Connect with us

Literatura

Editora Ogum’s lança primeira obra do ano nesta quarta (8)

Jamile Menezes

Publicado

on

O Arco e Arkhé: ensaios sobre literatura e cultura
O Arco e Arkhé: ensaios sobre literatura e cultura

Henrique Freitas Foto: Antônio Terra

Na próxima quarta-feira (8), será lançado, no espaço Tropos (Rio Vermelho), o livro “O Arco e Arkhé: ensaios sobre literatura e cultura”, de autoria do professor da UFBA Henrique Freitas. Na ocasião, o público terá oportunidade de bater um papo com o escritor, seguido de autógrafos e música ao vivo. Este é o primeiro lançamento de 2017 da Editora Ogum’s, inaugurando o selo Beatriz Nascimento: teoria e crítica. 

Com quase 300 páginas, o Arco e Arkhé reúne ensaios sobre as literaturas negro-brasileira e africanas, bem como teoria literária e crítica cultural. Os ensaios foram escritos por Henrique Freitas nos últimos 10 anos e traz conceitos elaborados pelo autor, a exemplo de literatura-terreiro, pilhagem epistêmica, afrorrizomas, dentre outros.

Na obra, a apresentação, prefácio e posfácio são assinados por grandes nomes dos estudos literários, como Edimilson de Almeida Pereira, Denise Carrascosa e Félix Ayoh’Omidire. O lançamento é aberto ao público, a partir das 18h30.

SERVIÇO

Lançamento O Arco e Arkhé: ensaios sobre literatura e cultura

Onde: Tropos | Rio Vermelho

Quando: 8 de fevereiro de 2017.

Horário: 18h30

Entrada gratuita.

Editora Ogum s Toque

Foto: Marcos Roger

Literatura

Amanda Julieta lança o livro ‘Tem poeta na casa?’ na Casa do Benin

Amanda Moreno

Publicado

on

Amanda Julieta lança o livro 'Tem poeta na casa?' na Casa do Benin
Amanda Julieta lança o livro 'Tem poeta na casa?' na Casa do Benin (Foto: Divulgação)

Amanda Julieta lança o livro ‘Tem poeta na casa?’ na Casa do Benin. O livro Tem poeta na casa? Mulheres negras, poetry slam e insurgências, da escritora e pesquisadora Amanda Julieta, é um convite para refletir sobre a poesia slam e seus entrecruzamentos com a Literatura Marginal/Periférica no Brasil.

Em um estudo que examina as intersecções entre arte, política, raça e gênero, a autora observa como as artistas da palavra vêm subvertendo a lógica do fazer poético tradicional, promovendo rasuras estéticas e epistemológicas com seus corpos, sotaques e performances poéticas.

O livro mostra como a força da palavra tem sido usada como uma ferramenta de resistência pelas mulheres negras ao longo da história.

Em 4 capítulos, a autora apresenta a poesia slam, mapeia suas origens até chegar no contexto brasileiro e analisa as expressões de negritude dessa poética, desde as especificidades estéticas que as compõem às performances grafadas nas batalhas de slam.

O livro é um testemunho das vozes que desafiam a norma, que resistem, que celebram e reescrevem e subvertem a narrativa hegemônica. Amanda Julieta nos convida a celebrar essas vozes, a se inspirar em suas histórias de luta, e a reconhecer a contribuição vital que as mulheres negras têm feito à cultura e à história, rasurando os resquícios do discurso colonial e forjando novos caminhos de expressão, sabedoria, beleza, estética e ética.

Amanda Julieta lança o livro 'Tem poeta na casa?' na Casa do Benin

Amanda Julieta lança o livro ‘Tem poeta na casa?’ na Casa do Benin

Sobre a autora_Amanda Julieta (1991, São Paulo) é escritora, jornalista e pesquisadora literária que há muito tempo constrói sua trajetória acadêmica, artística e de vida na cidade de Salvador. É mestra e doutoranda em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia, onde desenvolve pesquisa sobre a poesia e a performance de mulheres negras na literatura marginal/periférica. Também é autora do livro Dandara (2021), publicado pelo selo editorial ParaLeLo13S.

Lançamento: 06/04/2024 (sábado), às 16h, na Casa do Benin – Rua Pe. Agostinho Gomes, 17, Pelourinho, Salvador. – Lançamento do livro, sessão de autógrafos com a autora & batalha de poesia apresentada pelas Slam Masters Ludmila Singa e NegaFyah.

