de Música Africana
Local: Chácara São Jorge – Salvador
Acesso: R$ 100 (Open Bar)

📧 Contato:
comunidadecarba@gmail.com
redeemunde@gmail.com

Foto: Jean Victor

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Cultura

Slam das Minas leva a potência poética de Salvador para Cabo Verde e Lisboa

Iasmim Moreira

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Slam das Minas

O mês de maio será marcado por um feito histórico para a cena cultural de Salvador. O coletivo Slam das Minas Bahia, formado por mulheres potentes da nossa terra, realiza sua primeira turnê internacional com ações em Cabo Verde e Portugal. A iniciativa, intitulada “Vozes em Poesia”, afirma o Slam como ferramenta de criação, resistência e intercâmbio entre Brasil, África e Europa — tendo as mulheres negras como centro e força motriz desse movimento.

De 12 a 14 de maio, a cidade da Praia, capital de Cabo Verde, recebe a residência artística do grupo, com oficinas de Slam Poetry, escrita criativa e performance poética no Instituto Guimarães Rosa. Voltada especialmente para mulheres negras, a proposta promove escuta, fortalecimento de vínculos e amplificação de vozes historicamente silenciadas. Encerrando essa etapa no continente africano, uma batalha de poesia — o tradicional Slam — será realizada no dia 15 de maio, em uma edição especial e gratuita.

A poesia segue seu curso e cruza o oceano rumo à Europa. No dia 20 de maio, Lisboa será palco da performance “Ancestralitura”, no Museu do Aljube – Resistência e Liberdade. A apresentação será acompanhada de um bate-papo e lançamento de livro, reafirmando a oralidade como instrumento político, poético e ancestral. Mais do que uma apresentação, o evento se torna um marco de encontro entre experiências de luta, arte e liberdade nos territórios da diáspora negra.

Desde 2017, o Slam das Minas Bahia vem ocupando espaços na literatura e na vida, com batalhas de poesia falada, oficinas e intervenções em escolas, comunidades e centros culturais. Sempre com a missão de fortalecer o protagonismo de mulheres negras e dissidências, o coletivo é hoje um dos principais nomes da cena literária contemporânea na Bahia — e agora no mundo.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

CABO VERDE – CIDADE DA PRAIA
📍 Instituto Guimarães Rosa
📅 12 a 14 de maio – Oficinas de Slam Poetry, escrita criativa e performance poética
📅 15 de maio – Batalha de Poesia – Slam
🕒 Gratuito e presencial

PORTUGAL – LISBOA
📍 Museu do Aljube – Resistência e Liberdade
📅 20 de maio – Performance Ancestralitura, bate-papo e lançamento de livro
🕒 Gratuito e presencial

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Cultura

Movimento cultural periférico, o Samba Junino resiste em Salvador

Iasmim Moreira

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Samba Junino

Entre balões coloridos, o calor das fogueiras e o doce do licor, ecoam as vozes do samba junino em Salvador. Esse ritmo ancestral, que nasceu nas periferias da capital, se tornou símbolo da nossa cultura e ganha ainda mais força com a proximidade das festas juninas.  

“O samba junino nasce como uma forma de expressão musical desenvolvida pelos moradores de bairros periféricos de Salvador para homenagear São João, Santo Antônio, São Pedro e usando instrumentos da cultura afro-indígena e das tradições de Terreiro de Candomblé”, conta o professor do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e mestre em Educação, Ubiraci Carlúcio, mais conhecido como Prof. Bira.

Foi justamente no Engenho Velho de Brotas, bairro periférico de Salvador, que os caminhos de Vagner Sherk, 46, e do samba junino se cruzaram. O músico e produtor cultural, lembra que, aos 12 anos, já frequentava “praticamente todos os grupos de samba junino do bairro onde morava”.

“Nos ensaios do Mato Velho [grupo junino], eu costumava ir com meus amigos e, às vezes, até sozinho, já que aconteciam a poucos metros de onde eu morava. Eu me encantava com as canções curtas e os refrões grudentos, que ficavam na mente como chicletes. Além disso, admirava as sambadeiras na roda de samba, passando horas observando o gingado com o qual sambavam e as coreografias que criavam conforme as canções”, lembra Vagner em entrevista ao Portal Soteropreta. 

