Música
Olodum realiza FEMADUM em duas etapas este ano
O FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum será realizado pela primeira vez em duas etapas em Salvador: 13 a 16 de novembro, e 6 e 7 de dezembro, no Pelourinho, no Centro Histórico da capital baiana.
A mudança de formato se deve ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Como parte da programação formativa, o Olodum realiza o curso “Elaboração e Gestão de Projetos Culturais”, que acontecerá de 17 a 21 de novembro, das 14h às 18h, na Escola Olodum, no Pelourinho. Ministrado por Marcelo Gentil e Zeca Teodoro, o curso oferece 30 vagas e tem o objetivo de capacitar agentes culturais, produtores e artistas para desenvolver, planejar e gerir projetos voltados à cultura afro-brasileira e à economia criativa.
Em2025, o FEMADUM homenageia Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata, figuras centrais na história da música brasileira, com o tema “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”.
A programação reafirma o papel do festival como um dos maiores eventos culturais gratuitos da Bahia, reunindo milhares de pessoas no Largo do Pelourinho em torno da arte, da resistência e da valorização da cultura afro-latino-americana.
Criado pelo Bloco Afro Olodum, o FEMADUM promove oficinas, mostras, apresentações teatrais e musicais, destacando-se como o maior festival de música afro-latino-americano organizado por uma entidade civil. A edição deste ano reafirma o compromisso do Olodum com a arte como instrumento de transformação social e celebra o legado de mulheres que inspiraram gerações na luta por liberdade e igualdade.
Serviço
FEMADUM 2025
O quê: FEMADUM – Festival de Música e Artes Olodum
Tema: “Celebrando a Mulher Negra na Música Brasileira”
Homenageadas: Chiquinha Gonzaga e Tia Ciata
Local: Pelourinho – Centro Histórico de Salvador (BA)
Etapa 1 – Atividades artísticas e culturais:
13 a 16 de novembro de 2025
Etapa 2 – Festival de Música e Shows:
6 e 7 de dezembro de 2025
Música
Jeremias Gomes confirma segunda edição do Baile do Rasta em Salvador
O reggae baiano segue expandindo seus territórios, e o Baile do Rasta é a prova viva dessa potência. Depois de estrear na Concha Acústica do TCA, o projeto idealizado pelo cantor e compositor Jeremias Gomes chega à sua segunda edição no dia 11 de janeiro de 2026, na Chácara Baluarte, no histórico bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Agora, o evento passa a integrar o calendário oficial do verão de Salvador, celebrando o gênero que pulsa história, identidade e resistência.
Idealizado por um dos nomes mais expressivos da nova geração do reggae nacional, o Baile do Rasta reafirma o compromisso de Jeremias com a força cultural e espiritual do reggae. A cada edição, o artista conecta grandes nomes da cena e novos talentos, fortalecendo um movimento que coloca o gênero nos palcos e espaços que sempre mereceu ocupar.
Nesta edição, o artista recebe Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Zeider Pires (Planta e Raiz) e Banda Cativeiro. Nos decks, o DJ Rás Seles completa a experiência sonora, garantindo uma celebração repleta de boas vibrações.
“É uma responsabilidade enorme ser parte da nova geração de um movimento tão grandioso como o reggae brasileiro. O Baile do Rasta une várias gerações. Esse projeto nasceu em Salvador e já me levou a ocupar espaços emblemáticos, como a Concha Acústica, marcando não apenas a minha trajetória, mas também a cena nacional”, afirma Jeremias Gomes.
Sobre Jeremias Gomes
Jeremias Gomes, cantor e compositor baiano de 33 anos, é filho do icônico Edson Gomes e cresceu cercado por música e referências do reggae. Em 2008, estreou nos palcos e foi eleito melhor intérprete em um festival musical, marcando o início de uma trajetória consistente.
Fundador da banda “Expressão e Liberdade” — mais tarde rebatizada como “Dilúvio” — Jeremias lançou em 2012 seu primeiro álbum, Régua e Compasso, consolidando sua identidade artística. Desde então, abriu shows de nomes como Dread Mar I e participou de eventos importantes como República do Reggae e Festival Canto da Rua.
