Ativista George Oliveira lança livro “Denegrir: Educação e Relações Raciais”


O Centro Cultural Casa de Angola na Bahia receberá, na próxima segunda-feira, dia 20, às 18hs, o lançamento do livro “Denegrir: Educação e Relações Raciais”, de autoria do ativista do movimento negro e escritor, George Roque Braga Oliveira. 

A obra é uma coletânea de textos que abordam a (re)construção de uma identidade negra no Brasil. Escritos ao longo de dez anos, os textos foram selecionados dentre os já publicados pelo autor em jornais, blogs e sites e conta, também, com textos inéditos. O intuito é auxiliar e orientar o debate acerca da realidade das conquistas, desafios e possíveis avanços presentes nas causas e consequências dos dilemas direcionados às experiências das populações negras.

“Diante das (in)certezas que o racismo nos provoca, dentre as diversas estratégias para mitigar as sequelas das desigualdades raciais, escrever e publicar artigos de opinião fez com que essa trajetória resiliente fosse fortalecida ao passo em que ousamos organizar e registar o pensamento como uma arma contra as opressões”, diz George.

A construção do livro segue algumas dimensões que estão consonantes com a lei 10639/03 e a importância do estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos povos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e a população negra na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição desses povos nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil. 

 

SERVIÇO:

O que: Lançamento do livro “Denegrir” de George Oliveira;

Quando: Dia 20 de dezembro (segunda-feira), às 18h 

Onde: Casa de Angola na Bahia (Praça Veteranos, 05, Baixa dos Sapateiros, Salvador-BA  – próximo ao Corpo de Bombeiros)

Aberto ao Público  – Para participar, basta confirmar, exclusivamente, por meio do link.