Afoxé Filhos do Korin Efan faz apresentação ao vivo em homenagem a Ogum!


O Afoxé Filhos do Korin Efan, entidade cultural histórica para o Carnaval e as festas populares de Salvador, fará uma apresentação virtual no próximo dia 7 de fevereiro, domingo, por meio do Facebook. e YouTube. A live promovida nos canais oficiais do bloco, que terá 1 hora e 30 minutos de duração, faz parte do projeto ‘AFOXÉ:  MÚSICA, ARTE, DANÇA E CULTURA! Patakori Ogum! Patakori Filhos do Kori!’ e reunirá musicalidade, signos da tradição dos afoxés e princípios e elementos difundidos pelos blocos que tocam ijexá.

O objetivo da atividade, destaca a presidente do bloco, Elisangela Silva, é valorizar as manifestações culturais de matriz africana e homenagear os orixás, em especial Ogum, já que os afoxés são considerados candomblés de rua e parte constituinte das festas de largo em Salvador. “Nossa ideia é saudar Ogum, fomentar a música dos afoxés, que são esses blocos que levam o ijexá para as ruas, e ao mesmo tempo apresentar um novo formato para as apresentações dessa manifestação histórica da nossa cultura”, explica a dirigente.

YouTube

Facebook

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através da Secretaria de Cultura e do Centro de Cultura Populares Identitárias (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc direcionada pela Secretaria especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.