Axogbô Ateliê realiza deslfile de sua Coleção Axós I nesta sexta (18)


atelieaxogbomariaclaraMaria Clara da Silva tem 52 anos, é estilista, a 6ª de nove irmãos e, aos 12 anos, recebeu seu primeiro chamado dos Voduns (orixás).

Aos 36, imergiu no universo de tecidos, linhas e agulhas, consolidando-se enquanto “Costureira do Camdomblé”, como se auto denomina. É nesse ambiente que, hoje, Maria Clara, dirige o Axogbô Ateliê, localizado em Itapoã, especializado em roupas de Candomblé.

Me sinto mais forte só em saber que estou produzindo para o povo de Santo, empoderando e contribuindo para enaltecer a beleza escondida do nosso povo, Voduns, Orixás e Nquices.

No próximo dia 18 (sexta-feira), a estilista – que também é Deré (mãe pequena) no terreiro Guerebetã Gumé Sogboada, em Itapoã – realizará sua Coleção Axós I, primeira edição de desfile para exibição de suas confecções especiais. Será aberto ao público, na Casa da Música (Alto do Abaeté), a partir das 19h.

atelieaxogbomariaclara

Além do desfile, terá ainda exposição artesanal, oficina de turbantes com Saulo Pinheiro, poesia com Mara Asantewá, e show musical, com Vanessa Borges e Gabriela Ferreira.

“Superei e supero, constantemente, as dificuldades através do meu trabalho. Acredito que em uma comunidade onde a maioria é de mulheres negras, desfavorecidas e solteiras, é possível encontrar na arte da costura o empoderamento para vencer o nível de miséria e encontrar felicidade no prazer do ofício”, afirma Maria Clara.

Onde fica o Ateliê:

Rua José Alves – nº 181 – Primeiro andar
Nova Brasília de Itapuã – Salvador BA

Telefone: (71) 98705-0216

Email:[email protected]

Fotos: Banco de Imagens/Divulgação