Connect with us

Moda

Stylist baiano assina curadoria de moda em edição britânica da revista OutThere

Iasmim Moreira

Published

on

stylist

A capital baiana é o centro das atenções da nova edição da revista britânica OutThere, que acaba de lançar a publicação “The Salvador Rising Issue”, com foco na efervescência cultural, artística e ancestral de Salvador. Com distribuição em mais de 20 países, a edição conta com curadoria de moda e styling assinados pelo stylist e diretor criativo baiano Adailton Junior — um dos nomes da moda criativa no estado.

Fundador da marca AREIA e conhecido por trabalhos com artistas como BaianaSystem, Aline Rosa, Igor Kannário, ÀTTØØXXÁ e J. Eskine, Adailton foi o nome escolhido para representar visualmente a cidade na publicação, após uma série de recomendações ouvidas pelo fotógrafo e cofundador da OutThere, Martin Perry. “A criatividade de Adailton é impressionante. Ele consegue transformar uma mesma peça em três visuais completamente diferentes”, disse Perry.

Com trajetória marcada pela reinvenção, Adailton largou a faculdade de Medicina Veterinária e, após experiências em Gastronomia, audiovisual e produção de eventos, mergulhou na moda em meio à pandemia, em 2020. De lá para cá, sua marca AREIA se consolidou com peças autorais e visualidades que misturam referências afro-baianas, urbanas e LGBTQIAPN+.

Para Adailton, a oportunidade de assinar a edição internacional é fruto de uma caminhada marcada por desafios e ancestralidade. “Sou um homem negro, gay e de candomblé, nascido e criado em comunidade. Minha arte é atravessada pela minha vivência. Salvador é minha grande paixão e meu maior repertório. Traduzo isso nas minhas criações”, conta.

A edição “The Salvador Rising Issue” chega após publicações anteriores sobre territórios como Ruanda, Namíbia e Polinésia Francesa, reforçando o posicionamento da OutThere como uma revista de turismo e cultura com forte conexão com a diversidade. De acordo com Perry, Salvador surgiu de forma recorrente em conversas com profissionais da área. “As pessoas nos diziam que a cidade estava mudando, com uma energia criativa intensa. E foi isso que encontramos.”

Além da moda, a revista reúne fotografias e conteúdos que dialogam com o afroturismo, a cena cultural negra e a espiritualidade presente na vida cotidiana de Salvador. Ao lado de marcas como Dendezeiro, INTUIÍ e Ateliê Mão de Mãe, AREIA aparece como um dos destaques da nova geração criativa da cidade.

Adailton, que atualmente prepara a segunda parte da coleção “MIMOSA”, celebra o reconhecimento. “Sair da favela e transformar a arte em um produto valorizado é uma missão. Assinar a OutThere é também provar que é possível. E que a gente pode fazer isso junto, como comunidade e como coletivo.”

A edição já está disponível em pontos de venda no Reino Unido e em outros países. Segundo os editores, o desejo agora é voltar ao Brasil o quanto antes. “Se eu pudesse, me mudaria para aí. A criatividade e o calor humano de Salvador são inspiradores”, finaliza Martin Perry.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Moda

Fancy África Brasil estreia em Salvador

Kelly Bouéres

Published

on

Fancy Africa
Puzzle Pictures

O diretor criativo moçambicano King Levi traz a Salvador o Fancy África Brasil, que acontece no dia 30 de novembro, durante o Festival Feira Preta, no Docas 1. Em sua estreia na capital baiana, o pocket desfile reúne marcas autorais de diferentes países africanos e celebra a produção de moda contemporânea do continente.

A ação fortalece a conexão histórica entre Bahia e África, destacando estéticas e narrativas que influenciam a identidade cultural afro-brasileira. Antes do desfile, uma comitiva de estilistas e modelos africanos desembarca na cidade no dia 21 de novembro, ampliando o intercâmbio criativo.

Participam marcas como Xigubo, Camila Kutsura, Abi Creations, Bravaas, Ilda Versátil, Puntz Wear, T’sava By Ancha, além dos brasileiros Rey Vilas Boas e Tia Ró Fuxiqueira. As coleções apresentam técnicas artesanais e repertórios culturais que afirmam o potencial e a sofisticação da moda africana.

Realizado em parceria com a Feira Preta, o Fancy África Brasil inaugura uma nova rota de circulação criativa entre Bahia e continente africano.

Segundo King Levi:

“Sabemos que a Bahia vive a moda afrocentrada, mas é uma moda que negros baianos idealizaram de África. A minha intenção é mostrar de fato o que é a moda africana (…). Queremos revelar uma África de realeza, de luxo, de criatividade. (…) Nós somos o ouro, com nossa inteligência e criatividade”.

