Connect with us

Moda

SESI Casa Branca recebe Oficina de Moda e Passarela com Carlos Cruz

Jamile Menezes

Published

on

O Sesi Casa Branca, Caminho de Areia, sedia a Oficina de Moda e Passarela nos dias 13, 20 e 27 de agosto, sempre às quartas-feiras, das 14h às 18h. A atividade integra o Ciclo de Workshops Moda e Figurino, promovido pelo SESI Bahia em parceria com o projeto Periferia do Futuro, e é voltada à formação de novos talentos no setor da moda.

Carlos Cruz, modelo internacional e diretor de casting do São Paulo Fashion Week e da Casa de Criadores, conduz os encontros. A formação é gratuita, com certificação garantida, e atende jovens entre 16 e 70 anos, residentes em bairros periféricos de Salvador e Lauro de Freitas, com histórico de escolarização na rede pública. O traje preto é obrigatório, e os participantes em destaque poderão ser agenciados pela PJT Model, agência dirigida por Carlos Cruz e Sivaldo Tavares, que possui o maior casting negro de Salvador.

O projeto Periferia do Futuro nasceu da vivência de Cruz com a falta de acesso a oportunidades para pessoas negras e periféricas no setor da moda. A proposta é formar e valorizar talentos criativos por meio de metodologias que combinam expressão, atitude e construção de imagem, conectando novos profissionais ao mercado. As inscrições são limitadas e podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla.

Serviço

Oficina de Moda e Passarela com Carlos Cruz
Datas: 6, 13, 20 e 27 de agosto (quartas-feiras)
Horário: das 14h às 18h
Local: Sesi Casa Branca, Caminho de Areia – Salvador /BA
Traje: preto
Certificação garantida
Realização: SESI Cultura Bahia e Centro Cultural SESI Casa Branca
Produção: Mil Produções Artísticas
Parceria: Fábrica Cultural, Condomínio Bahia Têxtil, Sindvest, SENAI CIMATEC e SENAI Dendezeiros.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Moda

Fancy África Brasil estreia em Salvador

Kelly Bouéres

Published

on

Fancy Africa
Puzzle Pictures

O diretor criativo moçambicano King Levi traz a Salvador o Fancy África Brasil, que acontece no dia 30 de novembro, durante o Festival Feira Preta, no Docas 1. Em sua estreia na capital baiana, o pocket desfile reúne marcas autorais de diferentes países africanos e celebra a produção de moda contemporânea do continente.

A ação fortalece a conexão histórica entre Bahia e África, destacando estéticas e narrativas que influenciam a identidade cultural afro-brasileira. Antes do desfile, uma comitiva de estilistas e modelos africanos desembarca na cidade no dia 21 de novembro, ampliando o intercâmbio criativo.

Participam marcas como Xigubo, Camila Kutsura, Abi Creations, Bravaas, Ilda Versátil, Puntz Wear, T’sava By Ancha, além dos brasileiros Rey Vilas Boas e Tia Ró Fuxiqueira. As coleções apresentam técnicas artesanais e repertórios culturais que afirmam o potencial e a sofisticação da moda africana.

Realizado em parceria com a Feira Preta, o Fancy África Brasil inaugura uma nova rota de circulação criativa entre Bahia e continente africano.

Segundo King Levi:

“Sabemos que a Bahia vive a moda afrocentrada, mas é uma moda que negros baianos idealizaram de África. A minha intenção é mostrar de fato o que é a moda africana (…). Queremos revelar uma África de realeza, de luxo, de criatividade. (…) Nós somos o ouro, com nossa inteligência e criatividade”.

Continue Reading

Moda

Ciclo de Workshops Moda e Figurino recebe Goya Lopes e Carlos Cruz na Cidade Baixa

Iasmim Moreira

Published

on

Workshops

A criatividade da moda com identidade afro-brasileira e a potência das passarelas periféricas ganham destaque em Salvador a partir de agosto com a segunda etapa do Ciclo de Workshops Moda e Figurino. A programação gratuita reúne oficinas, workshops e exposições abertas ao público em espaços culturais da Cidade Baixa, celebrando trajetórias que unem moda, arte e protagonismo negro.

Realizado pelo SESI Cultura Bahia – Centro Cultural SESI Casa Branca, em parceria com o Departamento Nacional do SESI e instituições como a Fábrica Cultural e o Sindvest, o projeto segue até setembro com atividades formativas que valorizam o setor vestuário local e seus criadores.

A primeira atividade do mês acontece no dia 4 de agosto (segunda-feira) no Centro Cultural SESI Casa Branca, no bairro Caminho de Areia. A artista visual, designer de moda e de superfícies Goya Lopes ministra o workshop “Goya Lopes – Trajetória Criativa” e inaugura a exposição “Transversalidade na Moda”, apresentando sua obra pioneira na moda afro-brasileira com arte. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente pelo Sympla.