Hoje, o cantor segue sua carreira solo e também atua como backing vocal na banda Cão de Raça, ao lado do pai, participando de grandes festivais como o Festival de Verão de Salvador e o Encontro das Tribos, em São Paulo. Com um repertório que transita entre o roots e o reggae dançante, Jeremias mantém viva a essência e o legado do gênero, renovando-o com personalidade e propósito.
SERVIÇO:
Baile do Rasta – 2ª Edição com Jeremias Gomes
11 de janeiro de 2026 (domingo), a partir das 14h
Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador
Convidados: Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Zeider Pires (Planta e Raiz), Banda Cativeiro e DJ Rás Seles
Classificação: 18 anos
Venda online em Bora Tickets – Baile do Rasta 2ª Edição
Música
Varanda Quabales integra Salvador Capital Afro com programação gratuita
Nesta sexta-feira (14), o Centro Cultural Quabales, no Nordeste de Amaralina, será palco de mais uma edição da Varanda Quabales, que desta vez integra a programação do Festival Salvador Capital Afro. O evento gratuito acontece em frente ao espaço (Rua Aurelino Silva, 385) e promete transformar a rua em um grande palco a céu aberto, reunindo artistas, empreendedores e o público em uma celebração da música e da cultura afro-brasileira.
Durante o dia, a programação começa com atividades voltadas ao fortalecimento do afroempreendedorismo. Das 9h às 12h, acontece a imersão Afroestima – AfroEmpreendedora, com oficinas e cadastro de novas participantes. Já das 14h às 17h, será realizada a Formação Sou Salvador (Beleza e Trancistas), em parceria com a SEMDEC, além do SAC do Empreendedor. Todas as ações acontecem no próprio Centro Cultural Quabales, com inscrições limitadas disponíveis no Instagram @salvadorcapitalafro.
Encerrando o dia, a partir das 18h, a 6ª edição da Varanda Quabales levará ao público uma programação musical diversa, com apresentações de Quabales Banda, Samba Gringa, Rafa Chagas, Fê e Movimento Nagô Beets, DJ Sista Kátia, além de uma Jam Session Experimental com Marivaldo dos Santos e o desfile do Projeto Aconchego.
Idealizada pela Favellê Music, a Varanda Quabales nasceu inspirada nas tradicionais block parties — festas de rua realizadas nos Estados Unidos nos anos 1970 que uniam comunidades em torno da música. O conceito foi adaptado à realidade soteropolitana, promovendo um intercâmbio sonoro entre músicos da Quabales Banda e artistas da cena do jazz, além de abrir espaço para performances autorais e momentos de microfone aberto.
SERVIÇO:
Varanda Quabales – edição especial Salvador Capital Afro
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025, a partir das 9h
Centro Cultural Quabales – Rua Aurelino Silva, 385, Nordeste de Amaralina
Entrada Gratuita
Inscrições: @salvadorcapitalafro
Música
Festival de Samba Reggae agita feriado com Tonho Matéria
O feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, promete ser de muita música e celebração no Pelourinho. A Praça Tereza Batista recebe, a partir das 14h, o Festival de Samba Reggae – Tonho Matéria Convida, evento que reúne arte, cultura e resistência.
Sob o comando do cantor e compositor Tonho Matéria, a tarde festiva contará com exposições de moda étnica e pinturas, além de oficinas e roda de capoeira. A programação de shows será aberta pela Banda Orisun. Em seguida, Tonho Matéria sobe ao palco com um repertório repleto de sucessos, como “Olodum Força Divina”, “Rum Bragadá”, “Ginga e Expressão”, “Menina Me Dá Seu Amor” e “Vieram Três Pra Bater No Negro”.
Durante a apresentação, o artista receberá os convidados Rafa Chagas, Marquinhos Marques e FDB, celebrando o ritmo que é símbolo da identidade afro-baiana.
O Festival de Samba Reggae é uma iniciativa do projeto Artes em Movimento, desenvolvido pela Associação Sociocultural e de Capoeira, Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura negra e da música percussiva da Bahia.
SERVIÇO:
Festival de Samba Reggae – Tonho Matéria Convida
20 de novembro (quarta-feira), a partir das 14h
Praça Tereza Batista – Pelourinho, Salvador
Acesso gratuito
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


