Circulação Profundanças Mulheres em Diálogo discute mulher, literatura e mercado editorial brasileiro


Vânia Melo | Foto Brenda Matos

 

O circuito editoral Profundanças já publicou poemas de 51 escritoras, em sua maioria nordestinas e inéditas. Assim, entre maio e agosto, serão realizadas rodas de conversa e oficinas gratuitas que terão como foco a participação de escritoras e fotógrafas que atuam na terceira edição do livro. Toda programação integra a Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo.

As ações promovidas pelo circuito buscam mitigar a desigualdade de gênero que ainda caracteriza o campo editorial e literário brasileiro. Buscando consolidar e ampliar cada vez mais escritos de mulheres, Profundanças também ganha site próprio, www.profundancas.com, onde é possível que leitoras/es acessem gratuitamente todas as antologias que compõem o projeto, além de poderem navegar por histórias que permeiam as publicações.

Yasmin Morais| Foto Andreza Mona

Programação

Durante os próximos quatro meses, a circulação promoverá oito momentos em que o público poderá compartilhar vivências e dialogar com as autoras e fotógrafas participantes do livro Profundanças 3. 

A primeira roda de conversa será realizada no dia 11 de maio, às 19h, no canal do Youtube . Nela, dialogam as escritoras Yasmin Moraes (BA), Vânia Melo (BA), Isabelly Moreira (PE) e a fotógrafa Maria Ruana (PE). O mote do encontro será a resistência de mulheres no campo das artes.

Já a oficina “Pelas veredas da poesia do Pajeú”, ministrada por Isabelly Moreira, acontece no dia 21 de maio, de 14h às 17h. As vagas são limitadas e a inscrição gratuita pode ser realizada no site. Haverá emissão de certificado para quem se inscrever na oficina e na roda de conversa.

O projeto foi contemplado pelo Edital Setorial de Literatura 2019 e tem apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda, Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria de Cultura da Bahia.

 

SERVIÇO:

Circulação Profundanças – Mulheres em Diálogo. Programação de maio:

  • Lançamento oficial do site www.profundancas.com, onde é possível  baixar todos os livros gratuitamente.
  • 11 de maio, às 19h – Primeira Roda de Conversa Mulheres em Profundanças – Yasmin Moraes (BA), Vânia Melo (BA), Isabelly Moreira (PE) e Maria Ruana (PE). 
  • 21 de maio, às 14h – Oficina gratuita “Pelas veredas da poesia do Pajeú”, ministrada por Isabelly Moreira. Vagas limitadas. Inscrições em: www.profundancas.com