Música
Ex-The Voice Kids Clara Castro encerra Festival de Arte do Alto do Cabrito com show gratuito
No próximo sábado (25/10), a Arena Point Cabrito, no Alto do Cabrito, vai receber o encerramento da quinta edição do Cabrito Berra – Festival de Arte do Alto do Cabrito, organizado pela Azeviche Produções. O projeto, iniciado na quarta-feira (22), no bairro, finaliza sua programação com Roda de Samba comandada pela cantora Clara Castro, que ficou conhecida em sua participação na 8ª temporada do The Voice Kids, quando entrou para o Time Mumuzinho. O show será aberto ao público, a partir das 20h.
Clara Castro é moradora do bairro da Boa Vista do Lobato, começou a cantar aos 9 anos de idade como brincadeira. Mas a grande virada veio quando ela gravou um vídeo e postou na internet, viralizando nas redes. O sucesso a levou a apostar em aulas de canto e participações em shows com bandas de seu bairro. Em 2023, com 14 anos, seu pai une amigos músicos para formar a banda Clara Castro, que já se apresentou em vários eventos. Ainda em 23, em sua quarta tentativa, Clara ganhou notoriedade nacional ao participar do programa The Voice Kids, em sua 8ª edição.
Dinamização e Programação
O V Cabrito Berra vem ocupando o bairro do Alto do Cabrito com intensa programação artística gratuita para a comunidade, dentre ações voltadas para crianças e jovens. As atividades ocorrem nos espaços do Grupo É Ao Quadrado, nas Escolas Municipais Padre Norberto e Bela Vista do Lobato, no Colégio Estadual Tereza Helena Mata Pires.
Já ocorreram oficina de RAP, espetáculo teatral e exibição de filmes no primeiro dia (22) e continua com oficinas de Dança, Percussão e Teatro, outras exibições de filmes e apresentação de espetáculos teatrais. Terá, ainda, roda de samba, finalizando o projeto.
Nesta quinta edição, o projeto foi contemplado pelo edital Territórios Criativos – Ano II com recursos financeiros da Fundação Gregório de Mattos, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, Prefeitura de Salvador e da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ministério da Cultura, Governo Federal.
Toda programação do V Cabrito Berra está disponível no perfil @coletivo_de_produtores.
SERVIÇO
O quê: Roda de Samba Festival Cabrito Berra, com Clara Castro & Convidados (Sr. Z e Leo Araújo)
Local: Arena Point Cabrito (Rua Cabritolândia, n° 157, Alto do Cabrito)
Horário: 20h às 00h
Aberto ao público
Fotos: Divulgação
Música
Jeremias Gomes confirma segunda edição do Baile do Rasta em Salvador
O reggae baiano segue expandindo seus territórios, e o Baile do Rasta é a prova viva dessa potência. Depois de estrear na Concha Acústica do TCA, o projeto idealizado pelo cantor e compositor Jeremias Gomes chega à sua segunda edição no dia 11 de janeiro de 2026, na Chácara Baluarte, no histórico bairro do Santo Antônio Além do Carmo. Agora, o evento passa a integrar o calendário oficial do verão de Salvador, celebrando o gênero que pulsa história, identidade e resistência.
Idealizado por um dos nomes mais expressivos da nova geração do reggae nacional, o Baile do Rasta reafirma o compromisso de Jeremias com a força cultural e espiritual do reggae. A cada edição, o artista conecta grandes nomes da cena e novos talentos, fortalecendo um movimento que coloca o gênero nos palcos e espaços que sempre mereceu ocupar.
Nesta edição, o artista recebe Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Zeider Pires (Planta e Raiz) e Banda Cativeiro. Nos decks, o DJ Rás Seles completa a experiência sonora, garantindo uma celebração repleta de boas vibrações.
“É uma responsabilidade enorme ser parte da nova geração de um movimento tão grandioso como o reggae brasileiro. O Baile do Rasta une várias gerações. Esse projeto nasceu em Salvador e já me levou a ocupar espaços emblemáticos, como a Concha Acústica, marcando não apenas a minha trajetória, mas também a cena nacional”, afirma Jeremias Gomes.
Sobre Jeremias Gomes
Jeremias Gomes, cantor e compositor baiano de 33 anos, é filho do icônico Edson Gomes e cresceu cercado por música e referências do reggae. Em 2008, estreou nos palcos e foi eleito melhor intérprete em um festival musical, marcando o início de uma trajetória consistente.
Fundador da banda “Expressão e Liberdade” — mais tarde rebatizada como “Dilúvio” — Jeremias lançou em 2012 seu primeiro álbum, Régua e Compasso, consolidando sua identidade artística. Desde então, abriu shows de nomes como Dread Mar I e participou de eventos importantes como República do Reggae e Festival Canto da Rua.
Hoje, o cantor segue sua carreira solo e também atua como backing vocal na banda Cão de Raça, ao lado do pai, participando de grandes festivais como o Festival de Verão de Salvador e o Encontro das Tribos, em São Paulo. Com um repertório que transita entre o roots e o reggae dançante, Jeremias mantém viva a essência e o legado do gênero, renovando-o com personalidade e propósito.
