Confira a exposição virtual Ata de Reunião – uma frente de artistas negres em movimento


 

exposição-negra
Foto: Roberto de Souza

 

A exposição virtual Ata de Reunião – uma frente de artistas negres em movimento estará disponível para acesso gratuito ao público a partir do dia 10 de maio. A proposta é registrar as memórias de artistas negras e negros que se aquilombaram, juntaram suas experiências, para produzir e fomentar reflexões acerca do fazer artístico de pessoas negras na Bahia. Além dos impactos do racismo sobre suas produções e trajetórias artísticas.

Idealizado e produzido pela Frente Marginal de Arte Negra – FMAN, o projeto se baseia no registro fotográfico e na memória documental da luta política pelas cotas raciais na aplicação da Lei Aldir Blanc na Bahia. A exposição virtual da FMAN apresenta uma plataforma com cartografias artísticas de diferentes linguagens e trajetórias insurgentes no campo das Artes.  O lançamento do projeto é no dia 10 de maio em seu canal no Youtube.

Equipe Preta

Idealizada pela cineasta e poeta, Urânia Munzanzu, a expo tem curadoria fotográfica de Regiane Rios e Ismael Silva; quem assina a trilha sonora é o Maestro Letieres, O mapeamento e pesquisa cartográfica são realizados pelo historiador e músico Fabrício Mota e a antropóloga e pesquisadora Carla Ramos Munzanzu.

Na consultoria artística, tem nada menos que o cantor e compositor Lazzo Matumbi e a cantora Márcia Short, dentre outros nomes. A dramaturgia negra baiana está representada neste projeto pelas premiadas atrizes Luciana Souza, Valdineia Soriano e Edvana Carvalho.

O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultural do Ministério do Turismo, Governo Federal.

A exposição Ata de Reunião pode ser conferida no site: https://www.frentemarginal.com.br/

Serviço:
O quê – Lançamento da Exposição Virtual Ata de Reunião – uma frente de artistas negres em movimento
Quando – 10 de maio
Onde – https://www.frentemarginal.com.br/
Quem – Frente Marginal de Artes Negras
Quanto – Gratuito