Connect with us

AfroEmpreendedorismo

App Diaspora.Black busca unir viajantes e anfitriões negros pelo mundo

Jamile Menezes

Publicado

on

negros-viajando
negros viajando

Banco de Imagens

Construir pontes entre viajantes e anfitriões interessados em experiências de viagens centradas na cultura e história da população negra. Este é o objetivo da Diaspora.Black, proposta que aposta na vocação do turismo para fortalecer identidades. Até o dia 9 de março está aberta a campanha de financiamento coletivo que viabilizará a plataforma digital de acomodações.

Ao intermediar o contato entre anfitriões e viajantes, dos mais variados perfis, a plataforma promove encontros e reforça laços de pertencimento das populações, além de fomentar a economia e a geração de renda na comunidade negra. Lançada em São Paulo, em dezembro de 2016, a Diaspora.Black já está disponível para inscrição de usuários e já tem demanda de cadastro em dez países, como França, Itália, EUA, Espanha, Nigéria, Inglaterra, Peru, México e Bolívia, além do Brasil. A startup é desenvolvida por jovens profissionais negros empreendendo em ambiente de economia colaborativa e com propósito social.

Quer contribuir e apoiar a iniciativa? Clique aqui e faça seu investimento.

Seu investimento permitirá a infraestrutura técnica e a expansão da plataforma. A meta inicial é arrecadar R$ 15 mil, que custeará investimentos pré-operacionais como domínio, servidor e suporte, além da remuneração de desenvolvedores envolvidos na criação do site.

O financiamento também garantirá a diversificação dos serviços, como novas ferramentas de interação entre os usuários, e ainda a produção de conteúdos sobre história, cultura e memória das populações negras em cada cidade. A proposta é que os próprios anfitriões produzam conteúdos, valorizando os saberes locais.

Viajantes e anfitriões já podem realizar o cadastro no site e acompanhar as novidades da plataforma nas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.

AfroEmpreendedorismo

Produtora cultural do Recôncavo realiza mapeamento de profissionais

Amanda Moreno

Publicado

on

Produtora cultural do Recôncavo realiza mapeamento de profissionais
Produtora cultural do Recôncavo realiza mapeamento de profissionais (Foto: Silvia Leme)

Produtora cultural do Recôncavo realiza mapeamento de profissionais. A produtora cultural e audiovisual cachoeirana Odé Produções está mapeando artistas e profissionais técnicos e operacionais que atuem nas áreas de produção cultural e economia criativa. O objetivo é criar um banco de contatos para futuras oportunidades e parcerias. Inicialmente, a preferência é por profissionais que residam no Recôncavo, Salvador ou Região Metropolitana, mas o cadastro é aberto para pessoas de todo o Brasil.

“Nós desenvolvemos produtos e projetos em diversas cidades e regiões e sabemos que existeeasm artistas e profissionais muito bons que acabam não sendo oportunizados. Nossa ideia é ampliar nossa rede de contatos para alcançar mais pessoas e firmar parcerias”, explica Luciana Brasil, CEO da Odé Produções.

As pessoas interessadas podem realizar o cadastro através do formulário DISPONÍVEL AQUI. Além dos dados pessoais, é necessário anexar currículo e uma fotografia colorida. Profissionais de Cachoeira (BA) e região que tiverem alguma dificuldade no preenchimento online podem realizar a inscrição presencial na sede da Odé Produções, na Avenida Ana Nery, nº 10, Centro.

A empresa incentiva o cadastro de pessoas negras, indígenas e LGBTQIAPN+.

Sobre a Odé Produções

Localizada em Cachoeira no Recôncavo da Bahia, a Odé é uma produtora audiovisual que atua na concepção e desenvolvimento de projetos culturais diversos, produção de festas e eventos, comunicação e marketing. A empresa surgiu em abril de 2018, com o objetivo de suprir a demanda local por empresas que prestem serviços de comunicação e produção cultural integrados. Produtora cultural do Recôncavo realiza mapeamento de profissionais.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Cerimônia de abertura do Acelera Iaô acontece dia 2 de maio

Amanda Moreno

Publicado

on

Cerimônia de abertura do Acelera Iaô acontece dia 2 de maio
Cerimônia de abertura do Acelera Iaô acontece nesta quinta (25) - Foto: Divulgação

Cerimônia de abertura do Acelera Iaô acontece no dia 2 de maio. Devido à instabilidade do tempo, a aula inaugural do Acelera Iaô, que aconteceria amanhã (quinta – 25/04), foi adiada para o dia 02 de maio (quinta), das 9h às 12h, no Galpão das Artes, na Fábrica Cultural, na Ribeira. Na cerimônia, que marcará o início das atividades para capacitação de empreendedores negros, serão apresentados os selecionados para a 3ª edição do programa. O Acelera Iaô conta com o patrocínio do Grupo Carrefour Brasil.

