Coletivo Pauta Negra lança campanha #VotoNegro


 

O Pauta Negra, coletivo de comunicadores e comunicadoras negros e negras da Bahia, lançou no dia 25 de maio, em alusão ao Dia Internacional de África, a campanha #VotoNegro com intenção de dar visibilidade para a importância dos votos em pessoas negras nas eleições de 2022.

Apesar da Bahia contar com a maioria da população autodeclarada preta ou parda, ou seja, negros, segundo o IBGE, esta realidade não se traduz nos espaços de tomada decisão política.

“Somos quase 80% no estado baiano, no entanto, nos cargos decisórios estamos em menor número. O nosso objetivo é estimular o #VotoPreto para mudar esse cenário e contribuir para a eleição de candidaturas negras comprometidas com essa população que estruturalmente é a mais vulnerabilizada”, ressalta Adriele do Carmo, membro do comitê gestor do coletivo.

O Pauta Negra surgiu há dois anos e se propõe a dar visibilidade para temas voltados para promoção dos direitos humanos às pessoas negras, com recorte especial para  o direito à comunicação e à participação política, a partir de um olhar afrocentrado.

“Entendemos a comunicação como uma mola impulsionadora de transformações e, no atual cenário brasileiro, a transformação política se faz urgente. Por isso, neste momento chegamos para pautar o direito à participação política através do voto e da eleição de candidaturas negras comprometidas com as demandas da população negra”, afirma Sandro Telles, radialista e também integrante do coletivo que conta com cerca de 20 pessoas.

Para saber mais, acompanhe o perfil da iniciativa no Instagram e envie sugestões para o e-mail [email protected]