Arte do ferreiro Zé Diabo será apresentada em exposição virtual e documentário


ze-diabo-candomble
Zé Diabo

O projeto “Alágbedé, o ferreiro dos orixás” apresenta a trajetória de um dos maiores ferreiros da Bahia, José Adário dos Santos, conhecido como Zé Diabo. Para isso, o projeto prevê uma exposição virtual, uma cartilha e um documentário. Com estreia prevista para 11 de junho, a iniciativa tem o objetivo de contribuir com a preservação de um dos ofícios mais antigos das ruas de Salvador, o trabalho dos ferreiros de orixás. 

O projeto também contará com um site que será lançado no mesmo dia e vai hospedar os três produtos.

Com a coordenação geral de Alana Silveira e pesquisa do antropólogo Lucas Marques, o material vai mostrar o processo de concepção das obras de um homem que tem peças distribuídas pelo mundo.

A arte de Zé Diabo pode ser conferida em espaços como o Museu Afro de São Paulo e o museu Fowler, da Califórnia, nos agogôs dos Filhos de Gandhy, nos portões do Centro Histórico de Salvador, além dos quartos de santo de diversos terreiros de candomblé e umbanda da Bahia.

“Estamos propondo o registro, a valorização e a salvaguarda desse patrimônio cultural, por meio da constituição de um acervo da obra de Zé Diabo, da produção de um registro audiovisual sobre seu ofício e da realização de uma exposição virtual”, explica a coordenadora.

Ao acessar a exposição o público terá a oportunidade de visitar o acervo do artista, com um conjunto de obras representativas do seu trabalho. O tour virtual em 360º vai apresentar o espaço de resistência cultural no Centro Histórico de Salvador, onde o ferreiro elabora suas obras.

Já o filme apresenta o caminho que Zé Diabo percorre no processo de feitura das ferramentas enquanto reocupa o seu arco na Ladeira da Misericórdia. 

A exposição e o filme poderão ser conferidos no site alagbede.com.br, domínio no qual ainda será disponibilizada a cartilha, que também deverá ser distribuída em projetos educacionais vinculados a terreiros de candomblé.

Serviço: 

Gênero: Exposição virtual e documentário

Quando: 11/06/2021 

Classificação: livre