Reconhecida nacional e internacionalmente, Goya é fundadora das marcas Didara e Goya Lopes Design Brasileiro. Com forte atuação nas artes visuais e na moda, já foi premiada pelo Museu da Casa Brasileira (SP) e recebeu a Comenda Maria Quitéria, honraria concedida pela Câmara Municipal de Salvador. Seu trabalho é tema do documentário “Goya Lopes – Coragem de Criar”.

Outra atração de destaque é o modelo, empresário e influenciador Carlos Cruz, conhecido como “O Rei da Favela”. Ele ministra a oficina “Moda e Passarela” às quartas-feiras de agosto (dias 6, 13, 20 e 27), das 14h às 18h, na Fábrica Cultural, no bairro da Ribeira. Com uma carreira que rompe fronteiras no cenário internacional da moda, Carlos Cruz inspira jovens das periferias ao mostrar que é possível transformar sonho em conquista. As inscrições para essa atividade estarão disponíveis em breve no Sympla.

O Ciclo de Workshops Moda e Figurino é produzido pela Mil Produções Artísticas e conta ainda com apoio do SENAI CIMATEC, SENAI Dendezeiros, Bahia Têxtil e Sindvest.

PROGRAMAÇÃO – AGOSTO

Centro Cultural SESI Casa Branca (Av. Caminho de Areia, 1454 – Mangueira)
04/08 – Segunda-feira, às 19h
Exposição Transversalidade na Moda
Workshop Goya Lopes – Trajetória Criativa
 Inscrições gratuitas: Sympla – Goya Lopes

Fábrica Cultural (Largo da Ribeira, 33 – Ribeira)
Quartas-feiras – 06, 13, 20 e 27/08, das 14h às 18h
Oficina Moda e Passarela, com Carlos Cruz
Inscrições gratuitas em breve: Sympla – Carlos Cruz

Mais informações: @sesiculturabahia
Entrada gratuita
Classificação indicativa: Livre

Continue Reading

Moda

MUNCAB recebe estilista Isa Isaac Silva no 8º encontro do projeto Porto dos Saberes

Iasmim Moreira

Published

on

Porto dos Saberes

O Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (MUNCAB) sedia no próximo sábado, 2 de agosto, o oitavo encontro do projeto Porto dos Saberes, com a presença da estilista e empreendedora Isa Isaac Silva. A programação tem início às 14h com uma visita mediada às exposições do museu, seguida, às 15h, da palestra “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho”, conduzida por Isa. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas no site oficial do MUNCAB.

A atividade propõe uma conversa sobre moda, ancestralidade, linguagem e transformação social a partir de um fazer criativo anticolonial. Estilista baiana radicada em São Paulo, Isa é fundadora da Isa Isaac Silva Brand, marca que valoriza a diversidade de corpos, gêneros e culturas. Com inspiração em heranças afro-indígenas e princípios de sustentabilidade e inclusão, suas criações já passaram por importantes passarelas da moda nacional, como a Casa de Criadores e o São Paulo Fashion Week. Reconhecida por seu ativismo estético e político, ela utiliza a moda como instrumento de resistência e afirmação de narrativas negras, indígenas, trans e periféricas.

O projeto Porto dos Saberes é promovido pela Amafro por meio do Programa de Isenção Fiscal Viva Cultura, da Prefeitura de Salvador, com apoio da Secretaria Municipal da Fazenda (SEFAZ), da Secretaria de Cultura e Turismo (SECULT) e da Fundação Gregório de Mattos (FGM). A iniciativa promove encontros com intelectuais negros e personalidades de diversas áreas, articulando debates, visitas mediadas e ações formativas voltadas à construção coletiva de conhecimento.

Em 2025, o projeto já contou com participações de nomes como Erika Malunguinho, Monique Evelle, Aldri Anunciação, Dra. Lívia Vaz, Vilma Reis, Val Benvindo e Midiã Noelle, consolidando-se como uma plataforma de fortalecimento do pensamento negro contemporâneo.

Além das palestras, o Porto dos Saberes também promove visitas gratuitas para instituições públicas de ensino, coletivos e organizações sociais, e aproxima estudantes universitários de empresas situadas no entorno do Porto de Salvador, ampliando o diálogo entre juventude negra, mercado de trabalho e valorização das culturas afro-brasileiras.

SERVIÇO
O quê: Palestra “Costurando identidades: A moda como Linguagem e Caminho”, com Isa Isaac Silva
Quando: Sábado, 2 de agosto de 2025
Horário: Visita mediada às 14h; palestra às 15h
Onde: Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira – Rua das Vassouras, 25, Centro Histórico, Salvador/BA
Inscrições: Gratuitas, com 20 vagas disponíveis. Acesse: www.museuafrobrasileiro.com.br/index.php/projeto-porto-dos-saberes/

Continue Reading

EM ALTA