Intervenção “Corra pro Abraço” atuará com pessoas em situação de rua na cidade


corra pro abraço
Foto: Camila Souza/GOVBA

O Programa Corra pro Abraço, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social do Governo da Bahia (SJDHDS),  realiza em 29 e 30 de novembro, nas localidades do Aquidabã e Comércio, respectivamente, em Salvador (BA), a intervenção urbana “De Reis e Rainhas na África aos Quilombos no Brasil”, para levar ludicidade, reflexão e informação sobre esse contexto social à toda população baiana.

A ação ocorre no âmbito das comemorações do Novembro Negro, adaptado pelo Corra pro Abraço de “Novembro Negro na Rua”. Haverá atividades de arte educação, como escrita ou declamação de poesias, expressões musicais, dança e teatro, tanto na Praça Tiradentes (conhecida como Praça das Mãos), no Comércio, quanto na Estação do Aquidabã na Baixa dos Sapateiros.

Cada circuito terá o nome de personalidades negras inspiradoras:  o líder quilombola Zumbi dos Palmares, a intelectual Lélia Gonzalez, a escritora Carolina Maria de Jesus (foto abaixo) e “Professor Arnaldo” – Arnaldo Farias de Santana, pessoa em situação de rua que faleceu em 2015 e era conhecido pelos companheiros de sobrevivência como “paizão conselheiro”.

Foto: Banco de Imagens
Foto: Banco de Imagens

“O objetivo das intervenções urbanas no Corra pro Abraço é chamar atenção da cidade para os espaços de concentração dessa população, para suas condições de vida e para o abandono e degradação desses locais”, destacou Jamile Carvalho, coordenadora do programa. Ao longo dos três anos de existência, o Corra pro Abraço já realizou seis intervenções nesses espaços, sempre em parceria com a população em situação de rua e a comunidade local.

As mesmas atividades serão realizadas em cada bairro, com início previsto para às 14h, com abertura da Banda Som na Praça, seguida de apresentações do poeta, ativista e escritor Nelson Maca e dos MCs Xarope e Gug. A intenção é que toda e qualquer pessoa com interesse em participar da intervenção compareça para somar e conhecer o potencial criativo surgido das ruas, como as canções “Maloqueiro Não” e “Correria da Rua”.

Corra pro Abraço

O Programa Corra pro Abraço tem como objetivo a promoção da cidadania de usuários de substâncias psicoativas, baseado nas estratégias de redução de danos físicos e sociais e prevenção ao uso abusivo de substâncias psicoativas, junto às pessoas em situação de rua, aproximando-os das políticas públicas existentes, entendendo que o estigma e a vulnerabilidade  social interferem na sua capacidade de busca, acesso e acolhimento pelos serviços públicos.

SERVIÇO

O quê?

Intervenção Urbana “De Reis e Rainhas na África aos Quilombos no Brasil”

Quem?

População em situação de rua, poeta Nelson Maca, Xarope (Mc e Dj), Gug (Mc), artistas e educadores do Corra pro Abraço, transeuntes e quem quiser somar.

Quando?

29 de novembro (Estação do Aquidabã, Baixa dos Sapateiros) e 30 de novembro (Praça Tiradentes – Praça das Mãos – Comércio)

Horário?

A partir das 14h. | Informações: (71) 3493-3004