Connect with us

Música

André Dias lança álbum visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”

Jamile Menezes

Publicado

on

ANDRE-DIAS
ANDRE-DIAS

Foto: Glauco Neves

 

Gravado em Salvador, o álbum visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”, do cantor, compositor e guitarrista André Dias, será lançado nesta quinta-feira (26). O artista destaca quatro faixas: “Mar de Desejos”, “O Véu”, “Lembro” e “Eu Sou”, que trazem um contraponto ao retratar o protagonismo de um homem negro, preso a estereótipos racistas e machistas.

O roteiro do álbum visual foi escrito pelo próprio André, que se viu em meio a um desafio ao tirar as ideias do papel e colocá-las em prática no meio de uma pandemia. Seguindo os protocolos de segurança e distanciamento, as gravações foram realizadas em quatro dias, entre a Praia da Penha, na Ribeira, as Dunas de Stella Maris, o Dique do Tororó e, por fim, o Teatro Sesi, no Rio Vermelho.

“É preciso dizer que senti na pele as decisões do roteirista. Duas locações apresentaram alguns desafios físicos para mim, na hora de rodar e as frases mais recorrentes na equipe eram: “Você que escreveu isso” ou “Tudo em nome da arte”. Da próxima vez, pensarei em um roteiro no qual eu não “sofra” tanto. rs Na praia, o grande desafio foi ter que entrar na água gelada às 5h da manhã e fazer inúmeros takes nadando, mergulhando. Passamos mais seis horas gravando”, diz o músico.

O Álbum Visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas” tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Serviço: Lançamento do álbum visual “Das Mais Belas Tristezas às Mais Doces Levezas”

Data: 26 de agosto de 2021

AQUI:

Audiovisual

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes

Amanda Moreno

Publicado

on

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes
Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes (Foto: Vanessa Aragão)

Natura Musical apresenta documentário sobre Gabi Guedes. A vida e obra do percussionista Gabi Guedes será apresentada em um curta documentário, que também registra os bastidores de gravação  e lançamento do seu primeiro álbum, “Matriarcas”, com o grupo Pradarrum. Dirigido por Vanessa Aragão e produzido pela Alfazema Filmes, o curta conta com o patrocínio de Natura Musical e será lançado no dia 27 de abril (sábado), às 16:30, na Saladearte do MAM Bahia, em exibição única.  Os ingressos custam R$ 10. Após a exibição do filme haverá um bate-papo entre a diretora Vanessa Aragão e Gabi Guedes, seguida de uma participação do Pradarrum no Jazz no MAM.

No filme, intitulado “Gabi Guedes: Música e ancestralidade”, o público poderá acompanhar a trajetória do mestre percussionista a partir de suas memórias. Da infância no Alto do Gantois, onde cresceu ao lado da Iyalorixá Mãe Menininha e, aos 10 anos, iniciou os seus estudos de percussão guiado pelos Alabês Vadinho, Hélio, Dudu e Edinho, até o momento atual em que realiza o sonho de homenagear as mães pretas que o guiaram até aqui, através da música.

O curta também apresenta uma passagem pela carreira artística do músico, que tocou com diversos artistas em palcos do mundo inteiro, sua atuação como integrante do naipe de percussão da Orkestra Rumpilezz, a criação do grupo Pradarrum que tem como objetivo preservar e difundir a musicalidade dos terreiros e a conexão com o sagrado e a ancestralidade que sempre permearam a sua identidade musical.

Artistas como Márcia Short, Ellen Oléria e integrantes da Banda Pantera Negras, que participaram da gravação do álbum e do show de lançamento, também deixaram suas mensagens no documentário. A riqueza de imagens, as falas potentes e a força da música percussiva revelam toda a atmosfera de emoção e celebração que envolve o álbum “Matriarcas”.

O filme conta com imagens de Vanessa Aragão e Ana Júlia Ribas, sócias da Alfazema filmes, além de outras colaboradoras audiovisuais. Vanessa conta que dirigir esse documentário é uma grande realização pessoal e profissional. “É o primeiro curta que assinamos na produtora. É uma imensa alegria e honra transmitir em filme o legado desse filho de santo e músico que traz a riqueza cultural do terreiro para a música popular. Gabi e Letieres representam para mim entidades materializadas que levaram e levam a música afro-brasileira para seu devido lugar de magnitude e valorização”.

