Está no ar a 3ª edição da Revista Laroyê com ensaios fotográficos, contos e artigos inéditos


revista-laroye
Foto Tom Correia

Assutnos como as manifestações culturais, a convergência simbólica entre os movimentos das ruas e o culto afro religioso estão na terceira edição da Revista Laroyê, marcando o encerramento do projeto. Na publicação, cerca de 20 artistas assinam trabalhos que dialogam com o arquétipo e elementos relacionados a Exu.

A Laroyê proporcionou o encontro de diferentes artistas visuais, fotógrafos, escritores, poetas e leitores com temas que traduzem a ancestralidade e a familiaridade de Exú a partir de elementos artísticos e urbanos.

Além de artigos assinados por Cidinha da Silva, Cleidiana Ramos e Ordep Serra, esta edição apresenta ainda contos inéditos de Marcus Borgón e Gustavo Rios; dos jornalistas Carlos Barbosa, Flávio VM Costa e Kátia Borges e Lima Trindade.

Rita Santana, vencedora do Prêmio Braskem de Literatura (2004) para autores inéditos com o livro “Tramela”, participa com o conto “Ogó”. “Quando veio o convite para produzir um conto para a revista, a única ideia que tive foi escrever um Orfeu Negro em Salvador tentar abordar essa distopia que estamos vivendo”, revela a escritora baiana. Rita ainda completa que “Orfeu veio com essa necessidade de tocar delicadamente, e espero que seja acolhido assim, nas questões religiosas da Cidade e trazer um pouco da minha memória primordial de Salvador”.

revista-laroye
Foto Hirosuke Kitamura

 

Nesta mesma linha, a edição reúne ensaios fotográficos de Arlete Soares, Christian Cravo, Hugo Martins, Juliana Neri, Thiago Borba, Vinícius Xavier e Hirosuke Kitamura, que transitam desde o Pelourinho no início dos anos 1970, passa pelo Moçambique e a tragédia em Mariana (MG) até as séries que revelam a ligação de Salvador com os temas sociais e afro-religiosos. A Laroyê 3 conta também com a participação da poeta Mônica Menezes e da fotógrafa Sarah Fernandes, que assinam juntas um poema e um ensaio, respectivamente.

Para acessar a Revista Laroyê acesse: http://www.laroye.com.br/