A jornalista Camila de Moraes, responsável pela revista digital Acho Digno, traz mais um desdobramento do projeto Identidades Transatlânticas, que a proporcionou, nos meses de agosto e setembro, uma residência artística em Nova Iorque. Lá, conheceu outras mídias negras e um pouco da cultura e arte dos distritos do Bronx, Harlem e Brooklyn.
Nesta sexta (25), a partir das 19h, na sede do Instituto de Mídia Étnica (Dois de Julho), será lançada a primeira versão Acho Digno Internacional / New York, resultado destes encontros.
Na ocasião, a jornalista paulista Cristiane Guterres, que esteve junto em Nova Iorque no festival AfroPunk e escreveu para essa edição, fará uma explanação dessa experiência. “O meu encantamento naquele parque do Brooklyn era imenso. Foi a minha a primeira vez em Nova Iorque e eu escolhi, justamente, o mês de agosto de 2016 porque eu queria viver está emoção. Poder estar em um festival pra chamar de meu. Um festival feito pra gente preta e por gente preta, com cantores pretos, com público preto, com alma preta”, afirma.
“No momento em que uma Secretaria de Cultura acredita e apoio um projeto de mídia negra e cultura digital, ela possibilita a nossa existência e permanência no cenário. Buscamos trabalhar em coletivo, então poder ir para Nova Iorque e respirar, sentir e ouvir outras experiências e poder colocar em prática na revista é fazer com que o correio nagô continue ecoando, é compartilhar conhecimento e introduzir em nossos leitores o pensamento de que a informação é poder e com posse disso podemos fazer tudo que queremos e chegar a todos os lugares”, ressalta.
Também irão participar do lançamento da revista a comunicadora e mestre em História Social, Maria Luiza Junior, que estava na cidade no período da residência artística do projeto Identidades Transatlânticas, e escreve sobre a igreja da Etiópia em Nova Iorque.
Já a presença internacional, será da cineasta Falani Afrika, de Washington D.C., que faz parte da segunda edição Acho Digno/NY, falando sobre o seu documentário “Maestrina da Favela”, prevista para ser lançada no final do mês de dezembro. No evento haverá o pocket show da banda A Intêra.
Por meio da revista Acho Digno, a proposta é poder continuar o diálogo entre as comunidades afro brasileira e afro estadunidense.
O projeto Identidades Transatlânticas foi contemplado com apoio financeiro do Edital Mobilidade Artística 2016, da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA).
SERVIÇO
O Quê: Lançamento da revista eletrônica Acho Digno Internacional / New York
Quando: 25.11.2016 (sexta-feira)
Onde: Instituto Mídia Étnica (Dois de Julho/ Salvador/Bahia)
Horário: 19 horas
Entrada Franca
Fotos: Divulgação
Deixe seu comentário