O documentário também será lançado e ficará disponível no canal do youtube (/@edmiliabaros) da produtora Edmilia Barros – Produção & Gestão em Cultura, responsável pela coordenação e execução do projeto, no dia 29 de abril (segunda).

Serviço

Lançamento do documentário “Gabi Guedes: Música e Ancestralidade”

27 de abril (sábado), às 16:30

Saladearte MAM Bahia

Programação: 

Exibição do filme

Bate-Papo com a diretora Vanessa Aragão e Gabi Guedes

Participação do Pradarrum no Jazz no MAM

Ingresso: R$10 (preço único)

Venda de ingressos por whatsapp: (71) 9936-5760

Continue Reading

Cultura

Rolezinho Imune Salvador promove encontro nesta quinta-feira (25)

Amanda Moreno

Publicado

on

Rolezinho Imune Salvador promove encontro nesta quinta-feira (25)
Rolezinho Imune Salvador promove encontro nesta quinta-feira (25) (Foto: Divulgação)

Rolezinho Imune Salvador promove encontro nesta quinta-feira (25). Diretamente do estado de Minas Gerais, o Rolezinho Imune chega à Salvador, na próxima quinta-feira, 25 de abril e promove encontro entre as duas culturas. O projeto circula diferentes capitais brasileiras mapeando artistas da cena para o conjunto de atividades do Festival Imune, que acontece ao longo 2024

O Rolezinho Imune edição Salvador acontecerá na Casa do HipHop (Pelourinho), a partir das 19h e a entrada é gratuita. A noite será marcada pelos shows pockets das artistas mineiras Iza Sabino, Bia Nogueira e Cleópatra. Além disto, “Rolezinho Imune edição Salvador” também apresenta três artistas locais:  EHLY, Fashion Piva e Oderiê. Todas os três foram selecionados a partir do chamamento realizado pelo projeto.

EHLY é uma cantora LGBTQI+ negra, residente no Nordeste de Amaralina e conhecida pela sua voz potente e suave. Ela se destaca ao explorar temas de afetos e desafetos, refletindo sobre a complexidade dos sentimentos da vida e do entorno. Já Oderiê é indígena Cha-yúa, cantore, produtore musical y visual, dj, artista multimídia, não-binárie e atua ativando sua cultura e ancestralidade para além do imaginário sobre o que é ser uma pessoa indígena e em contexto urbano.

Outro nome confirmado é Fashion Piva, cantor baiano, precursor da vertente Trap dentro da capital baiana, além de ser conhecido pelo single “Mete Dança. “Minha expectativa é muito grande, estou ansioso e organizado da espera deste evento, e muito feliz de ter sido selecionado. Quero muito que chegue logo o dia 25”, comenta o baiano sobre a sua expectativa. Fashion ainda ressalta “vou fazer um show de lançamento, que se chama trap pagodão hit. Ele tem é tudo a ver com projeto, pois é um EP que potencializa a música periférica e casa perfeitamente com contexto do evento”.

“Rolezinho Imune” é realizado pelo Coletivo Imune, grupo de artistas responsável por uma das principais plataformas de fomento da música negra em Minas Gerais, o “Festival Imune”. A edição Salvador conta com a parceria da FavelaCult – produtora de experiências criativas e de comunicação que potencializa profissionais periféricos, contando com a produção de Tulani Nascimento.

O projeto também visa compartilhar a experiência do Coletivo Imune, a partir do workshop “A força do Coletivo para desenvolver carreiras individuais”. A formação terá duração de quatro horas e é destinada aos jovens, a partir de uma imersão que proporciona a reflexão sobre os desafios de estabelecer uma carreira independente.

SOBRE ROLEZINHO IMUNE O Coletivo Imune possui um repertório autoral inspirado nas culturas negras brasileiras, tendo como ponto de partida afetos, ancestralidade e empoderamento, dialogando com o pop, o rap, a canção brasileira e o afrofuturismo.

