Alexandra Pessoa lança primeiro álbum “VISITA” no Espaço Cultural da Barroquinha


Alexandra Pessoa
Foto: Natália Miranda

Como percussionista ela já tem 19 anos de trajetória, mas o trabalho autoral começou mesmo em 2008. Nove anos depois, ela lança seu primeiro álbum “VISITA”. Estamos falando de Alexandra Pessoa, que se prepara para o grande dia, nesta sexta (19), no Espaço Cultural da Barroquinha.

O show começa às 19h e será uma mostra do que constitui o trabalho da artista: “uma memória musical afro baiana e nordestina, aliada a uma linguagem cotidiana particular”.

“É um álbum que fala muito da minha trajetória como percussionista. Pesquisas, fragmentações de células rítmicas…debruçar sobre o cotidiano da cidade, das pessoas, o comportamento das pessoas, questões sociais, existenciais e espirituais. A minha forma de cantar anda muito junto da percussão, formando uma conversa com os instrumentos”, define Alexandra, em entrevista ao SoteroPreta.

Alexandra Pessoa
Foto – Mariana Marin

Na grande noite, terá convidados especiais: Mauricio Lourenço, Jefferson Luis e Nelson Maca. Este último, autor do poema “Baba”, musicado por Alexandra e que está no CD, com o piano de Lourenço.  “VISITA” conta ainda com as participações de Gabi Guedes e Orlando Costa.

No CD, Alexandra assume a direção musical, traz viva a percussão que a acompanha. Já no show, ela será acompanhada pelos músicos Francisco Cerqueira, na Bateria, Roberto Cândido no Baixo, Daniel Neto na Sanfona e Vitor Amazonas na Guitarra.

“Penso percussivamente. Decidi assumir a direção musical do disco porque já fazia isso durante toda a construção dos arranjos que são de base meus, com colaboração dos músicos. Falo muito sobre minha memória afro baiana e nordestina com influências do soul,do jazz…tudo sintetizado no álbum”, conta.

Quantos às participações, ela enfatiza: “Todos que fizeram parte da banda base estão tocando comigo neste lançamento. Dar esse título Visita, é ver que toda essa pesquisa, olhar/ visitar os “outros”, faz hoje eu me ver mais”. O CD vai estar à venda no dia do show, por R$20.

Então, tá marcado?

Lançamento do CD “VISITA”, de Alexandra Pessoa

Quando: Dia 19 de maio, 19h (sexta-feira)
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
Ingresso: R$20/10

Promoção: Compre inteira + $10 reais = ingresso + CD.