Connect with us

Políticas

Associação Mulheres Apoiam Mulheres inaugura nova sede no Curuzu

Iasmim Moreira

Published

on

Mulheres Apoiam Mulheres

A Associação Mulheres Apoiam Mulheres (AMAM) inaugura oficialmente sua nova sede neste sábado, 26 de julho, das 14h às 17h, na Rua do Curuzu, nº 225, em Salvador. A cerimônia acontece durante o Julho das Pretas, mês que celebra o protagonismo das mulheres negras na luta por direitos e equidade racial, reforçando o compromisso da entidade com essa pauta.

Fundada em 2019 por mulheres dos bairros do Curuzu e da Liberdade, e formalizada em 2023, a AMAM se tornou um espaço de acolhimento, formação e fortalecimento feminino. A associação desenvolve atividades voltadas para capacitação profissional nas áreas de Gastronomia, Beleza e Inclusão Sustentável, além de promover rodas de conversa e palestras educativas sobre direitos sociais e enfrentamento à violência de gênero.

Segundo Rita Sacramento, CEO da AMAM, a nova sede é fruto da mobilização e da coragem de mulheres que decidiram transformar suas realidades.

“É um território de acolhimento, afeto e troca de saberes”, resume.

Nos últimos semestres, as ações da AMAM impactaram diretamente mais de 350 mulheres, alcançando, de forma indireta, cerca de 1.400 pessoas.

A programação da inauguração inclui apresentações culturais, rodas de conversa e a presença de representantes de movimentos sociais. A entrada é gratuita e aberta ao público.

SERVIÇO


O quê: Inauguração da nova sede da Associação Mulheres Apoiam Mulheres (AMAM)
Quando: Sábado, 26 de julho, das 14h às 17h
Onde: Rua do Curuzu, nº 225 – Salvador (BA)
Quanto: Gratuito
Informações: @amam.ssa

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Cultura

Festival Nosso Futuro celebra trocas entre Brasil, França e África

Kelly Bouéres

Published

on

Festival Nosso Futuro reúne artistas e gestores do Brasil, França e África em Salvador
Victor Fernandez

Salvador recebe até 8 de novembro o Festival Nosso Futuro Brasil–França: Diálogos com a África, que reúne mais de 300 jovens, artistas e gestores dos três continentes. A abertura oficial aconteceu nesta quarta-feira (5), no Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com a presença do presidente francês Emmanuel Macron, do governador Jerônimo Rodrigues e da ministra Margareth Menezes.

“A nova casa do mundo africano está sendo criada peça por peça, degrau por degrau, para mudar as coisas nesse triângulo para melhor”, afirmou Macron.

A noite contou com shows de Carlinhos Brown e Orkestra Rumpilezz, além das participações de Lazzo Matumbi, Senny Câmara e Larissa Luz.

Pela manhã, o Encontro Técnico de Prefeitos e Autoridades reuniu gestores da França, África e Brasil no Arquivo Público Municipal.

“Nossa meta é ir além do intercâmbio de ideias, com planos claros e ações concretas de cooperação”, disse Nathália Peixoto, da Prefeitura de Salvador.

A programação segue com debates, palestras e atividades que destacam conexões culturais entre Salvador, Paris e cidades africanas.

SERVIÇO
Festival Nosso Futuro – Brasil-França: Diálogos com a África
5 a 8 de novembro de 2025
Salvador, Bahia
Mais informações: www.francabrasil2025.com

Continue Reading

Formação

Instituto Steve Biko inscreve para Aulão Enemgrecido 2025

Jamile Menezes

Published

on

Instituto Steve Biko

Celebrando 33 anos em 2025, o Instituto Steve Biko realiza mais uma edição do Aulão Enemgrecido, iniciativa realizada pela coordenação do pré-vestibular que tem  o objetivo de revisar, de forma descontraída e integrada, os conteúdos que poderão ser cobrados nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Este ano, o Aulão acontece no dia 2 de novembro (domingo), das 8h às 17h, na Reitoria do IFBA (Canela).

Na oportunidade, estudantes, professores e o corpo técnico do Pré-Biko estarão juntos em um grande encontro durante todo domingo, com questões comentadas pelos professores/as, atividades para potencializar a preparação dos estudantes, apoio psicossocial, música, poesia, sorteios de livros e brindes.

O Aulão Enemgrecido acontece anualmente e proporciona aos estudantes um momento para fortalecer não só o estudo, como apoiar suas trajetórias de aprendizado.

As inscrições devem ser realizadas até o dia 27 de outubro. Atente para os detalhes: a taxa colaborativa é de R$30 (trinta reais), com direito a almoço e apostila. Ou R$ 25 (vinte e cinco reais) somente a apostila. O pagamento deve ser feito até o dia 27 de outubro por meio da seguinte Chave Pix – CNPJ: 01451334000144. 

