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Cultura

Movimento cultural periférico, o Samba Junino resiste em Salvador

Iasmim Moreira

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Samba Junino

Entre balões coloridos, o calor das fogueiras e o doce do licor, ecoam as vozes do samba junino em Salvador. Esse ritmo ancestral, que nasceu nas periferias da capital, se tornou símbolo da nossa cultura e ganha ainda mais força com a proximidade das festas juninas.  

“O samba junino nasce como uma forma de expressão musical desenvolvida pelos moradores de bairros periféricos de Salvador para homenagear São João, Santo Antônio, São Pedro e usando instrumentos da cultura afro-indígena e das tradições de Terreiro de Candomblé”, conta o professor do Instituto Federal da Bahia (Ifba) e mestre em Educação, Ubiraci Carlúcio, mais conhecido como Prof. Bira.

Foi justamente no Engenho Velho de Brotas, bairro periférico de Salvador, que os caminhos de Vagner Sherk, 46, e do samba junino se cruzaram. O músico e produtor cultural, lembra que, aos 12 anos, já frequentava “praticamente todos os grupos de samba junino do bairro onde morava”.

“Nos ensaios do Mato Velho [grupo junino], eu costumava ir com meus amigos e, às vezes, até sozinho, já que aconteciam a poucos metros de onde eu morava. Eu me encantava com as canções curtas e os refrões grudentos, que ficavam na mente como chicletes. Além disso, admirava as sambadeiras na roda de samba, passando horas observando o gingado com o qual sambavam e as coreografias que criavam conforme as canções”, lembra Vagner em entrevista ao Portal Soteropreta. 

O artista destaca que o samba junino foi fundamental para ajudá-lo a superar a timidez

“Eu era tímido na infância e adolescência, o que dificultava minha socialização. No entanto, a convivência em grupos, especialmente no movimento do Samba Junino, foi fundamental para minha evolução. Hoje, reconheço como essa experiência me ajudou a me tornar mais comunicativo e a controlar minha timidez, permitindo que eu interagisse melhor com o mundo ao meu redor”, recorda com emoção. 

Quem também começou ainda na adolescência a frequentar os grupos juninos foi Derivaldo Matos, 58, mais conhecido como Neném Calabar, nas rodas de samba por onde tocou. Fã do grupo Leva Eu, Neném começou a frequentar apresentações de grupos de samba com 15 anos e desde então não parou. 

“O samba junino representa tudo na minha vida, é a minha essência musical. Tudo o que sei sobre música teve como fonte o samba junino”, diz Neném. Para ele, o gênero tem o poder de reunir famílias e moradores do bairro. “É o momento em que estamos todos juntos em um só pensamento”, afirma o morador do bairro de Canabrava. 

ENTRE TIMBAL, TAMBORIM E VOZ

Com o passar do tempo, os jovens se tornaram adultos, e o desejo de manter viva a cultura do Samba Junino falou mais alto. Foi assim que em 2002, Neném desenvolveu o grupo Bicho de Cana. 

“Formamos o grupo a pedido da comunidade de Canabrava. O nome é até engraçado de lembrar: primeiro, a galera foi para o show, que foi o bicho. Como somos do bairro de Canabrava, decidimos chamar o grupo de Bicho de Cana”, riu. Hoje, com 23 anos de estrada, o grupo é veterano nas apresentações juninas da capital baiana. 

Quem também fundou um grupo foi Vagner, em 2017, quando nasceu o grupo Samba Duro VS, no bairro de Itapuã. Apesar de não morar mais no bairro do Engenho Velho, as raízes da antiga morada nunca o deixaram.

“Me sinto privilegiado por nascer no Engenho Velho de Brotas. Essa origem foi fundamental para a minha trajetória no samba junino, me formando como produtor cultural e guardião dessa cultura”, diz. 

“O Samba Junino representa para mim a possibilidade real de uma verdadeira transformação na realidade das comunidades carentes. Ele tem o poder de formar músicos, compositores, cantores e cidadãos que podem desenvolver suas vidas e suas comunidades de forma econômica. Assim como tem sido até hoje, é uma resistência identitária que fortalece os vínculos entre os membros da comunidade”, desabafa Vagner. 

