Em clipe com Jorjão Bafafé, Xauim homenageia artistas negros


O cantor e compositor baiano Xauim traz o protagonismo afro em sua canção ‘Meu Caminho’, que ganha um clipe que será lançado nesta sexta (23), no canal do artista no YouTube. Com participação de Jorjão Bafafé, do afoxé Badauê, o feat integra ‘Flutuântico’, álbum lançado em junho. Xauim assina o roteiro e a direção do audiovisual.

“É uma homenagem a esses artistas negros, que são símbolos. Pessoas que subverteram suas realidades por meio da música, do sacerdócio da arte. Porque grande parte da indústria musical ocidental tem vanguardismo e origem afro”, diz Xauim.

Entre outros artistas, são lembrados o rapper Sabotage e a cantora Elza Soares, com referência também a Gilberto Gil e Carlinhos Brown, mas principalmente, ao afoxé Badauê, que sustenta não só tambores e atabaques, mas também o refrão.

Um dos fundadores do grupo, ao lado de Moa do Katendê, Jorjão Bafafé celebra a parceria.

“Foi uma surpresa fazer parte disso. É muito importante ter essa vivência com Xauim, que é um cara com letras inteligentes. Sou muito grato. Mexeu com minhas emoções, porque o Badauê é minha história, onde comecei”, lembra, ao reforçar que a troca de experiências com quem vem depois e tem algo novo para contar – ou cantar – é o mesmo que “ganhar o universo”, diz.