24ª Caminhada Azoany acontece em agosto


 

No dia 16 de agosto, a 24ª Caminhada Azoany sairá das ruas do Pelourinho até a igreja de São Lázaro na Federação, reunindo adeptos de religiões africanas com o objetivo de reverenciar os orixás (e santos), que desejam pagar promessas e agradecer pelas graças alcançadas.

A Caminhada Azoany ocorre anualmente em 16 de agosto, data em que oficialmente se é comemorado o dia de São Roque. O evento começa às 10h, com a missa que será celebrada pela Irmandade da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Às 11h, inicia a concentração na Rua das Laranjeiras, Pelourinho e em seguida, com a animação do Afoxé, tem o cortejo até a Federação – Igreja de São Lázaro e São Roque.

Os interessados também podem participar do cortejo com a camisa oficial do evento, que pode ser adquirida na Sede da Associação Alzira do Conforto (Rua das Laranjeiras, n° 14, – Pelourinho).

Nos seis quilômetros de caminhada, os seguidores vestidos de brancos (camisas compradas na associação) cantam louvações para o (Orixá, Inkisse), orando e agradecendo ao Santo da Igreja católica. Toda a trajetória conta com balaios de pipocas na cabeça, ramos e buquês de flores (para colocarem na Igreja) embalados ao som dos atabaques e agogôs (afoxé).

Agenda
24ª Caminhada Azoany
Onde: Ruas do Pelourinho até a igreja de São Lázaro na Federação
Quando: 16 de agosto (terça-feira)
Evento começa às 10h, com a missa que será celebrada pela  Irmandade da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. Às 11h, inicia a concentração na rua das Laranjeiras, Pelourinho.