Instituto Steve Biko comemora 29 anos e lança edital de estímulo à ciência para jovens negras e negros


 

oguntec

 

O Instituto Cultural Steve Biko (ICSB), na data do seu 29° aniversário, junto com o Instituto Serrapilheira e o Instituto Ibirapitanga lançam em parceria, no dia 31 de julho de 2021, o Edital de Seleção do Programa OGUNTEC – Edição 2021, que tem como objetivo fomentar o ingresso de jovens negros e negras em carreiras científicas e tecnológicas com vistas à redução da vulnerabilidade socioeconômica desse segmento no âmbito da atual sociedade tecnológica.

Para estimular o gosto pela Ciência, Tecnologia e Inovação entre a juventude negra baiana, o ICSB firma, esse ano, essa importante aliança com o Instituto Serrapilheira, instituição privada de fomento à ciência e à divulgação científica no Brasil, e com o Instituto Ibirapitanga, organização dedicada à defesa de liberdades e ao aprofundamento da democracia no Brasil. Esses novos parceiros trazem juntos para o programa Oguntec um aporte de R$ 1.000.000,00 (Um milhão de reais).

O curso preparatório do programa Oguntec, que conta com o patrocínio da empresa Dow desde o ano de 2017, ofertará 30 vagas, durante 24 meses, com a disponibilidade de 30 bolsas de Iniciação Científica Júnior para estudantes do Estado da Bahia.

“Parceiros como os Institutos Ibirapitanga e Serrapilheira são vitais no desenvolvimento e manutenção de projetos como o Oguntec, propiciando que meninos e meninas negros sonhem e realizem seus sonhos de sucesso nas áreas de tecnologias e ciências. Precisamos sim brigarmos para que todos os nossos estudantes possam ter sucesso na ciência, principalmente aqueles submetidos a séculos de marginalização promovida por estruturas sociais racistas que lhes roubam os sonhos”, destaca o diretor de Comunicação do Instituto Steve Biko, Ivo Ferreira.

A celebração desse consórcio de parceiros no aniversário do Instituto Cultural Steve Biko contará com uma “mesa virtual” que tratará do tema “Ciência, Tecnologia, Ações Afirmativas e Desenvolvimento Nacional” e terá como expositores a professora doutora Bárbara Carine Soares Pinheiro, do Departamento de Química da Universidade Federal da Bahia, a doutora em Genética e Biologia Molecular e coordenadora científica do Oguntec, Diana Matos, a diretora de Ciência do Instituto Serrapilheira, Cristina Caldas, os representantes da Dow Roberto Aragão e Marcelo Silva e o diretor-executivo do Instituto Steve Biko, Lázaro Cunha.

 

Serviço: 

O que: 29° aniversário do Instituto Cultural Steve Biko e Lançamento do Edital de Seleção do Programa OGUNTEC – Edição 2021 em parceria com os Institutos Serrapilheira e Ibirapitanga

Quando: 31 de julho de 2021(sábado)

Onde: Zoom – https://us02web.zoom.us/j/82382738692

Horário: 17h