Espetáculo “Anoitecidas” faz suas duas últimas apresentações em janeiro


espetáculo anoitecidas teatro da queda
Foto – Andrea Magnoni

O espetáculo “Anoitecidas”, do grupo Teatro da Queda, apresenta-se nas terças-feiras de janeiro, 24 e 31/01, sempre às 20h, no Teatro Vila Velha. A montagem, dirigida por Thiago Romero, integra a programação do Amostrão Vila Verão 2017, festival que ocupa o Vila de terça a domingo, com mais de 50 apresentações de teatro, música e dança. Nas terças-feiras de fevereiro, dias 7 e 14/02, “Anoitecidas” cede espaço para outra montagem do Teatro da Queda, o solo “Kaiala”, com o ator Sulivã Bispo, indicado ao Prêmio Braskem de Teatro 2016 de melhor ator por este e outros trabalhos.

Em “Anoitecidas”, três personagens recriam a África, o Brasil, o homem, a mulher, o mito, o amor, o batuque do candomblé e desadormecem histórias. As personagens Koanza Aundê, Dandara Byonce e Mamma interpretadas pelos atores Anderson Danttas, Diogo Teixeira e Sulivã Bispo, encontram-se em um tempo imaterial e lançam mão de suas memórias. Segundo o diretor Thiago Romero, são vozes que ocupam o espaço, vozes muitas vezes caladas, silenciadas, que tornam o espetáculo lírico, passeando entre o drama e a comédia para discutir temas urgentes como racismo, intolerância religiosa, ancestralidade e homofobia.

Amostrão de Verão Vila Velha
Anoitecidas Foto Andreia Magnoni

Teatro da Queda

O ano de 2016 foi de intensa produção artística para o grupo Teatro da Queda e rendeu indicações ao Prêmio Braskem de Teatro por diferentes trabalhos. Além da categoria melhor ator para Sulivã Bispo, pelo desempenho em “Kaiala” e “Rebola”, a companhia foi indicada em melhor espetáculo adulto, melhor direção (Thiago Romero) e melhor texto (Daniel Arcades) pelo espetáculo “Rebola”.

O Teatro da Queda foi criado em 2004 na cidade do Rio de Janeiro, e em 2007 veio para Salvador. O grupo vem se aprofundando em pesquisas que possibilitem uma linguagem cênica reveladora no teatro, desafio proposto pelo diretor e ator Thiago Romero. As pesquisas visam também o diálogo entre as múltiplas linguagens artísticas como performance, dança contemporânea, cinema, artes plásticas e literatura, com o objetivo de suprir uma necessidade de estudar e experimentar novas possibilidades e fronteiras.

SERVIÇO

 

ANOITECIDAS | Teatro da Queda

24 e 31/01 // terças // 20h

R$ 40 e 20 (lote promocional R$30 e 15 até 9/01)
Teatro Vila Velha