Continue Reading

Literatura

Bienal do Livro Bahia terá convidados baianos em todos os espaços

Amanda Moreno

Publicado

on

Bienal do Livro Bahia terá convidados baianos em todos os espaços
Bienal do Livro Bahia terá convidados baianos em todos os espaços (Foto: Joedson Miguez)

Bienal do Livro Bahia terá convidados baianos em todos os espaços. Na edição 2024 da Bienal do Livro Bahia, que celebra a contribuição que a Bahia dá para o Brasil e para o mundo, a própria literatura baiana estará muito bem representada, de 26 de abril e 1º de maio, no Centro de Convenções Salvador. Todos os painéis da programação cultural contarão com a presença de pelo menos um participante baiano, seja um autor, uma personalidade ou um mediador. E mais do que isso: 80% dos convidados de todos os espaços – Café Literário, Arena Jovem e Espaço Infantil – serão naturais da Bahia. Daí o tema da edição 2024: As Histórias que a Bahia Conta.

Por exemplo, entre os autores baianos já confirmados no maior evento de cultura e literatura do Nordeste estão Aldri Anunciação, Ian Fraser, Deko Lipe e Lorena Ribeiro. O best-seller Itamar Vieira Júnior, autor do premiado romance “Torto Arado”, já havia sido um dos primeiros a garantir sua presença. Conheça um pouco, abaixo, sobre as trajetórias de cada um deles.

Aldri Anunciação, ator, dramaturgo, roteirista e apresentador é o autor do sucesso “Namíbia, Não!”, peça teatral que originou o longa-metragem “Medida Provisória”, dirigido por Lázaro Ramos. Ele também é o apresentador dos programas “Conexão Bahia” e “Conversa Preta”, ambos exibidos pela TV Bahia, afiliada da TV Globo.

Ian Fraser, finalista do Prêmio Jabuti e vencedor dos prêmios João Ubaldo Ribeiro, ABERST e, por duas vezes, o Braskem de Teatro, consagrou-se como uma das vozes mais criativas da literatura contemporânea, misturando narrativas de entretenimento, personagens cativantes e um estilo poético próprio. Ele iniciou sua carreira de escritor com três campanhas de sucesso na plataforma Catarse.

Lorena Ribeiro é mestra em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia e idealizadora do projeto Passos entre Linhas, cujo foco é a divulgação de autores baianos, principalmente autoras negras. Ela também é idealizadora do projeto Lendo a Bahia e publicou os livros “O divertido glossário da Jana” e “Amuleto”, além de poesias e contos em antologias.

Deko Lipe é escritor, ator e criador de conteúdo no portal Primeira Orelha, onde ele fala sobre literatura infantil, infantojuvenil e com representatividade LGBTQIAP+. Ele é autor do livro “Meus pais e eu” e “O brincoder de Pepe”, além de ter contos publicados na Amazon e participações nas coletâneas “Vozes Nordestinas” e “Gordes”.

Além deles e de Itamar Vieira Júnior, as autoras baianas Vanessa Reis, Tanira Fontuora, Nega Fyah e Amanda Julieta recentemente também confirmaram suas presenças na Bienal do Livro Bahia 2024, que é organizada pela GL events Exhibitions, empresa que também é responsável pela administração do Centro de Convenções Salvador.

Continue Reading

AfroEmpreendedorismo

Carla Akotirene é confirmada no TEDxSalvadorWomen

Amanda Moreno

Publicado

on

Carla Akotirene é confirmada no TEDxSalvadorWomen
(Foto: Antônio Terra)

Carla Akotirene é confirmada no TEDxSalvadorWomen. A escritora, doutora em estudos feministas e consultora em políticas públicas, Carla Akotirene é uma das speakers confirmadas no TEDxSalvadorWomen, que acontece no dia 14 de maio, às 18h, no Teatro SESC Casa do Comércio.

Com o tema ‘TEDxSalvadorWomen: Delas’, promovendo a reunião de vozes de mulheres que fazem a  diferença e gerando transformação na sociedade, a 1ª edição do evento exclusivamente feminina convida para compartilhar suas experiências a baiana, que é militante acadêmica antirracista, com estudos concentrados no extermino de jovens negros, e tem sido uma importante voz no debate público sobre temas como feminismo negro, racismo estrutural, equidade de gênero e interseccionalidade.

Autora dos livros “O que é interseccionalidade?”, pela Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro, e “Ó Paí Prezada! Racismo e sexismo tomando bonde nas penitenciárias femininas de Salvador”, Akotirene lançou em fevereiro de 2024 a sua terceira produção, “É fragrante fojado dôtor vossa excelência”, abordando o racismo no sistema judicial.

A speaker soteropolitana é também idealizadora e coordenadora do curso de extensão da Opará Saberes, voltado à capacitação de candidaturas e ingresso de negras ao mestrado e doutorado em universidades públicas.

Carla se une a já confirmada no TEDxSalvadorWomen, Jullie Dutra, jornalista e vencedora do quadro ‘Quem Quer Ser Um Milionário’, do programa Domingão com Huck.

Os ingressos para o evento estão disponíveis através do link: www.tedxsalvador.com.br//ingressos.

Continue Reading
Advertisement
Vídeo Sem Som

EM ALTA