Após o pagamento, o interessado deve anexar o comprovante no espaço destinado no formulário de inscrição. Somente a pessoa inscrita poderá participar do Aulão Enemgrecido.

Instituto Steve Biko & Utilidade Pública

O Instituto recebe o nome do líder sul-africano, Steve Biko, grande referência da luta contra o Apartheid na África do Sul. Fundado em 31 de julho de 1992, o ICSB é fruto da ação inovadora de jovens militantes negros e negras que criaram o primeiro curso, no Brasil, destinado a formação política e preparação sistemática de estudantes negros e negras para o acesso às universidades, sendo considerado o primeiro Quilombo Educacional do Brasil.

O curso Pré-vestibular já benefíciou muitos estudantes negros e negras da cidade de Salvador, a partir da abertura de editais públicos anuais para inscrições para que os selecionados sejam preparados para o acesso ao ensino superior.

Olívia Santana

Deputada Estadual Olívia Santana

Em reconhecimento a esta trajetória, foi aprovado na tarde desta quarta-feira, 21 de outubro, o PL 25.977/2025 de autoria da deputada estadual Olívia Santana (PC do B), que torna o Instituto Cultural Steve Biko como de utilidade pública. Em suas redes sociais, a deputada afirmou que o reconhecimento fortalece o trabalho da instituição.

“Esse reconhecimento fortalece o trabalho da instituição, que há anos atua na formação, inclusão e valorização da juventude negra. Com essa conquista, o Instituto poderá ampliar suas ações e garantir novos investimentos para continuar transformando vidas por meio da educação e da consciência racial. O vereador Silvio Humberto é um dos mais importantes quadros da Biko, fundador desse destacado quilombo educacional”, enalteceu a deputada.

O PL segue para sanção do governador Jerônimo Rodrigues.

Aulão Enemgrecido
📅 Data: 02/11/2025 (domingo)
⏰ Horário: 8h às 17h
📍 Local: Reitoria do IFBA – Av. Araújo Pinho, 39, Canela, Salvador-BA

INSCRIÇÕES AQUI até 27 de outubro.

Continue Reading

Políticas

IV Conepir começa em Salvador com Kabengele Munanga e Maria Inês Barbosa

Jamile Menezes

Published

on

A IV Conepir é resultado de um amplo processo democrático e participativo, que envolveu conferências municipais e territoriais em todos os 27 Territórios de Identidade da Bahia,

Com o tema “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”, a IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial (IV Conepir) começa nesta quarta-feira (20) e segue até sexta (22), no Hotel Fiesta, em Salvador.

O evento, promovido pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), reunirá cerca de 800 participantes de todas as regiões da Bahia, entre delegadas e delegados eleitos, convidados, gestores públicos, lideranças sociais e representantes de povos e comunidades tradicionais.

As atividades começam dia 20, às 16h30, com o ato em celebração aos 37 anos do Conselho de Desenvolvimento da Comunidade Negra (CDCN). Em seguida, leitura e aprovação do regimento interno da conferência. Logo após, será exibido o filme “1798 – Revolta dos Búzios”, do cineasta baiano Antônio Olavo.

A abertura oficial da conferência está marcada para quinta-feira (21), às 9h, com a presença de autoridades das esferas nacional, estadual e municipal, reforçando o compromisso institucional com o enfrentamento ao racismo e a promoção da igualdade racial.

Na sequência, ocorre a mesa principal da conferência, com o antropólogo Kabengele Munanga, professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP) e referência em pesquisas sobre racismo e população afro-brasileira, e Maria Inês Barbosa, doutora em Saúde Pública pela USP, pioneira nos estudos sobre saúde da população negra.

À tarde, os participantes se dividirão em grupos de trabalho organizados por eixos temáticos, que abordarão questões como justiça racial, reparação histórica, democracia, desenvolvimento sustentável, garantia de direitos, enfrentamento das desigualdades raciais e participação social.

Na sexta-feira (22), as atividades continuam com a retomada dos grupos de trabalho para sistematização das propostas debatidas. Em seguida, acontece a plenária final, que aprovará as diretrizes do relatório da etapa estadual e elegerá as delegadas e os delegados que representarão a Bahia na V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir), marcada de 15 a 19 de setembro, em Brasília.

Serviço

O quê: IV Conferência Estadual de Promoção da Igualdade Racial – CONEPIR
Quando: 20 a 22 de agosto – quarta a sexta-feira
Onde: Hotel Fiesta – Itaigara, Salvador -BA

Foto: Erlon Souza

Continue Reading

EM ALTA