Denise Carrascosa, Manoela Barbosa e Dayse Sacramento iniciam os Diálogos Insubmissos!


Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras
Denise Carrascosa

O Espaço da Barroquinha ficará pequeno para tanta preta no próximo dia 11, terça-feira. A partir das 19h, todos os caminhos de quem não dispensa um bom encontro literário levarão para lá, onde vai começar o projeto Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras. A expectativa é grande para os quatro dias de debates sobre a obra da escritora Conceição Evaristo intitulada “Insubmissas lágrimas de mulheres”, que reunirão intelectuais negras baianas.

 

Os Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras são o resultado de um projeto de pesquisa em Literatura, desenvolvido no IFBA, campus Salvador, que se propôs a criar uma cena de debates e reflexões sobre a violência contra as mulheres negras, aliada à uma ótica das insubmissões destas mulheres que entrecortam as narrativas dos contos de Conceição Evaristo.

Os diálogos da noite de abertura serão comandados pela professora de Literatura da Ufba, Doutora em Crítica e Teoria Literárias, Denise Carrascosa e a graduada em Filosofia pela UESC e Mestra em Crítica Cultural pela UNEB, Manoela Barbosa.

Denise se debruçará sobre o conto “Shirlei Paixão”, enquanto Manoela terá como tema o conto “Lia Gabriel”. São histórias que traduzem afetos, reflexões e vivências de mulheres negras sob a escrevivência de Evaristo. Minutos antes serão feitas inscrições e certificados de ouvinte serão dados, com carga horária de 3h.

Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras
Manoela Barbosa

Os diálogos serão mediados pela idealizadora do projeto, a feminista negra, graduada em Letras e mestra em Crítica Cultural, Dayse Sacramento.

Julho das Pretas!

O projeto está dentre os inúmeros que inundarão a cidade nos próximos dias dentro do “Julho das Pretas”, quinta edição de uma programação coletiva articulada pela organização Odara – Instituto da Mulher Negra com outras entidades de mulheres negras da Bahia. Este ano, o Julho traz como temática central “Negras Jovens e as lutas de enfrentamento ao racismo, a violência e pelo bem viver” e tudo gira em torno do 25 de Julho – Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha

#DiálogosInsubmissos – Debates serão encerrados com Conceição Evaristo e sua “Escrevivência”

PROGRAME-SE!

Diálogos Insubmissos de Mulheres Negras – Abertura

Quando: 11/7 (terça), às 19h
Onde: Espaço Cultural da Barroquinha
Quanto: Entrada Gratuita – Inscrições no local minutos antes da atividade
+ Sujeito a lotação do espaço