Em 2023, o grupo conquistou o 6º Festival da Liga do Samba Junino — evento cultural que celebra o Samba Junino em Salvador— , título que lhe redeu uma reportagem do Jornal Nacional. Além disso, o grupo realizou apresentações no Carnaval de Salvador neste ano e comandou um arrastão no Circuito Batatinha, Pelourinho. 

Dada a importância, muitos anos de resistência e valor cultural do Samba Junino, em 2018, o movimento foi reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Salvador, por meio do decreto 29.489/2018, sendo registrado no Livro do Registro Especial das Expressões Lúdicas e Artísticas.  

“O Samba Junino é reconhecido como uma forma de resistência cultural, permitindo que o povo negro mantenha vivas suas tradições e sua identidade, mesmo diante de diferentes contextos sociais marcados pela desigualdade, violência e pelos desafios cotidianos nas comunidades. Por meio da música e da dança, expressam sua cultura e fortalecem os laços de socialização”, evidencia o Professor Bira. 

“O samba duro serve como base para a expressão artística e a celebração da nossa cultura — da cultura negra em Salvador, desta rica herança afro-diaspórica”, destaca o especialista. 

O professor ainda reforça que “o samba junino também se afirma como uma manifestação cultural que valoriza a história e a identidade do povo negro, reafirmando nossa resistência e preservando tradições e saberes, tanto orais quanto materiais. Sendo uma força que nos fortalece até hoje”. Por fim, o educador exalta a relevância da manifestação cultural. 

“A importância está justamente na manutenção da cultura, da religiosidade e da identidade cultural do povo negro”, conclui Bira.

 

Por Bruna Rocha

Cultura

Samba de Roda de Tubarão chega à 7ª edição com memória e marisco

Iasmim Moreira

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Tubarão

A comunidade de Tubarão, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, recebe no próximo 6 de julho (domingo), das 9h às 19h, o VII Encontro de Samba de Roda de Tubarão, que acontece na Quadra da Escola Municipal Fernando Presídio, com acesso gratuito.

Realizado pela Associação Cultural Quilombo Aldeia Tubarão (QUIAL Tubarão), o evento é o único em Salvador dedicado exclusivamente aos grupos de samba de roda tradicionais e não comerciais, reunindo mestres, mestras e artistas populares de diferentes territórios da Bahia.

Mais do que um festival, o encontro é um ato de resistência cultural. Com o tema “O Marisco e os Ciclos da Roda”, esta edição propõe reflexões sobre os ciclos da vida a partir do marisco — elemento ancestral do território de Tubarão. Presente na memória dos povos originários da região, o marisco representa nutrição, coletividade, ancestralidade e movimento. Assim como o samba de roda, ele guarda histórias, transforma e conecta tempos e corpos.

Além das rodas de samba, o evento contará com apresentações artísticas e a Feira das Matriarcas, espaço de valorização da economia e da produção cultural das mulheres do território. O público poderá encontrar comidas típicas, bebidas, artesanato, moda e arte, tudo feito por mulheres que sustentam e movimentam a cultura local.

O Encontro de Samba de Roda de Tubarão é, desde 2017, um espaço de preservação das tradições afro-indígenas e de afirmação das culturas populares que resistem nas margens, mas seguem centrais para a identidade brasileira.

SERVIÇO

Evento: VII Encontro de Samba de Roda de Tubarão – O Marisco e os Ciclos da Roda
Data: 06 de julho de 2025 (domingo)
Horário: Das 9h às 19h
Local: Quadra da Escola Municipal Fernando Presídio – Tubarão
Gratuito e aberto ao público

@quialtubarao | @sambaderodadetubarao

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Cultura

Quadrilhas Juninas da Liberdade fazem homenagem ao Mestre Chicão

Iasmim Moreira

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Liberdade

No dia 29 de junho, das 10h às 16h, a quadra do Largo do Sieiro, no bairro da Liberdade, será palco do Festival de Quadrilhas Juninas da Liberdade – Uma Homenagem ao Mestre Chicão. Com entrada gratuita, o evento reúne apresentações de quadrilhas tradicionais, estilizadas e mirins, além de grupos da terceira idade e formações inclusivas.

A iniciativa é do Fórum Permanente de Quadrilhas Juninas. O objetivo é valorizar as tradições nordestinas, fortalecer os laços comunitários e incentivar o surgimento de novas quadrilhas na capital baiana.

