Connect with us

Moda

Black Week será aberta nesta segunda (21) com desfile de modelos afros e oficinas

Jamile Menezes

Publicado

on

aliancafrancesa

aliancafrancesaSerá realizada de segunda (21) a quarta-feira (23), na Aliança Francesa, em Salvador, a Black Week, Alfaiates e a Moda. O objetivo é revelar profissionais da moda negra, por meio do fomento ao empreendedorismo étnico, dando visibilidade aos seus serviços e produtos.

A cerimônia de abertura inicia às 18h30, no Teatro Moliere, com oficina de bijuterias e acessórios, pela designer Fátima Dantas, e desfile moda praia, do estilista Marcelo Moura. Os modelos são jovens negros de bairros da capital baiana, como Cosme de Farias, Piedade, Pernambués, Periperi e Liberdade.

A iniciativa é da Associação Civil Filhos de Bárbara (ACFBA) e conta com o apoio da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial do Estado (Sepromi) por meio do Edital Agosto da Igualdade, no eixo Desenvolvimento, da Década Estadual Afrodescendente.

A programação conta, ainda, com exposição e feira. Já na terça-feira (22), sempre no mesmo horário, serão promovidas oficinas de torsos e cabelos afro, respectivamente, por Dandara Tolegí e Pretinha do Curuzu. O encerramento da Black Week será marcado pelo desfile de moda candomblé e alta modelagem, pela equede Conceição Aflitos e beneficiários da ACFBA.

Black Week, Alfaiates e a Moda

Data: segunda-feira (21/11) a quarta-feira (23/11).
Horário: 18h30.
Local: Aliança Francesa – Av. 7 de Setembro, 401 – Ladeira da Barra.
Produção: Pai Roberto

Literatura

Carol Barreto lança livro ‘Modativismo’ no Espaço Cultural Barroquinha

Amanda Moreno

Publicado

on

Carol Barreto lança livro ‘Modativismo’ no Espaço Cultural Barroquinha
Foto: Ana Reis

Carol Barreto lança livro ‘Modativismo’ no Espaço Cultural Barroquinha. Nesta quarta-feira, 10 de abril, acaba a espera de quem estava contando os dias para o lançamento presencial do livro Modativismo: quando a moda encontra a luta, da designer, professora e pesquisadora baiana Carol Barreto. O evento terá como cenário o Espaço Cultural da Barroquinha, onde a autora recebe a curadora Ana Paula Xongani para um bate-papo, com mediação de Adriele Regine, co-fundadora do projeto Lendo Mulheres Negras.

O encontro está marcado para as 18h30, com entrada franca. As pessoas interessadas em adquirir seu exemplar podem efetuar a compra no local e já garantir o autógrafo da autora. Depois de Salvador, Carol Barreto segue agenda de lançamentos também em Recife, São Paulo e Santo Amaro – sua cidade natal – entre os dias 17 de abril e 23 de maio.

O lançamento celebra a estreia de Carol Barreto como escritora, um mês após a chegada do livro às plataformas digitais, onde já figura entre os mais vendidos no segmento de design de moda. Editada pela Paralela, do grupo Companhia das Letras, a obra se debruça sobre a trajetória do movimento homônimo, criado pela autora há 10 anos a partir do propósito de refletir sobre os aspectos sociais que orbitam em torno da moda.

Ao longo de quatro capítulos, o livro questiona práticas de mercado que situam a moda como catalisadora de desigualdades e traça um paralelo com o Modativismo, que atua no enfrentamento aos preconceitos de raça e gênero por meio da criação artística. Antes mesmo da criação do movimento, o diálogo com esses propósitos já marcava o trabalho de Carol Barreto, que tem 20 anos de atuação profissional, incluindo experiências como artista visual, designer de moda autoral – já tendo circulado por mais de 10 cidades do mundo – e professora doutora do departamento de Estudos de Gênero e Feminismo da Universidade Federal da Bahia.

SERVIÇO

Carol Barreto lança livro ‘Modativismo’ no Espaço Cultural Barroquinha

Quando: 10 de abril (quarta-feira), às 18h30

Onde: Espaço Cultural da Barroquinha (Rua do Couro, s/n – Barroquinha)

Quanto: R$ 49,90

Vendas: O livro estará disponível para aquisição no local

Continue Reading

Moda

Inscrições abertas para o Ayomide Odara

Amanda Moreno

Publicado

on

Inscrições abertas para o Ayomide Odara
Inscrições abertas para o Ayomide Odara (Foto: Divulgação)

Inscrições abertas para o Ayomide Odara. Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do projeto Ayomide Odara, do Odara – Instituto da Mulher Negra. São 50 vagas destinadas para meninas, adolescentes e jovens negras, de 8 a 13 anos, residentes no estado da Bahia.

