Escolinha inscreve para “AfroEducativa – Formações Pedagógicas Maria Felipa”


escolinha maria felipa

 

A escolinha de educação infantil afro-brasileira e trilíngue – português, inglês e libras – Maria Felipa há dois anos realiza ciclos formativos para as relações étnicas-raciais. A formação chega à sétima edição anunciando um novo nome: AfroEducativa – Formações Pedagógicas Maria Felipa. Terá a participação da Dra. em Educação, Nilma Lino Gomes, do Dr. em Semiótica e Linguística e Babalorixá Sidney Nogueira, além de Bruno Coelho, professor de línguas, e da pedagoga Cristiane Coelho.

A formação ocorre nos dias 13, 14 e 15 de setembro, através do Google Meet, de 19h às 21h respectivamente. Será iniciada no dia 13 de setembro no encontro “História pretinha das coisas: o caderno bilíngue de atividades afrocentradas de ciências”.

“Geralmente as pessoas cometem erros ao pensar a educação que pautamos e um deles é: acreditar que a nossa abordagem é unilateralizada e focada apenas nas religiões de matriz africanas, como se essa fosse a única possibilidade de pensar a comunidade negra na diáspora. Desejamos mostrar que somos pluriversais, que temos múltiplas frentes de atuação, de trabalho, na sociedade, intelectuais, conhecimentos científicos e filosóficos, aspectos culturais de naturezas diversas, a cultura popular, diversas frentes culturais a serem socializadas coletivamente e na escola”, afirma Bárbara Carine, idealizadora e consultora pedagógica da Maria Felipa.

 

escolinha maria felipa

 

No segundo dia (14/09), o encontro será com o tema “O movimento negro educador: o papel da escola na construção da sociedade que queremos”. Para fechar os inscritos(as) ficam com a mesa “Superando o racismo religioso na educação escolar: desafios e estratégias”, ministrada pelo Professor Dr. e babalorixá Sidney Nogueira, no dia 15 de setembro.

As inscrições, que vão até o dia 13 de setembro, podem ser realizadas pela plataforma Even3, no valor de R$60. O AfroEducativa – Formações Pedagógicas Maria Felipa é uma ferramenta para construir conjuntamente a superação das discriminações, preconceitos e violências, consequentes do racismo, machismo e lgbtfobia, através da educação.

 

Programação
1° dia – 13/09-  (19h – 21h) – Pró Cris Coelho e Prô Bruno Brito
Tema – História pretinha das coisas: o caderno bilíngue de atividades afrocentradas de ciências

2° dia – 14/09 – (19h – 21h) – Dra. Nilma Lino Gomes
Tema – O movimento negro educador: o papel da escola na construção da sociedade que queremos
3 dia – 15/09 – (19h – 21h) – Professor Dr. e babalorixá Sidney Nogueira
Tema – Superando o racismo religioso na educação escolar: desafios e estratégias

Serviço
O Quê: VII edição do AfroEducativa – Formações Pedagógicas Maria Felipa
Quando: 13, 14 e 15 de setembro, às 19h
Inscrições: R$ 60 (sessenta reais) https://www.even3.com.br/afroeducativaformacaomariafelipa/
Maiores informações: 71 3506-3731 / 71 98290-5917 | [email protected]

Fotos Divulgação