#Barco – Documentário retrata a memória dos navios negreiros a partir das religiões de matriz africana


Marcelo Ricardo – Foto Edvaldo Raw

 

“Barco: Do outro lado da memória”, documentário dirigido por Marcelo Ricardo, passará a integrar o acervo digital do museu Casa do Benin, no próximo dia 19 de novembro.

Símbolo da migração forçada dos povos africanos, os navios negreiros figuram na tragédia que acometeu tais sociedades. No entanto, os povos de terreiros mantêm a simbologia da navegação, através da expressão “barco de iniciados”, para representar a reconexão com suas origens a partir da espiritualidade.

Ao longo de sua investigação teórica, o documentarista encontrou fortes indícios de que a hipótese de que a expressão surgiu como forma de resgatar e dar significado à trágica memória dos navios negreiros.

“A história negra é marcada pela transmigração forçada de povos africanos, mas para a tradição do candomblé, o barco é quem faz o retorno à sua origem. Os nossos mais velhos contam nossa história diferente de como aprendemos, foi com esse intuito que produzi esse trabalho para apontar outros olhares desta memória. ”, aponta Marcelo. 

A partir da memória do babalorixá Rychelmy Imbiriba (Esutobi) do Ilé Asé Ojisé Oludumaré, Doté Amilton Costa, do Hunkpame Vodun Zo Kwe, e do Tatá Anselmo Santos, do Terreiro do Mokambo o projeto buscou contemplar as três nações que remanescem na tradição do Candomblé ampliando o entendimento da expressão, a partir de suas semelhanças e diferenças. A obra também traz a narração de Vovó Cici.

“Meu desejo era que o filme fizesse parte da Casa [Benin], pois acredito que este é um documento da memória negra e africana que urge fazer parte do imaginário coletivo, sobretudo de nossos ideais de nacionalidade. Eu acredito que obras como esta estão inteiramente comprometidas com a educação e a diversidade, sendo também minha forma de colaborar com a Lei 10.639/03”, enfatiza. 

O filme está disponível para ser visto através das plataformas digitais do museu.

Ficha técnica

Direção e Argumento: Marcelo Ricardo

Produção Executiva: Bruno Rodrigues

Câmera e Fotografia: Edvaldo Santos Junior

Som Direto: Lane Costa

Montagem e Finalização: Igor Moura

Vocais: Thiago Romero

Serviço 

Lançamento de “Barco – do outro lado da memória”

QUANDO: 19 de novembro de 2021

ONDE: Disponível no canal do YouTube da Casa do Benin

Gratuito