Em 2024, as formações terão como como foco os Eixos de Educação e Relações Étnico-Raciais, visando a aplicabilidade da Lei 10.639/03, Incidência Política no Plano Nacional de Educação – PNE (2024-2034), Comunicação, Educomunicação e Saúde, Justiça Reprodutiva, Direitos Sexuais e Reprodutivos para meninas e adolescentes negras.

Neste ano, os encontros acontecerão em formato híbrido, sendo um encontro presencial mensal.

As inscrições podem ser realizadas entre os dias 15 a 19 de março de 2024, de forma virtual através do site do Instituto Odara institutoodara.org.br e anexar o documento de identificação da candidata e de um adulto responsável.

Inscreva-se ou mande esse conteúdo para uma menina, adolescente ou jovem negra!

Saiba mais em: https://institutoodara.org.br/projeto-ayomide-odara-abre-inscricoes-para-nova-turma/

Sobre o Instituto da Mulher Negra

O Odara – Instituto da Mulher Negra é uma organização negra feminista, centrada no legado africano, sediada em Salvador, na Bahia. O Instituto surgiu em 2010 com o compromisso de atuar pelo fortalecimento da autonomia e garantia de direitos das mulheres negras, e pelo enfrentamento às violências raciais e de gênero.

A partir desta visão, desenvolvemos e apoiamos programas, projetos e agendas que têm por objetivo combater e atenuar os efeitos do racismo, sexismo, LBTfobia e formas correlatas de opressões, que provocam um conjunto de desvantagens para a população negra, e em especial para as mulheres negras.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC

Amanda Moreno

Publicado

on

BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC
BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC (Foto: Flora Torres)

BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC. Na programação de sábado (16/3), a feira celebra a diversidade de gênero com moda e batalhas performáticas no Balixstranha Transficção, e oferece recreação com jogos lúdicos da Infância Currupião. No domingo (17), as atrações são aula de circo e discotecagem com a DJ Jupter 91.

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Feira Artística Feminista BaZá RoZê ocupa os jardins do MAC-BA neste fim de semana (16 e 17/3) com performances artísticas para enaltecer pessoas trans e travestis, além de exposições de vários segmentos da moda, arte, decoração, design e gastronomia, atrações musicais e recreação infantil.

A partir das 17h30, o desfile da coleção “Eles não conhecem a ira”, do estilista e multiartista soteropolitano Akaras, vai desobedecer a lógica da indústria da moda em relação aos padrões estéticos e ao formato de um desfile. Os corpos escolhidos para desfilar fogem dos padrões que usualmente são vistos em destaque, e as clássicas movimentações de caminhada na passarela dão lugar a atos performáticos que se fundem ao conceito e beleza única das peças em upcycling. Às 18h30, começa o baile “Bailixtranha Transficção”, que o público poderá prestigiar como espectador e também competir pelos prêmios em performances dançadas e não dançadas, divididas em 18 categorias de batalhas.

Programação – BaZá RoZê traz desfile de moda fora dos padrões e baile LGBTQIAPN+ ao MAC: 

SÁBADO, 16/3

RoZê: 15h – 21h

16h: Infância Currupião

Recreação aberta a crianças de várias idades, para despertar a imaginação através de brincadeiras criativas.

Performance artística Bailixtranha Transficção:

Baile de Voguing promovido pela cultura ballroom, movimento de acolhimento que enaltece e desenvolve, esteticamente, socialmente ou economicamente, pessoas trans, travestis e toda comunidade LGBTQIAPN+.

17h30: Desfile “Eles não conhecem a ira”, do estilista e multiartista soteropolitano Akaras, com a parceria dos artistas visuais @b.errna e @skatbird, diretores de arte @aishaajiyobiojo  e @___hanneybaby___, além das criações sonoras de Odériê, musicista indígine do povo ChaYúa.

18h30: Baile voguing Bailixtranha Transficção, com 18 categorias de batalhas e premiações que variam entre valor em dinheiro, looks e vouchers de tatuagem. Para se inscrever, é necessário conferir as regras de cada categoria e preencher um formulário no Instagram do projeto, @casixtranha.

DOMINGO, 17/3

RoZê: 15h – 20h

16h: Oficina de circo para crianças

Oficina de atividades lúdicas relacionadas ao universo mágico do circo sob a supervisão de Voar com Gio. As crianças vão se aventurar com aulas de acrobacias, equilíbrio, tecido e lira acrobática.

17h – 20h: DJ Jupter 91

Jupiter9 é Nadine Nascimento, artista sonora e visual que pesquisa, recorta e cola sons e imagens desde 2014. Co-fundadora do @coletivoaroda, transita entre brasilidades, synth’s 80s, ritmos latinos e psicodelia tropical.

ENTRADA GRATUITA!

SERVIÇO:

FEIRA ARTÍSTICA FEMINISTA BAZÁ ROZÊ – Edição Março Mulher

QUANDO: 8 a 10, 16 e 17, e 23 e 24/3

ONDE: MAC Bahia (Museu de Arte Contemporânea da Bahia)

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA