Biblioteca Virtual Consuelo Pondé expõe fotografias de Lázaro Roberto sobre festejos negros


festa-popular-de-sao-lazaro-senhora-carregando-imagem-de-sao-lazaro-2005
SãoLázaro -Procissão povo de santo/2005

As celebrações religiosas, manifestações políticas e costumes da população negra baiana, estarão em pauta na exposição virtual “Lentes Negras: festas, festejos e celebrações”, na Biblioteca Virtual Consuelo Pondé – unidade vinculada à Fundação Pedro Calmon/ Secretaria de Cultura da Bahia. Da exposição, que estará disponível no site da Biblioteca a partir de sexta-feira (9), farão parte 25 registros do fotógrafo Lázaro Roberto, obtidos durante quase 30 anos de trabalho.

Com um olhar atento e racialmente demarcado, Lázaro Roberto, que há quase 30 anos registra as formas de vida e o cotidiano da população afro-baiana e suas fotografias fazem parte do acervo Zumvi Arquivo Fotográfico, que é mantido e idealizado por Lázaro Roberto desde a década de 1990. O acervo já acumula mais de 30 mil negativos de comunidades quilombolas, Blocos Afros e Afoxés, passeatas e atividades realizadas pelos Movimentos Negros.

“Essa exposição tem o objetivo de mostrar as importantes festividades ligadas à cultura afro-brasileira, que são muito ricas e presentes na cultura baiana, como a Festa da Nossa Senhora da Boa Morte, em Cachoeira, a Festa de São Roque na Igreja de São Lázaro e a Festa de São Bartolomeu, em Maragogipe.”, diz o fotógrafo documentarista Lázaro Roberto.

SãoLázaro -Procissão povo de santo/2005

“A exposição revela o olhar do homem negro sobre as manifestações culturais baianas, pela lente negra, aonde ele capta fora do estereótipo comum dos fotógrafos estrangeiros, um olhar muito sensível da cultura negra. A exposição é fundamental para revelar essa mente, esse olhar do sujeito que antes era apenas o objeto da foto, mas que hoje, e há 30 anos como ele vem fazendo, é também sujeito da arte. A intenção dessa exposição é trazer a leveza da arte fotográfica, sem que para isso perca a forte expressão política contida em cada foto”, diz o diretor da Biblioteca Virtual, Clíssio Santana.  Confira a exposição “Lentes Negras: festas, festejos e celebrações” no site da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé.

Texto: Fundação Pedro Calmon/SecultBA