SERVIÇO:
Baile do Rasta – 2ª Edição com Jeremias Gomes
11 de janeiro de 2026 (domingo), a partir das 14h
Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do Carmo, Salvador
Convidados: Fauzi Beydoun (Tribo de Jah), Zeider Pires (Planta e Raiz), Banda Cativeiro e DJ Rás Seles
Classificação: 18 anos
Venda online em Bora Tickets – Baile do Rasta 2ª Edição
Música
Varanda Quabales integra Salvador Capital Afro com programação gratuita
Nesta sexta-feira (14), o Centro Cultural Quabales, no Nordeste de Amaralina, será palco de mais uma edição da Varanda Quabales, que desta vez integra a programação do Festival Salvador Capital Afro. O evento gratuito acontece em frente ao espaço (Rua Aurelino Silva, 385) e promete transformar a rua em um grande palco a céu aberto, reunindo artistas, empreendedores e o público em uma celebração da música e da cultura afro-brasileira.
Durante o dia, a programação começa com atividades voltadas ao fortalecimento do afroempreendedorismo. Das 9h às 12h, acontece a imersão Afroestima – AfroEmpreendedora, com oficinas e cadastro de novas participantes. Já das 14h às 17h, será realizada a Formação Sou Salvador (Beleza e Trancistas), em parceria com a SEMDEC, além do SAC do Empreendedor. Todas as ações acontecem no próprio Centro Cultural Quabales, com inscrições limitadas disponíveis no Instagram @salvadorcapitalafro.
Encerrando o dia, a partir das 18h, a 6ª edição da Varanda Quabales levará ao público uma programação musical diversa, com apresentações de Quabales Banda, Samba Gringa, Rafa Chagas, Fê e Movimento Nagô Beets, DJ Sista Kátia, além de uma Jam Session Experimental com Marivaldo dos Santos e o desfile do Projeto Aconchego.
Idealizada pela Favellê Music, a Varanda Quabales nasceu inspirada nas tradicionais block parties — festas de rua realizadas nos Estados Unidos nos anos 1970 que uniam comunidades em torno da música. O conceito foi adaptado à realidade soteropolitana, promovendo um intercâmbio sonoro entre músicos da Quabales Banda e artistas da cena do jazz, além de abrir espaço para performances autorais e momentos de microfone aberto.
SERVIÇO:
Varanda Quabales – edição especial Salvador Capital Afro
Sexta-feira, 14 de novembro de 2025, a partir das 9h
Centro Cultural Quabales – Rua Aurelino Silva, 385, Nordeste de Amaralina
Entrada Gratuita
Inscrições: @salvadorcapitalafro
Música
Festival de Samba Reggae agita feriado com Tonho Matéria
O feriado da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, promete ser de muita música e celebração no Pelourinho. A Praça Tereza Batista recebe, a partir das 14h, o Festival de Samba Reggae – Tonho Matéria Convida, evento que reúne arte, cultura e resistência.
Sob o comando do cantor e compositor Tonho Matéria, a tarde festiva contará com exposições de moda étnica e pinturas, além de oficinas e roda de capoeira. A programação de shows será aberta pela Banda Orisun. Em seguida, Tonho Matéria sobe ao palco com um repertório repleto de sucessos, como “Olodum Força Divina”, “Rum Bragadá”, “Ginga e Expressão”, “Menina Me Dá Seu Amor” e “Vieram Três Pra Bater No Negro”.
Durante a apresentação, o artista receberá os convidados Rafa Chagas, Marquinhos Marques e FDB, celebrando o ritmo que é símbolo da identidade afro-baiana.
O Festival de Samba Reggae é uma iniciativa do projeto Artes em Movimento, desenvolvido pela Associação Sociocultural e de Capoeira, Bloco Carnavalesco Afro Mangangá, reafirmando o compromisso com a valorização da cultura negra e da música percussiva da Bahia.
SERVIÇO:
Festival de Samba Reggae – Tonho Matéria Convida
20 de novembro (quarta-feira), a partir das 14h
Praça Tereza Batista – Pelourinho, Salvador
Acesso gratuito
-
Opinião9 anos atrás“O incansável e sempre ativo pau grande e afetividade do homem negro” – Por Kauê Vieira
-
Literatura9 anos atrásDavi Nunes e Bucala: uma literatura negra infantil feita para sentir e refletir
-
Literatura8 anos atrásA lírica amorosa da poetisa Lívia Natália em “Dia bonito pra chover”! – Por Davi Nunes
-
Formação6 anos atrásConheça cinco pensadores africanos contemporâneos que valem a pena
-
Audiovisual2 anos atrásFilme “Egúngún: a sabedoria ancestral da família Agboola” estreia no Cine Glauber Rocha
-
Cultura2 anos atrásOrquestra Agbelas estreia em Salvador na festa de Iemanjá
-
Música2 anos atrásEx-The Voice, soteropolitana Raissa Araújo lança clipe da música “Aquele Momento”
-
Carnaval3 anos atrásBloco Olodum libera venda do primeiro lote de abadás com kit promocional


