
“Barco: Do outro lado da memória”, documentário dirigido por Marcelo Ricardo, passará a integrar o acervo digital do museu Casa do Benin, no próximo dia 19 de novembro.
Símbolo da migração forçada dos povos africanos, os navios negreiros figuram na tragédia que acometeu tais sociedades. No entanto, os povos de terreiros mantêm a simbologia da navegação, através da expressão “barco de iniciados”, para representar a reconexão com suas origens a partir da espiritualidade.
Ao longo de sua investigação teórica, o documentarista encontrou fortes indícios de que a hipótese de que a expressão surgiu como forma de resgatar e dar significado à trágica memória dos navios negreiros.
“A história negra é marcada pela transmigração forçada de povos africanos, mas para a tradição do candomblé, o barco é quem faz o retorno à sua origem. Os nossos mais velhos contam nossa história diferente de como aprendemos, foi com esse intuito que produzi esse trabalho para apontar outros olhares desta memória. ”, aponta Marcelo.
A partir da memória do babalorixá Rychelmy Imbiriba (Esutobi) do Ilé Asé Ojisé Oludumaré, Doté Amilton Costa, do Hunkpame Vodun Zo Kwe, e do Tatá Anselmo Santos, do Terreiro do Mokambo o projeto buscou contemplar as três nações que remanescem na tradição do Candomblé ampliando o entendimento da expressão, a partir de suas semelhanças e diferenças. A obra também traz a narração de Vovó Cici.
“Meu desejo era que o filme fizesse parte da Casa [Benin], pois acredito que este é um documento da memória negra e africana que urge fazer parte do imaginário coletivo, sobretudo de nossos ideais de nacionalidade. Eu acredito que obras como esta estão inteiramente comprometidas com a educação e a diversidade, sendo também minha forma de colaborar com a Lei 10.639/03”, enfatiza.
O filme está disponível para ser visto através das plataformas digitais do museu.
Ficha técnica
Direção e Argumento: Marcelo Ricardo
Produção Executiva: Bruno Rodrigues
Câmera e Fotografia: Edvaldo Santos Junior
Som Direto: Lane Costa
Montagem e Finalização: Igor Moura
Vocais: Thiago Romero
Serviço
Lançamento de “Barco – do outro lado da memória”
QUANDO: 19 de novembro de 2021
ONDE: Disponível no canal do YouTube da Casa do Benin
Gratuito
Deixe seu comentário