Bahia e Maputo se encontram na Mostra Três Águas


mostra-tres-aguas

 

A Cinemateca do MAM e a Produtora Portátil apresentam a Mostra Três Águas, com filmes de Everlane Moraes e Lara Sousa. Entre os dias 4 e 10 de maio o público poderá acompanhar parte da filmografia das duas cineastas que vêm construindo um cinema de que carrega em seu cerne uma reflexão sobre o ser mulher negra, africana e afrodescendente na contemporaneidade a partir de uma leitura dos encontros e dos afetos.

A mostra apresentará oito trabalhos das diretoras que, colocados lado a lado, traçam esse diálogo, essa troca entre elas que vem sendo aprofundada na construção conjunta de um primeiro longa-metragem que será filmado a quatro mãos: “O Navio e o Mar”

Para Lara Sousa, “esses filmes são retratos de nossos países, de nossos traumas e alegrias, são janelas para o mundo interior, que colocados em diálogo traçam novos caminhos, novos mapas, baseadas no afeto e não mais na dor ou no trauma”.

A mostra se divide em duas sessões que serão apresentadas no canal da Cinemateca (www.vimeo.com/channels/cinematecadomam) destacando a produção inicial em curtas-metragens de cada uma das diretoras.

Lara Sousa (Maputo, Moçambique) e Everlane Moraes (Cachoeira -BA, Brasil) se conheceram no curso regular de direção de documentário da Escuela Internacional de Cine y Televisión (EICTV) de San Antonio de los Baños. A partir deste encontro, estabeleceram uma troca cinematográfica que vem se ampliando e ganhando novos contornos e colaborações.

“Essa mostra significa uma interseção entre as angústias que Lara e eu experimentamos juntas ao longo dos 3 anos que estudamos na escola de cinema de Cuba e a partir daí, vislumbramos o filme “O Navio e o Mar”. É um lugar de superação e proposição”, diz a diretora Everlane Moraes.

Mostra Três Águas. Os filmes de Everlane Moraes e Lara Sousa.

Data: de 4 a 10 de maio de 2021

Local da exibição dos filmes: Canal da Cinematecado MAM (www.vimeo.com/channels/cinematecadomam)

Local do debate:  Youtube e Facebook do MAMRio
Horário do debate: 14h
Ingresso: gratuito

(Informações sobre o filme “O Navio e o Mar”: www.onavioeomar.com)