Está mantida a programação com a palestra Criativando, ministrada por Mel Campos, e o Pitch Performance, com Julieta Villas Bôas (Girassol Alimentação Saudável), Zuleima Santos (Q’Paladar) e George Luís (Tá Bom pra Você). Os três foram acelerados na 2ª edição do Acelera Iaô, em 2023, e contemplados com o Investimento Semente. O afrochef Jorge Washington estará presente no comando da cozinha-show do Acelera Sobre Rodas.

A bancada de apresentação será ocupada por Joel Miguez (Presidente da Fábrica Cultural), Renata Reis (Coordenadora do Acelera Iaô) e Jagüacyara Oliveira (Coordenadora Pedagógica), Chicco Assis (Diretor de Patrimônio e Espaços Públicos da Fundação Gregório de Matos).

Na 3ª edição, o Acelera Iaô contará com a participação de 220 afroempreendedores no Iaô Labs. Foram disponibilizadas 120 vagas, divididas em 40, para moda, música e artesanato. No segmento de alimentação, os afroempreendecores foram selecionados para ocupar 100 vagas.

O programa será dividido em aulas online e presencial no Iaô Espaço de Criação, na Fábrica Cultural, onde os afroempreendedores poderão acessar serviços de comunicação gratuitos, além de ações com temas variados.

Todos os serviços são oferecidos em ambientes amplos e confortáveis, com um coworking equipado com internet, tomadas elétricas, e outros equipamentos. Além dos afroempreendedores, pessoas da comunidade da Cidade Baixa, também poderão utilizar sala de aula, estúdio e sala de reunião.

 

SERVIÇO

Aula Inaugural – Acelera Iaô 2024

Data: 02 de maio

Horário: a partir das 9h00

Local: Galpão das Artes

Fábrica Cultural – Largo da Ribeira, 33.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Festival Tempero do Subúrbio abre inscrição para empreendedores da gastronomia

Amanda Moreno

Publicado

on

Festival Tempero do Subúrbio abre inscrição para empreendedores da gastronomia
Festival Tempero do Subúrbio abre inscrição para empreendedores da gastronomia (Foto: Divulgação)
Festival Tempero do Subúrbio abre inscrição para empreendedores da gastronomia. Empreendedores do Subúrbio de Salvador que atuam no ramo de gastronomia podem se inscrever gratuitamente no projeto Festival Tempero do Subúrbio, entre os dias 15 e 26 de abril. O projeto vai ofertar cursos em formato online, mentoria e pitching, além de realizar um rolê gastronômico na região e um concurso com premiação de R$ 5 mil para os dois melhores empreendimentos. As inscrições podem ser realizadas no link e mais informações podem ser acompanhadas através da página do Instagram  @festivaltemperodosuburbio 

O projeto passará por três etapas, sendo que na primeira serão atendidos 30 empreendedores que passarão por um processo de qualificação, nas áreas de marketing, desenvolvimento de negócios e culinária. Para a fase seguinte serão selecionados 10 empreendedores para o Rolê Gastronômico: uma ocupação artística e de circulação nos bares, restaurantes e botecos selecionados da região do Subúrbio.

Esta etapa consiste na batalha gastronômica entre os 10 empreendimentos concorrentes. O público poderá visitar e votar no estabelecimento que achar mais atrativo, levando em conta critérios como o prato da casa, atendimento, qualidade da comida e bebida, estrutura física e atração artística. Por fim, o projeto encerra com uma festa de premiação dos dois melhores empreendimentos, escolhidos  pela votação dos clientes e curadoria especializada.

O Festival Tempero do Subúrbio é uma iniciativa contemplada no edital Fundo Bora Cultura Preta, realizado pela Preta Hub e patrocinado pela AmBev. É uma realizacao da Di Preta Produções em parceria com o Ifé – Centro de Pesquisa e Ativismo Negro e com produção da Aganju Produções.

O projeto chega à sua 2ª edição, tendo como eixo central o protagonismo do empreendedorismo gastronômico na região do Subúrbio de Salvador.

SERVIÇO

Tempero do Subúrbio

Inscrições para Fase de Qualificação

De 15 a 26 de abril de 2024

Gratuito

Realização: DiPreta Produções

Acompanhe em: @festivaltemperodosuburbio

 

CRONOGRAMA

Inscrições para a Fase de Qualificação – 15 a 26 de abril de 2024

Realização da Fase de Qualificação – 06 a 31 de maio

Realização das Mentorias – 31 de maio a 03 de junho

Realização das bancas de Pitching – 07 a 10 de junho

Divulgação dos selecionados para Fase do Rolê Gastronômico – 11 a 14 de junho

Realização do Rolê Gastronômico – 05 de julho a 03 de agosto

Realização da Festa de Encerramento – entre 07 e 14 de setembro

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA