#DiálogosInsubmissos – Carla Akotirene e Ana Carla Portela no 2º encontro!


carla akotirene
Carla AKotirene – Foto Andreia Magnoni

Os Diálogos Insubmissos começaram nesta terça-feira (11), no Espaço Cultural da Barroquinha e foi daquele jeito: casa lotada!

O próximo encontro – neste sábado, 15 – já promete também: será no Goethe Institut – Corredor da Vitória e destacará dois dos 13 contos da obra de Conceição Evaristo: Natalina Soledad e Aramides Florença. Duas mulheres negras, duas histórias que se encontram em muitos pontos. A partir das 19h!

O primeiro conto – Natalina Soledad – será analisado pela Assistente Social, pesquisadora da Epistemologia Feminista Negra, Mestra e Doutoranda em Estudos de Gênero, Mulheres e Feminismo (UFBA), Carla Akotirene.

No conto, Evaristo traz formas de expressão do patriarcado e das relações desiguais de poder no âmbito familiar, pautando, ainda as rupturas necessárias a este modelo para a construção e/ou afirmação da identidade feminina.

Já a mestranda em Educação e Contemporaneidade (UNEB), Ana Carla Portela se debruçará sobre o conto de Aramides Florença, que decidiu por ter seu filho antes de resolver quem seria o pai – no pleno exercício de sua liberdade feminina no final do século XX.

Ter um filho havia sido uma escolha que ela fizera desde mocinha, mas que vinha adiando sempre. Vivia à espera de um encontro, em que o homem certo lhe chegaria, para ser o seu companheiro e pai de seu filho” (Evaristo, 2011, p. 13). 

 

diálogos insubmissos
Ana Carla Portela – Foto Lis Pedreira

As apresentações de cada pesquisadora e o debate com o público serão mediados pela YouTuber do canal Narrativas Negras, ativista do Coletivo Enegrecer e da Marcha do Empoderamento Crespo, Samira Soares.

“Eu estou muito feliz em participar de um evento que tem uma energia ancestral muito forte. Me sinto no dever de cumprir um papel de intermediar diálogos potentes de mulheres negras, referências. Tenho a certeza que eu, assim como muitas outras, sairei transformada e ainda mais engajada na luta das nossas” – Samira Soares

Inspiração

Os Diálogos Insubmissos, idealizado pela pesquisadora Dayse Sacramento, reúne intelectuais negras baianas para analisar os contos da obra “Insubmissas lágrimas de mulheres”, lançada em 2011 pela escritora Conceição Evaristo. A autora estará no evento também, encerrando o ciclo, no dia 11 de agosto. Confira toda programação abaixo: 

diálogos insubmissos