Continue Reading

Moda

SESI Casa Branca recebe Oficina de Moda e Passarela com Carlos Cruz

Jamile Menezes

Published

on

O Sesi Casa Branca, Caminho de Areia, sedia a Oficina de Moda e Passarela nos dias 13, 20 e 27 de agosto, sempre às quartas-feiras, das 14h às 18h. A atividade integra o Ciclo de Workshops Moda e Figurino, promovido pelo SESI Bahia em parceria com o projeto Periferia do Futuro, e é voltada à formação de novos talentos no setor da moda.

Carlos Cruz, modelo internacional e diretor de casting do São Paulo Fashion Week e da Casa de Criadores, conduz os encontros. A formação é gratuita, com certificação garantida, e atende jovens entre 16 e 70 anos, residentes em bairros periféricos de Salvador e Lauro de Freitas, com histórico de escolarização na rede pública. O traje preto é obrigatório, e os participantes em destaque poderão ser agenciados pela PJT Model, agência dirigida por Carlos Cruz e Sivaldo Tavares, que possui o maior casting negro de Salvador.

O projeto Periferia do Futuro nasceu da vivência de Cruz com a falta de acesso a oportunidades para pessoas negras e periféricas no setor da moda. A proposta é formar e valorizar talentos criativos por meio de metodologias que combinam expressão, atitude e construção de imagem, conectando novos profissionais ao mercado. As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla.

Serviço

Oficina de Moda e Passarela com Carlos Cruz
Datas: 6, 13, 20 e 27 de agosto (quartas-feiras)
Horário: das 14h às 18h
Local: Sesi Casa Branca, Caminho de Areia – Salvador /BA
Traje: preto
Certificação garantida
Realização: SESI Cultura Bahia e Centro Cultural SESI Casa Branca
Produção: Mil Produções Artísticas
Parceria: Fábrica Cultural, Condomínio Bahia Têxtil, Sindvest, SENAI CIMATEC e SENAI Dendezeiros.

Continue Reading

Moda

Ciclo de Workshops Moda e Figurino recebe Goya Lopes e Carlos Cruz na Cidade Baixa

Iasmim Moreira

Published

on

Workshops

A criatividade da moda com identidade afro-brasileira e a potência das passarelas periféricas ganham destaque em Salvador a partir de agosto com a segunda etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino. A programação gratuita reúne oficinas, workshops e exposições abertas ao público em espaços culturais da Cidade Baixa, celebrando trajetórias que unem moda, arte e protagonismo negro.

Realizado pelo SESI Cultura Bahia – Centro Cultural SESI Casa Branca, em parceria com o Departamento Nacional do SESI e instituições como a Fábrica Cultural e o Sindvest, o projeto segue até setembro com atividades formativas que valorizam o setor vestuário local e seus criadores.

A primeira atividade do mês acontece no dia 4 de agosto (segunda-feira) no Centro Cultural SESI Casa Branca, no bairro Caminho de Areia. A artista visual, designer de moda e de superfícies Goya Lopes ministra o workshop “Goya Lopes – Trajetória Criativa” e inaugura a exposição “Transversalidade na Moda”, apresentando sua obra pioneira na moda afro-brasileira com arte. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla.

Reconhecida nacional e internacionalmente, Goya é fundadora das marcas Didara e Goya Lopes Design Brasileiro. Com forte atuação nas artes visuais e na moda, já foi premiada pelo Museu da Casa Brasileira (SP) e recebeu a Comenda Maria Quitéria, honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador. Seu trabalho é tema do documentário “Goya Lopes – Coragem de Criar”.

Outra atração de destaque é o modelo, empresário e influenciador Carlos Cruz, conhecido como “O Rei da Favela”. Ele ministra a oficina “Moda e Passarela” às quartas-feiras de agosto (dias 6, 13, 20 e 27), das 14h às 18h, na Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira. Com uma carreira que rompe fronteiras no cenário internacional da moda, Carlos Cruz inspira jovens das periferias ao mostrar que é possível transformar sonho em conquista. As inscrições para essa atividade estarão disponíveis em breve no Sympla.

O Ciclo de Workshops Moda e Figurino é produzido pela Mil Produções Artísticas e conta ainda com apoio do SENAI CIMATEC, SENAI Dendezeiros, Bahia Têxtil e Sindvest.

PROGRAMAÇÃO – AGOSTO

Centro Cultural SESI Casa Branca (Av. Caminho de Areia, 1454 – Mangueira)
04/08 – Segunda-feira, às 19h
Exposição Transversalidade na Moda
Workshop Goya Lopes – Trajetória Criativa
 Inscrições gratuitas: Sympla – Goya Lopes

Fábrica Cultural (Largo da Ribeira, 33 – Ribeira)
Quartas-feiras – 06, 13, 20 e 27/08, das 14h às 18h
Oficina Moda e Passarela, com Carlos Cruz
Inscrições gratuitas em breve: Sympla – Carlos Cruz

Mais informações: @sesiculturabahia
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Continue Reading

EM ALTA