O artista destaca que o samba junino foi fundamental para ajudá-lo a superar a timidez

“Eu era tímido na infância e adolescência, o que dificultava minha socialização. No entanto, a convivência em grupos, especialmente no movimento do Samba Junino, foi fundamental para minha evolução. Hoje, reconheço como essa experiência me ajudou a me tornar mais comunicativo e a controlar minha timidez, permitindo que eu interagisse melhor com o mundo ao meu redor”, recorda com emoção. 

Quem também começou ainda na adolescência a frequentar os grupos juninos foi Derivaldo Matos, 58, mais conhecido como Neném Calabar, nas rodas de samba por onde tocou. Fã do grupo Leva Eu, Neném começou a frequentar apresentações de grupos de samba com 15 anos e desde então não parou. 

“O samba junino representa tudo na minha vida, é a minha essência musical. Tudo o que sei sobre música teve como fonte o samba junino”, diz Neném. Para ele, o gênero tem o poder de reunir famílias e moradores do bairro. “É o momento em que estamos todos juntos em um só pensamento”, afirma o morador do bairro de Canabrava. 

ENTRE TIMBAL, TAMBORIM E VOZ

Com o passar do tempo, os jovens se tornaram adultos, e o desejo de manter viva a cultura do Samba Junino falou mais alto. Foi assim que em 2002, Neném desenvolveu o grupo Bicho de Cana. 

“Formamos o grupo a pedido da comunidade de Canabrava. O nome é até engraçado de lembrar: primeiro, a galera foi para o show, que foi o bicho. Como somos do bairro de Canabrava, decidimos chamar o grupo de Bicho de Cana”, riu. Hoje, com 23 anos de estrada, o grupo é veterano nas apresentações juninas da capital baiana. 

Quem também fundou um grupo foi Vagner, em 2017, quando nasceu o grupo Samba Duro VS, no bairro de Itapuã. Apesar de não morar mais no bairro do Engenho Velho, as raízes da antiga morada nunca o deixaram.

“Me sinto privilegiado por nascer no Engenho Velho de Brotas. Essa origem foi fundamental para a minha trajetória no samba junino, me formando como produtor cultural e guardião dessa cultura”, diz. 

“O Samba Junino representa para mim a possibilidade real de uma verdadeira transformação na realidade das comunidades carentes. Ele tem o poder de formar músicos, compositores, cantores e cidadãos que podem desenvolver suas vidas e suas comunidades de forma econômica. Assim como tem sido até hoje, é uma resistência identitária que fortalece os vínculos entre os membros da comunidade”, desabafa Vagner. 

Em 2023, o grupo conquistou o 6º Festival da Liga do Samba Junino — evento cultural que celebra o Samba Junino em Salvador— , título que lhe redeu uma reportagem do Jornal Nacional. Além disso, o grupo realizou apresentações no Carnaval de Salvador neste ano e comandou um arrastão no Circuito Batatinha, Pelourinho. 

Dada a importância, muitos anos de resistência e valor cultural do Samba Junino, em 2018, o movimento foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador, por meio do decreto 29.489/2018, sendo registrado no Livro do Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas.  

“O Samba Junino é reconhecido como uma forma de resistência cultural, permitindo que o povo negro mantenha vivas suas tradições e sua identidade, mesmo diante de diferentes contextos sociais marcados pela desigualdade, violência e pelos desafios cotidianos nas comunidades. Por meio da música e da dança, expressam sua cultura e fortalecem os laços de socialização”, evidencia o Professor Bira. 

“O samba duro serve como base para a expressão artística e a celebração da nossa cultura — da cultura negra em Salvador, desta rica herança afro-diaspórica”, destaca o especialista. 

O professor ainda reforça que “o samba junino também se afirma como uma manifestação cultural que valoriza a história e a identidade do povo negro, reafirmando nossa resistência e preservando tradições e saberes, tanto orais quanto materiais. Sendo uma força que nos fortalece até hoje”. Por fim, o educador exalta a relevância da manifestação cultural. 

“A importância está justamente na manutenção da cultura, da religiosidade e da identidade cultural do povo negro”, conclui Bira.

 

Por Bruna Rocha

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