Liberdade

O festival também presta tributo a Francisco Pedro Ribeiro Rocha, o Mestre Chicão, figura marcante da cultura junina na Liberdade e idealizador da quadrilha da terceira idade Sapeca Yaiá.

Entre as quadrilhas confirmadas estão a Mirim Forró do Luar, Germe da Era, Capelinha do Forró, Asa Branca, Forró do ABC e a retornante Forró Mandacarú, celebrando 25 anos. Não se trata de uma competição, mas os destaques receberão brindes simbólicos escolhidos por votação popular nas redes.

Festival de Quadrilhas Juninas da Liberdade – Homenagem ao Mestre Chicão
Data: 29 de junho de 2025 (sábado)
Horário: das 10h às 16h
Local: Quadra do Largo do Sieiro – Liberdade, Salvador/BA
Entrada: Gratuita
Mais informações e votação popular: @forumquadrilhasjuninas

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Cultura

Festival Melanina Acentuada celebra “Ancestralidade Futurística”

Iasmim Moreira

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Melanina Acentuada

Entre os dias 9 e 14 de julho, Salvador será palco da 7ª edição do Melanina Acentuada Festival, evento que reafirma a potência da dramaturgia negra brasileira ao reunir espetáculos, performances, oficinas e encontros voltados à valorização de narrativas afrocentradas. A abertura será comandada pela cantora e compositora baiana Sued Nunes, que se apresenta no dia 9 de julho, às 20h, no Pátio Viração da Casa Rosa, no Rio Vermelho.

Com o tema “Ancestralidade Futurística”, o festival propõe uma dramaturgia que rompe com a linearidade ocidental e valoriza o tempo espiralar como tecnologia narrativa.

“É uma forma de construir futuro sem abrir mão das nossas raízes. Nossos passados estão em movimento, nos impulsionando a ir sempre adiante”, destaca o idealizador do festival, o ator, diretor e dramaturgo Aldri Anunciação.

Nesta edição, o Melanina se espalha por espaços como o Teatro do Goethe-Institut, Teatro Jorge Amado, Cineteatro 2 de Julho e o Teatro Cambará da Casa Rosa, promovendo o intercâmbio entre artistas, públicos e territórios culturais da cidade.

Entre os destaques da programação está o retorno de “MACACOS”, de Clayton Nascimento, vencedor do Prêmio Shell de Melhor Ator (2023); e a estreia em Salvador de “Parto Pavilhão”, do dramaturgo paulista Jhonny Salaberg, indicado ao Shell de Teatro 2024 em duas categorias. O circuito ainda traz a montagem “Ana e Tadeu”, de Mônica Santana, e a estreia da performance de dança “Pretamorphosis”, da artista da Chapada Diamantina Toni Silva.

A ensaísta e professora Leda Maria Martins, referência nos estudos de performance e tempo espiralar, conduz o primeiro “Ateliê de Ideias” no dia 10, às 16h, na Biblioteca do Goethe-Institut. Outros nomes da programação incluem os atores Antônio e Rocco Pitanga em “Embarque Imediato”, Jamile Cazumbá com o recital performático “Um Ritual”, Eugênio Lima com reflexões sobre o Teatro Hip Hop, além de oficinas e consultorias voltadas para jovens escritores negros.

Além dos espetáculos, o festival promove entrevistas públicas, compartilhamento de poéticas, consultorias dramatúrgicas, ateliês de criação corporal, fortalecendo as trocas entre artistas e público e aprofundando o olhar sobre as estéticas negras contemporâneas.

Idealizado em 2012 por Aldri Anunciação, o Melanina Acentuada já apresentou mais de 40 espetáculos e se firma como um dos principais festivais dedicados à valorização da arte e da intelectualidade negra no país.

Os ingressos para os espetáculos custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia), e podem ser adquiridos via Sympla. A programação completa e atualizações estão disponíveis no Instagram: @melaninaacentuada.

Melanina Acentuada Festival – Ano 7
Quando: De 09 a 14 de julho de 2025
Onde: Diversos espaços culturais de Salvador (Federação, Pituba, Rio Vermelho e Vitória)
Ingressos para os espetáculos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia)
Mais informações: @melaninaacentuada

Obs: Todas as demais atividades (ateliês, entrevistas públicas, performances e consultorias) são gratuitas.

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