O “Rolezinho” dá início à curadoria de artistas, em diferentes capitais, para o “Festival Imune” e para a “SEMPRE – Semana da Música”, sua feira voltada para negócios do mercado, este ano agendada para os meses de agosto e novembro. As atividades de 2024 contam com o patrocínio da Buser, do Fundo Bora Cultura Preta da Ambev e da Funarte.

“’Rolezinho’ é uma forma do Coletivo Imune se aproximar e conhecer os artistas que estão em diferentes cantos do Brasil e só é possível por conta do patrocínio que conseguimos da Ambev e da Funarte e, em especial, da Buser que se estabeleceu desde 2023 como importante parceira na vontade de conectar a música brasileira de diversos territórios, contribuindo assim com uma enorme dor do mercado, a logística”, ressalta Bia Nogueira.

SERVIÇO:

Rolezinho Imune edição Salvador

Quinta-feira, 25 de abril

Na Casa do Hip Hop (Pelourinho) / Salvador-Bahia

Com Iza Sabino, Bia Nogueira e Cleópatra

Continue Reading

Música

Edson Gomes e Àttoxxá sobem ao palco da Concha Acústica

Amanda Moreno

Publicado

on

Edson Gomes e Àttoxxá sobem ao palco da Concha Acústica
Edson Gomes e Àttoxxá sobem ao palco da Concha Acústica (Foto: Divulgação)

Edson Gomes e Àttoxxá sobem ao palco da Concha Acústica. Será no próximo sábado (27), a partir das 18h30, na Concha Acústica do TCA, em Salvador, o encontro que vai dar o que falar entre o cantor e compositor, reconhecido como a lenda viva do reggae, Edson Gomes, e a contagiante banda Àttooxxá, que abre a noite convidando todo a entrar no clima do seu som irresistivelmente dançante. A apresentação integra a programação do projeto MPB em Movimento, que tem realização da Caderno 2 Produções Artísticas e patrocínio da Petrobras por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/91815/d/244210/s/1665045

O maior nome do reggae brasileiro, o baiano Edson Gomes, faz o segundo show da noite e vai entregar aos seus fãs exatamente o que eles desejam: seus incontáveis sucessos que viraram clássicos do gênero ao longo de 40 anos de carreira do artista. Reconhecido como uma lenda viva do reggae, o cantor e compositor começou a se apresentar na década de 70 e vê-lo no palco quase 50 anos depois sinaliza uma ocasião para ficar na história.

Já a banda Àttooxxá abre a noite com seu groove percussivo mesclado ao pagodão, à black music e ao balanço do Brasil. O resultado é uma batida única que traz a essência da música preta numa versão inovadora e contagiante. Vale lembrar que a banda está num excelente momento, após indicação ao Grammy Latino 2023 na categoria Melhor Interpretação Urbana em Língua Portuguesa pela música Da Favela Pro Asfalto, com participação de Carlinhos Brown.

Sobre o MPB em Movimento

O projeto tem o objetivo de valorizar e dar visibilidade à produção cultural de cada lugar por onde passa, promovendo o acesso do público de vários segmentos sociais. A sua grade traz artistas de renome e também cantores ou bandas locais como atrações de abertura.

MPB em Movimento surge com a chancela de 24 anos de estrada, 20 cidades percorridas, mais de 500 shows, 1.500 horas de música e mais de 1 milhão de espectadores, que curtiram nomes de prestígio nacional como Toquinho, Paulinho Moska, Marcelo Jeneci, Lenine, João Bosco, Zeca Baleiro, Ivan Lins, Guilherme Arantes, Teresa Cristina, Paulinho Moska, Vander Lee, 14 Bis, Moraes Moreira, Rosa Passos, Jorge Ben Jor, Marina Lima e Luiz Melodia.

SERVIÇO:

Projeto MPB em Movimento

Shows: Edson Gomes e Àttooxxá

Data: 27 de abril (sábado)

Local: Concha Acústica do TCA

Abertura dos portões: 17h

Início: 18h30

Ingressos: https://bileto.sympla.com.br/event/91815/d/244210/s/1665045

Valores:

3º Lote – R$ 100 (inteira) / R$ 50 (meia)

4º Lote – R$ 120 (inteira) / R$ 60 (meia)

*Serão concedidos 40% de desconto para os assinantes do Clube Correio e Clube A Tarde, exceto para o 1º lote.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA